Buscar

Adorável Professor: A Arte de Ensinar com o Coração

Prévia do material em texto

FILME ADORÁVEL PROFESSOR
No filme, Gleen Holland começa a lecionar música em uma escola rígida, não por gosto, mas pela necessidade de se estabilizar na vida. O que ele gosta mesmo é de compor. No início isso não dá muito certo, afinal ele faz por obrigação e não por amor. Evidentemente não consegue despertar o interesse dos alunos pela música e suas aulas se tornam verdadeiras sessões de tortura. Ele então decide se entregar por inteiro ao que faz, reformular seus métodos de ensino, questionando os alunos sobre o gosto musical de cada um. Assim, ele associa música clássica ao rock e outros gêneros musicais que agradem seus alunos. Essa metodologia porém, não é bem aceita pelo seu superior, que acredita que rock não é uma boa influência. Apesar dos contratempos, a turma começa a melhorar e progredir, visto que agora o professor coloca sentimento à profissão. Inclusive ele passa a dar aulas particulares à uma aluna com mais dificuldades que os demais, e esta consegue superar sua dificuldade graças à dedicação do professor. Outra dificuldade que ele teve foi conseguir ensinar um garoto a tocar tambor e entrar para a banda marcial do colégio. Enfim, o professor se tornou especialista em desenvolver o talento musical de cada um, não importava o tamanho da dificuldade. Ele pensava, refletia, se auto-avaliava, até encontrar um método que desse certo para sanar tal dificuldade.
No âmbito familiar, Holland também passa por outras dificuldades. Sua esposa fica grávida e o professor percebe que terá que trabalhar mais tempo que o planejado para sustentar a família. Assim, ele acaba permanecendo na profissão por 30 anos. Após o nascimento de seu filho, Mr. Holland descobre que o garoto tem deficiência auditiva e não poderá seguir os passos do pai, deixando o professor imensamente frustrado. Esse fato desencadeia uma relação conflituosa entre pai e filho, que só é amenizada com o tempo. 
Decorridos os 30 anos em que se dedicou ao magistério, chega um momento em que a escola pública não tem mais condições financeiras de manter o ensino de música e o professor acaba sendo demitido. Os alunos então, organizam uma grande festa de despedida e montam uma orquestra, realizando o grande sonho do adorável professor.
A trajetória de Mr. Holland nos mostra que a interação professor-aluno ultrapassa os limites profissionais e escolares, é uma relação que envolve sentimentos e deixa marcas para toda a vida. Gleen Holland lecionava com seu coração, com seus sentimentos e era isso que o tornava especial e fazia a diferença na vida de cada um dos seus alunos. Ele jamais desistiu de seus alunos, fazia-os persistir mesmo com as dificuldades, levando-os a superar suas expectativas. A dimensão do ensino e da aprendizagem em sala de aula é pautada por um tipo especial de relação, a qual envolve o professor e aluno na mediação e apropriação do saber. Ser professor consiste em ser mediador e não detentor do saber. Não se trata da simples tarefa de transmitir conhecimento, mas também despertar no aluno valores e sentimentos como o amor ao próximo e o respeito, entre outros.

Continue navegando