Buscar

Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais 
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) 
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	O processo de aquisição da consciência fonológica passa por algumas etapas, as quais dependem das experiências linguísticas do desenvolvimento cognitivo da criança e da exposição ao sistema alfabético para aquisição da leitura e escrita, isto passa pelo que é chamado de sub-habilidades da consciência fonológica. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Consciência de palavras: é a capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhes sentido.
II- Consciência silábica: a capacidade de segmentar palavra em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas.
III- Consciência sintática: é a capacidade de desenvolver um texto dissertativo com seus respectivos pontos - introdução, desenvolvimento e conclusão. 
IV- Consciência fonêmica: é a capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	O ser humano se comunica o tempo todo. Desde o nascimento os seres vivos já se comunicam de várias formas. Há duas formas de linguagem bem conhecidas: linguagem verbal e linguagem não verbal. No dia a dia, o ser humano faz uso destas duas formas, pois todos nós precisamos da linguagem para nos fazer entender e para entendermos os outros. Com relação a estas duas formas de linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A linguagem verbal faz uso de imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, a linguagem corporal, a linguagem gestual etc. 
(    ) A linguagem verbal é a forma mais elementar de comunicação. Este tipo de linguagem faz uso da oralidade e da escrita, e se apresenta de diversas formas.
(    ) A linguagem não verbal faz uso de: jornal impresso ou televisivo, rádio e televisão, conversa entre amigos, escrita de cartas, mensagens de textos através de diversos canais de comunicação etc.
(    ) A linguagem não verbal é caracterizada por ser feita através da ausência dos recursos da fala ou da escrita. Este tipo de linguagem faz uso de todos os outros recursos de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	A noção que temos de sujeito é atravessada pela linguagem, o que faz com que sejamos sujeitos dentro de um contexto histórico, político, ideológico e cultural. A linguagem é fundamental no contexto histórico, sem a linguagem não teríamos nem mesmo a história. Existem vários filósofos da linguagem e outros demais pensadores que nos fazem refletir sobre a linguagem. A respeito destes filósofos e pensadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) John Austin - filósofo inglês. Defendia o estudo sobre a maneira como as palavras são usadas para obter seus significados. 
(    ) Ludwig Wittgenstein - filósofo austríaco. Wittgenstein se dedicou à construção de uma estrutura lógica que pudesse definir, organizar e solucionar os problemas da linguagem.
(    ) Martin Heidegger - filósofo alemão. Heidegger defendia o estudo da linguagem nas mais variadas formas que ela surge e nos mais variados contextos que aparece.
(    )  Bertrand Russel - filósofo britânico. Filósofo, lógico e matemático, suas ideias sobre linguagem refletiam um pouco de cada uma dessas áreas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	A linguagem, de um modo geral, funciona como uma roupagem que irá revestir e dar forma aos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. É através da linguagem que nós nos fazemos entendidos pelos outros. Todas as linguagens são importantes e precisam ser valorizadas. As linguagens mais conhecidas são a linguagem verbal e não verbal. Entretanto há outras formas e usos da linguagem. Sobre o que tratam destas outras formas de linguagens, analise as sentenças a seguir: 
I- A linguagem mista se refere à junção das linguagens verbal e não verbal ao mesmo tempo. Podemos tomar como um exemplo disto uma peça de teatro, pois neste formato são usados ao mesmo tempo diálogos (linguagem verbal), símbolos e gestos (linguagem não verbal).
II- A linguagem formal é usada em reuniões de trabalho ou em produção de textos acadêmicos, que exigem o uso da linguagem padrão, ou da informal, usada quando existe intimidade entre os sujeitos falantes, recorrendo-se a expressões coloquiais. 
III- A linguagem mista se refere à junção das linguagens formal e informal ao mesmo tempo. Normalmente, faz-se uso deste tipo de linguagem em comerciais de televisão e propagandas pela internet. 
IV- A linguagem artificial é criada por sujeitos humanos e é usada para comunicação entre máquinas. Por exemplo, a linguagem utilizada na informática é criada para servir a um fim específico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	A Língua de Sinais é o instrumento de comunicação natural da comunidade surda, no Brasil a Libras - Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto N. 5.626, de 22 de Dezembro de 2005 que determina ser esta a língua oficial das pessoas surdas do país. Tão importante quanto conhecer as leis é inteirar-se dos demais conhecimentos desta língua. Com relação ao conhecimento de Libras, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe uma língua de sinais universal, isto quer dizer que cada país tem sua própria língua de sinais com suas próprias estruturas.
II- As línguas de sinais são línguas visuoespaciais. Elas se apresentam em uma modalidade diferente das línguas orais, pois utilizam a visão e o espaço, e não canal oral-auditivo, para sua realização.
III- As línguas de sinais são reconhecidas pela linguística como línguas vivas e autônomas compostas por aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos próprios.
IV- A Libras é um conjunto de mímicas e gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. Sendo assim, elas não são tão complexas quanto as línguas orais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	No estudo da Libras existe o signo linguístico da mesma forma que nas outras línguas. O signo linguístico da língua de sinais dá origem ao significado, de caráter conceitual, e, por outro lado, cria o significante, imagem ótica (no caso de língua de sinais) ou mental (no caso de língua oral). Juntos, formam o signo linguístico. Para a criação do significante, é, pois, necessário que se tenha um sentido, um significado. É importante ressaltar que existe uma oposição entre arbitrariedade e iconicidade do signo linguístico das línguas de sinais. Sobre os sinais arbitrários em Libras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São os sinais da Libras, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado.
	 b)
	São os sinais da Libras que mantêm relação exata com a realidade que representa.
	 c)
	São os sinais da Libras que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.
	 d)
	São os sinais da Libras que são produzidos espontaneamente, sem a necessidade
de aprendizado.
