Buscar

Desafio Biosseguranca

Prévia do material em texto

A BIOSSEGURANÇA VAI ALÉM DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Qual a sua opinião sobre esse tema?
Toda empresa mesmo não sendo na área de saúde, deve manter a segurança do seu funcionário, independente do serviço que ele preste. Na área da saúde principalmente o funcionário tem que ter o cuidado dobrado, pois está em jogo a sua segurança e a do paciente, tanto o empregador como o empregado deve manter a segurança em primeiro lugar. Isso é importante porque, nesses locais, existe a frequente exposição a agentes patogênicos, além, é claro de riscos físicos e químicos. 
Quais legislações estão envolvidas nesses aspectos?
 A atual lei de biossegurança brasileira – Lei n. 11.105, de 24 de março de 2005 –, regulamenta os incisos II e V do § 1º do art. 225 da Constituição Federal de 1988, e estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente. 
Esses assuntos são bem discutidos na sociedade?
Ainda não, no meu vê ainda tem muito para se aprender e melhorar, muitos casos poderiam ser evitados, muito acidente de trabalho também, com uma simples precaução de segurança, ainda existe muita falta de conhecimento tanto dos profissionais, quanto das empresas. 
Onde são vistas essas discussões?
Vejo em praticamente todas as mídias sociais, o assunto é bastante amplo, pois engloba muitas áreas, uma visão mais complexa do conceito de biossegurança, de modo a abranger a salvaguarda para além da saúde humana e do meio ambiente, a economia, o modo de produção de alimentos e outros aspectos que pouco a pouco vão se apresentando como indispensáveis à segurança do indivíduo e da coletividade.
Referências :
http://boletimcientifico.escola.mpu.mp.br/boletins/bc-28-e-29/a-normatizacao-da-biosseguranca-no-brasil-aspectos-economicos-e-sociais

Continue navegando