Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA_ FISIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAMA-Universidade da Amazônia
Farmácia
Fisiologia Humana - 2018 2-B
Professor: Antonio Sergio Alves de Almeida Junior
Tutor: Kamilla Rodrigues
Aluno: Nilton Cesar Martins Paixão
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FISIOLOGIA
Em nossos estudos vimos que a acalasia de esôfago de causa desconhecida é uma doença rara, atingindo 1:100.000 da população geral, sendo que apenas 4 a 5% desses casos são descritos em crianças. É uma perturbação devida a uma alteração do sistema nervoso de causa desconhecida que pode interferir com dois processos: com as ondas rítmicas de contração do esôfago que empurram os alimentos para a sua parte inferior (ondas peristálticas) e com a abertura do esfíncter esofágico inferior. Existe uma dificuldade de passagem do alimento pela transição esofagogástrica sem que haja uma verdadeira estenose orgânica ou compressão extrínseca. O espectro de sintomas é amplo, variando desde regurgitação até pneumonias aspirativas de repetição.
Tendo lido o exposto acima, comente sobre a importância dos movimentos gastrintestinais.
Os movimentos gastrointestinais ou motilidade gastrointestinal como também é conhecido, são movimentos involuntários onde a musculatura lisa se contrai devido a comandos do sistema nervoso autônomo ao longo de todo o tubo digestório. São movimentos realizados pelos órgãos que compõem o sistema digestório, realiza o transporte principalmente nutrientes, eletrólitos e água para dentro do corpo. A motilidade é essencial para a função do sistema digestivo pois qualquer alteração no movimento do conteúdo de alimentos em qualquer parte do sistema digestivo, altera o processo de absorção dos nutrientes e caso não haja a absorção nutricional as células do corpo não tem o que precisam para crescer e nem energia para realizar suas atividades metabólicas. Os movimentos peristálticos no esôfago são tão eficientes que mesmo que o ser humano fique de cabeça para baixo graças ao fechamento do esfíncter esofágico e da direção das contrações o bolo alimentar não faz o caminho inverso, a não ser em casos de desconforto ou indução de vomito. 
Entre suas funções podemos citar a circulação sanguínea e a condução do alimento ao longo do tubo digestório, para que ocorra sua digestão ao nível devido. Várias alterações no movimento peristáltico são descritas hoje em dia, sendo a maioria no esôfago (refluxo gastresofágico) e no intestino delgado e grosso (obstrução intestinal e prisão de ventre). Logo quaisquer alterações nos movimentos gastrointestinais influenciam diretamente a qualidade de vida do ser humano.
No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem, principalmente, a movimentação do quimo, mas também ajudam na homogeneização com enzimas digestivas, secreções e a bile, processo em que o quimo se transforma em quilo. A movimentação da massa alimentar ocorre por dois tipos de movimentos peristálticos, um movimento lento e limitado a pequenas porções do intestino e movimentos longos e rápidos que garantem a movimentação em longos segmentos. No intestino grosso, mais precisamente no cólon, também ocorrem movimentos peristálticos, entretanto, esses recebem o nome de movimentos de massa. Esses movimentos garantem a preparação para o processo de defecação.
Referencias
SANTOS, Vanessa Sardinha. “Movimentos peristálticos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/movimentos-peristalticos.htm>. Acesso em 04 de novembro de 2018.

Outros materiais