Buscar

Apol 2 Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(   ) Os primeiros anos do Serviço Social no Brasil (década de 1930 e início da década de 1940) foram marcadas, exclusivamente, pela influência das escolas norte-americanas.
(   ) Naquele período era priorizada a formação revolucionária sobre a formação técnica.
(   ) a partir da segunda metade da década de 1940, uma nova influência teórica ganha espaço diante da formação dos assistentes sociais brasileiros. Inicia-se um período de adoção de referências das escolas norte-americanas, que vai ampliando sua influência de forma crescente ao longo dos anos seguintes.
(   ) Nas décadas de 1940 e 1950 o Serviço Social estabelece uma formação e atuação que concilia os princípios filosóficos católicos e as orientações técnicas norte-americanas.
	
	A
	V V F F
	
	B
	F V F V
	
	C
	F F V V
	
	D
	V F V F
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, analise o fragmento de texto: “essa técnica é reconhecida como é a expressão da atuação do Serviço Social norte-americano, em sua origem. Desenvolvendo-se com apoio da classe dominante – burguesia/capitalistas, visava contribuir para a diminuição dos conflitos sociais que poderiam dificultar o avanço do modelo capitalista em seu país”. Assinale a única alternativa correta sobre o texto a cima:
	
	A
	Serviço Social de Caso.
	
	B
	Serviço Social Progressista.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, qual teoria sociológica nas décadas de 1940 e 1950 estava presente no Serviço Social?
	
	A
	Marxista.
	
	B
	Mecanicismo.
	
	C
	Sociologia Compreensiva.
	
	D
	Positivismo.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, analise as assertivas abaixo e julgue a única alternativa INCORRETA:
I - Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o continente americano passa por uma nova organização nas relações entre os países. Neste período, os Estados Unidos reforçam iniciativas de alianças e apoio aos países latino-americanos. Tais relações continham os interesses norte-americanos de avanço do capital e de fortalecimento de sua economia, e mostravam-se como suporte para o desenvolvimento dos demais países;
II - atenção aos países subdesenvolvidos. As nações empobrecidas eram vistas como passíveis de maior adesão às teorias comunistas o que exigia um investimento em ações e decisões capazes de compreendê-las como parceiras no programa de expansão do capital;
III - Serviço Social é convocado a participar desta dinâmica, à medida que são implementadas ações do chamado “Desenvolvimento de Comunidade”, marcadas por estratégias de intervenção intersetorial em territórios pré-definidos, com a motivação de fortalecer iniciativas e potencialidades locais e resolver, local e comunitariamente, problemas que afetem a população daquele espaço;
IV - Percebe-se neste período uma mudança no perfil do assistente social que vai deixando suas características de agente de apostolado católico e assume características de um agente de transformação comunitária, Transformação esta com visão progressistas, trabalhando a autonomia do cidadão e não apenas aos padrões da sociedade.
	
	A
	Apenas a I está incorreta;
	
	B
	Apenas a II está incorreta;
	
	C
	Apenas a III está incorreta;
	
	D
	Apenas a IV está incorreta.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, no método do Serviço Social de Grupo, o Assistente Social era motivado a conhecer-se e questionar-se, antes de julgar os interesses e motivações do grupo. Deveria ser capaz de abrir mão de suas próprias experiências e valores, para apreender as potencialidades das pessoas que compunham o grupo. Contudo o Assistente Social:
	
	A
	mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que não assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
	
	B
	mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
	
	C
	mantinha-se descomprometidos com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
	
	D
	mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, independentes da necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a revolução e superação do sistema capitalista.

Outros materiais