Buscar

Atividade Prática - Legislação Trabalhista

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

lEGIslaçãO tRaBalHIsta
Aluno(a):Filipe Alves Ferreira	Data:03/07/2017.
Atividade Prática
Unidade:
NOTA:
INSTRUÇÕES:
 Esta prova contém 1 (duas) questões, totalizando 10 (dez) pontos.
1. Assista uma audiência em uma vara trabalhista da sua região e relate o caso de forma sucinta.
Não esqueça de apresentar uma declaração de comparecimento. 
Se não houver a possiblidade de assistir de forma presencial, assista a um vídeo na internet e faça o relato solicitado.
A Justiça do Trabalho realizou audiência no Hospital de Base em Porto Velho em Junho de 2014:
O trabalhador Valmar Felício, vítima de acidente de trabalho, assinou acordo para receber indenização por dano moral e material, na sexta-feira, 12 de abril de 2013, em audiência realizada na ala de internação do Hospital de Base, realizada pelo juiz do trabalho substituto da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho.
O juiz Maximiliano Pereira de Carvalho se deslocou do Fórum Trabalhista até o Hospital de Base de Porto Velho, e realizou a audiência de conciliação entre o reclamado Arcelino Leon e o trabalhador Valmar Felício. Depois das conversas entre as partes o reclamado concordou em pagar 25 mil reais a título de indenização ao reclamante, sendo R$ 5.000,00 referente à primeira parcela e o pagamento até o dia 15 deste mês, de parcelas de mil reais até 15 de dezembro de 2014.
Valmar entrou com a ação trabalhista pedindo indenização por danos morais e materiais após sofrer acidente no dia 25 de novembro de 2010, quando participava da construção de um telhado para o curral da fazenda do reclamado. Ele caiu de uma altura de cinco metros e fraturou a coluna no impacto. Segundo ele, recebia a importância de 600 reais por mês.
Sobre o esforço da Justiça do Trabalho em oportunizar ao reclamante a participação na audiência, o magistrado destacou que a Constituição Federal preconiza o acesso à justiça. "Não podíamos fazer diferente", afirmou.
"Sem dúvida nenhuma foi a melhor solução para o caso concreto, a pacificação social", disse Maximiliano ao se referir à conciliação, que evitou a edição de sentença condenatória o que possibilitou a solução imediata do processo.
 
 Considerações: O valor da indenização acordada foi desproporcional diante do dano causado ao obreiro... e o juiz, por sua vez, não é obrigado a homologar a conciliação se entendê-la prejudicial ao trabalhador! O empregado claramente se aproveitou da condição humilde do reclamante, ouve uma injustiça!
Atividade de Pesquisa: Legislação Trabalhista

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando