Buscar

Avaliando 1 2019 1

Prévia do material em texto

1.
		(OAB - XXVIII Exame) A União instituiu determinado tributo federal e conferiu a uma autarquia as tarefas de fiscalizá-lo e arrecadá-lo. Tendo em vista a situação narrada, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	Em eventual discussão judicial proposta por um contribuinte do tributo, a autarquia não terá prazo em dobro para recorrer.
	
	
	n.d.a.
	
	
	Trata-se de caso de delegação da competência tributária da União.
	
	
	A capacidade tributária ativa (realizar atos de fiscalização e arrecadação) é delegável.
	
	
	Não é possível que a União revogue, a qualquer tempo e por ato unilateral, a atribuição que conferiu a tal autarquia.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Tributo é atividade:
	
	
	
	
	Discricionária a Resoluções.
	
	
	Vinculada a instrução normativa
	
	
	Vinculada a decreto;
	
	
	Vinculada a lei
	
	
	Discricionária
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Assinale a alternativa INCORRETA em relação a tributo.
	
	
	
	
	A contribuição devida ao Conselho Regional de Medicina pelos médicos que exercem a profissão preenche os pressupostos contidos no Art. 3º do Código Tributário Nacional.
	
	
	É irrelevante que os valores arrecadados a título de IPTU não sejam destinados à manutenção da rua onde está localizado o imóvel do contribuinte desencadeador da tributação.
	
	
	O valor devido a título da popularmente denominada ¿multa de trânsito¿ preenche os pressupostos contidos no Art. 3º do Código Tributário Nacional.
	
	
	Segundo a expressa previsão do Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador e não pelo fato gerador e pela base de cálculo.
	
	
	O Art. 3º do Código Tributário Nacional não contempla explicitamente que tributo é receita pública.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Ano: 2017Banca: IBEGÓrgão: IPREVProva: Procurador Previdenciário Considerando as normas de direito tributário, assinale a afirmação correta:
	
	
	
	
	os rendimentos advindos do jogo do bicho e da exploração do lenocínio não são tributáveis, sujeitando-se, contudo, a pesadas multas em decorrência da prática de atividade ilícita.
	
	
	tributo é gênero de que são espécies o imposto, a taxa, a contribui ção de melhoria e o preço de serviços públicos.
	
	
	preços de serviços públicos e taxas às vezes se confundem porque ambos são compulsórios.
	
	
	a contribuição previdenciária não é considerada tributo pelos nossos tribunais.
	
	
	a competência tributária se distingue da capacidade tributária ativa. A primeira é o poder, a aptidão de criar tributos, é legislar instituindo tributos, já a segunda diz respeito à capacidade de ser sujeito ativo da relação jurídica tributária.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao orçamento público
	
	
	
	
	Para realização da despesa é necessário que haja previsão no orçamento, ainda que a despesa não seja realizada, entretanto, não há como realizar uma despesa que não esteja prevista no orçamento.
	
	
	Para o Estado Moderno de Direito o orçamento é o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza o Poder Executivo, por certo período e em detalhes.
	
	
	É a autorização legislativa para a realização da atividade financeira do Estado. Qualquer despesa deve estar previamente autorizada no orçamento.
	
	
	Nas espécies de orçamento o plano plurianual traça a previsão anual específica das receitas e despesas para o exercício subseqüente.

Continue navegando