	7.
	As diferentes formas que as línguas assumem dentro de uma sociedade de ouvintes ou de surdos, surgem por causa da indissociabilidade de quatro realidades, que são: língua, cultura, identidade e povo. Cabe também destacar que é possível estabelecermos propriedades que são próprias a todas as línguas naturais. De acordo com Lyons (1981), existem algumas propriedades que podem ser destacadas. A respeito destas propriedades, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A língua permite expressar emoções e sentimentos, permitindo que se dê ordens, que se estabeleçam relações temporais, fazendo referência ao que existe e ao que não existe. Isto é chamado de versatilidade e flexibilidade.
	 b)
	É a possibilidade que todos os sistemas linguísticos dão aos usuários de compreender um número indefinido de enunciados sem conhecê-los anteriormente. Isto é chamado de criatividade/produtividade.
	 c)
	Está relacionada à falta de conexão entre forma e significado. Isso quer dizer que não existe uma conexão intrínseca obrigatória entre a palavra 'casa' e o objeto que ela simboliza, por exemplo. Isto é chamado de arbitrariedade.
	 d)
	Restrições que as línguas apresentam na desorganização dos seus elementos. Isso significa que ao se produzir um enunciado em português, por exemplo, a combinação das palavras nas frases não é restrita. Isto é chamado de lugar comum.
	8.
	A morfologia é a parte da gramática que trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Assim como ocorre no Português, ocorre com a Libras. São dez as classes de palavras ou classes gramaticais, são elas: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No caso dos adjetivos em Libras, eles não possuem marca para gênero e para número, consequentemente, sempre estarão na forma neutra.
II- Os substantivos em Libras não apresentam flexão de gênero. Quando se quer marcar o gênero, faz-se o sinal correspondente e acrescenta-se o sinal de homem e mulher.
III- Os substantivos em Libras apresentam flexão de gênero. Cada palavra em Libras já traz a distinção específica de homem e mulher. 
IV- Os verbos estão divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a alternativa IV está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	Quando se estuda a morfologia da Libras se conhece o alfabeto manual. Este alfabeto manual é utilizado para soletrar nomes de pessoas, ruas, objetos ou palavras que não possuam sinais. Qual é o nome deste alfabeto manual?
	 a)
	Digitologia.
	 b)
	Datilologia.
	 c)
	Datimanografia.
	 d)
	Datilografia.
	10.
	As palavras são carregadas de sentido para os falantes. A linguagem é, ela própria criadora de significados e produtora de sentidos e como tal deve ser estudada. Conforme Bakhtin (1990), a linguagem é inseparável do fluxo da interação verbal e, portanto, não é transmitida como um produto acabado, mas como algo que se constitui continuadamente nessa corrente. Sobre a linguagem no processo de alfabetização, analise as sentenças a seguir: 
I- Primeiro falamos uma língua e depois vamos nos apropriando dela. Nesse processo, a oralidade é fundamental para a alfabetização. Pela fala as crianças constituem-se sujeitos capacitados para a aprendizagem. 
II- O estudo da linguagem requer que a oralidade e a escrita sejam trabalhadas de forma a serem consideradas as suas diferenças e, ao mesmo tempo, suas similaridades, usos e funções. 
III- A fala da criança é tão importante quanto as ações dela decorrentes para o alcance dos objetivos educacionais. 
IV- No processo de aprendizagem da criança, o aprendizado da fala e da escrita se dá de forma espontânea e independente, no contexto de convívio entre os pares. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec, 1990.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentençãs III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5° ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem-humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (LIBRAS), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. 
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
FONTE: <http://www.cepae.faced.ufu.br>. Acesso em: 7 de jul. de 2017 (adaptado).
	 a)
	Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
	 b)
	Atendimento educacional especializado, priorizando o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
	 c)
	Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção  do registro da aprendizagem.
	 d)
	Ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
	12.
	(ENADE, 2011) O seguinte diálogo entre uma mãe (A) e sua filha de 2 anos (N) foi transcrito como foi falado.
A: "E o que você fez, depois, meu bem?"
N: "Eu fazi o favô de i lá pa ela."
A: "Ah, é? E daí?"
N: "Eu tússi o pacotchi pa ela."
A: "Que lindinha! Você gosta da vovó?"
N: "Eu amu ela."
De acordo com o entendimento atual de linguagem e de sua aquisição, essa fala é um bom exemplo para ser usado por um professor em sala de aula porque revela que:
	 a)
	N, como interlocutora, está aprendendo sua língua na interação, pautada pelo foco na comunicação.
	 b)
	A, como mãe e interlocutora adulta, não corrige a filha, mas deveria corrigi-la para ela aprender a metalinguagem.
	 c)
	N, como ainda é nova, está errando muito no seu modo de falar, porque não interiorizou a gramática padrão.
	 d)
	A, como mãe e interlocutora adulta, não corrige a filha, porque desconhece a gramática normativa e, assim, aceita
tudo o que é dito pela filha pequena.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando