Logo Passei Direto
Buscar

UNISA_Prova_ Etica-Diversidade-Direitos-Humanos

User badge image
Michel Alves

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Constituição de 1988 foi nomeada também como Constituição Cidadã. Sobre ela, é correto afirmar:
A ) Reconhece o direito de as mulheres votarem. B ) Reconhece o voto como não obrigatório. C ) Estabelece a obrigatoriedade do voto para maiores de 18 anos. D ) Homens e mulheres a partir de 60 anos não precisam mais votar. E ) Os trabalhadores passam a trabalhar 36 horas por semana.
A ) Reconhece o direito de as mulheres votarem.
B ) Reconhece o voto como não obrigatório.
C ) Estabelece a obrigatoriedade do voto para maiores de 18 anos.
D ) Homens e mulheres a partir de 60 anos não precisam mais votar.
E ) Os trabalhadores passam a trabalhar 36 horas por semana.

Ao longo da história, vários foram os movimentos sociais que demonstraram a insatisfação com as injustiças sociais existentes em suas respectivas cidades ou junto ao seu povo. Sobre esse fato, indique a alternativa correta:
A ) Moisés foi um líder religioso que induziu o seu povo ao erro quando estruturou a fuga pelo deserto do Egito. B ) Em Roma, os irmãos Graco (séc. II a.C.) impediram a reforma agrária, reconhecendo a importância do cultivo e do comércio. C ) No século XVIII, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa pouco tinham em comum acerca dos direitos humanos. D ) Em Roma, Espartacus combateu os maus tratos que os romanos aplicavam na escravidão, fazendo assim uma revolta. E ) Ao longo dos séculos XIX, XX e XXI podemos afirmar que poucas mudanças ocorreram na conquista pela cidadania.
A ) Moisés foi um líder religioso que induziu o seu povo ao erro quando estruturou a fuga pelo deserto do Egito.
B ) Em Roma, os irmãos Graco (séc. II a.C.) impediram a reforma agrária, reconhecendo a importância do cultivo e do comércio.
C ) No século XVIII, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa pouco tinham em comum acerca dos direitos humanos.
D ) Em Roma, Espartacus combateu os maus tratos que os romanos aplicavam na escravidão, fazendo assim uma revolta.
E ) Ao longo dos séculos XIX, XX e XXI podemos afirmar que poucas mudanças ocorreram na conquista pela cidadania.

Tanto a Independência dos EUA como a Revolução Francesa têm uma relação profunda com a construção dos direitos humanos. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) A Independência dos EUA foi um processo isolado que pouco ressoou no restante da América Latina. B ) A Independência da América Latina teve íntima relação com os EUA, pois este movimento afirmava a igualdade, liberdade e fraternidade. C ) A Revolução Francesa refletia uma realidade própria, e suas ideias se restringiram a seu território. D ) Tanto franceses como norte-americanos pouco se importavam com as ideias de liberdade, o que de fato reivindicavam era a fraternidade e igualdade. E ) Os latinos não se identificavam com as ideias defendidas pelos americanos, pois acreditavam que estes eram imperialistas.
A ) A Independência dos EUA foi um processo isolado que pouco ressoou no restante da América Latina.
B ) A Independência da América Latina teve íntima relação com os EUA, pois este movimento afirmava a igualdade, liberdade e fraternidade.
C ) A Revolução Francesa refletia uma realidade própria, e suas ideias se restringiram a seu território.
D ) Tanto franceses como norte-americanos pouco se importavam com as ideias de liberdade, o que de fato reivindicavam era a fraternidade e igualdade.
E ) Os latinos não se identificavam com as ideias defendidas pelos americanos, pois acreditavam que estes eram imperialistas.

Sobre a ética, é correto afirmar que ela é:
A ) Um conjunto de atitudes harmônicas que atendem a toda a coletividade, objetivando o bem-estar e a felicidade de todos. B ) Um conjunto de leis, praticadas por juízes sabedores do que vem a ser melhor para o conjunto da sociedade. C ) A normatização dos hábitos e costumes de uma sociedade, presentes principalmente em sua realidade social. D ) A normatização de leis, que recolocam os hábitos e os costumes em seus devidos lugares para assim a sociedade regrar-se. E ) Um conjunto de atitudes que visam harmonizar a sociedade, estabelecendo o regramento para aqueles que são mais aptos.
A ) Um conjunto de atitudes harmônicas que atendem a toda a coletividade, objetivando o bem-estar e a felicidade de todos.
B ) Um conjunto de leis, praticadas por juízes sabedores do que vem a ser melhor para o conjunto da sociedade.
C ) A normatização dos hábitos e costumes de uma sociedade, presentes principalmente em sua realidade social.
D ) A normatização de leis, que recolocam os hábitos e os costumes em seus devidos lugares para assim a sociedade regrar-se.
E ) Um conjunto de atitudes que visam harmonizar a sociedade, estabelecendo o regramento para aqueles que são mais aptos.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA - a questão da inclusão social Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem. Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implementado a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado o consenso para a formatação de uma política de integração e de educação inclusiva, sendo que o seu ápice foi a Conferência Mundial de Educação Especial, que contou com a participação de 88 países e 25 organizações internacionais, em assembléia geral, na cidade de Salamanca, na Espanha, em junho de 1994. Este evento teve como culminância a "Declaração de Salamanca", a qual visa a inclusão do deficiente, a diminuição dos preconceitos sociais e ações junto à educação.
Com base no texto, considere seguintes afirmacoes: I – As ações privadas são simultâneas às do Estado, prevenindo desta forma uma situação mais frágil daqueles que estavam diretamente envolvidos com os deficientes. II – A Declaração de Salamanca tem como principais objetivos a inclusão do deficiente, a diminuição dos preconceitos sociais e ações junto à educação. III – As escolas mais preparadas para receber os deficientes são aquelas em que os profissionais estão preparados e os pais estão mais envolvidos com a causa. Sobre as afirmações:
A ) Apenas a I está correta.
B ) Apenas a II está correta.
C ) A II e III estão certas.
D ) Todas estão erradas.
E ) Todas estão corretas.

A xenofobia se tornou uma realidade nos países desenvolvidos ou naqueles que passaram a receber numerosos imigrantes em busca de novas oportunidades ou por estarem fugindo de conflitos religiosos e fortes crises econômicas. É característico da xenofobia:
A ) Tolerar o imigrante, por compreender que este passa por dificuldades e, portanto, acolhe-o rapidamente. B ) Os imigrantes passarem a ter um amparo legal de toda a comunidade, conseguindo interagir com esta rapidamente. C ) Os imigrantes serem rapidamente reconhecidos como estranhos aos hábitos e costumes da localidade, por estes motivos, muitas vezes são hostilizados. D ) A imigração pouco se relaciona com a xenofobia, pois tal sentimento está presente apenas em países abertos à entrada de estrangeiros. E ) Os países mais abertos às correntes migratórias costumam ser aqueles que mantêm suas tradições e toleram a hegemonia racial.
A ) Tolerar o imigrante, por compreender que este passa por dificuldades e, portanto, acolhe-o rapidamente.
B ) Os imigrantes passarem a ter um amparo legal de toda a comunidade, conseguindo interagir com esta rapidamente.
C ) Os imigrantes serem rapidamente reconhecidos como estranhos aos hábitos e costumes da localidade, por estes motivos, muitas vezes são hostilizados.
D ) A imigração pouco se relaciona com a xenofobia, pois tal sentimento está presente apenas em países abertos à entrada de estrangeiros.
E ) Os países mais abertos às correntes migratórias costumam ser aqueles que mantêm suas tradições e toleram a hegemonia racial.

Temos uma sociedade complexa. Em sua diversidade encontramos um segmento representativo que é o dos deficientes. Este segmento tem direito à cidadania. Assinale a alternativa correta:
A ) A cidadania aos deficientes está garantida pela lei e a prática social se reflete no bem-estar que assistimos em seu dia a dia. B ) Nossa Constituição não apresenta nenhum item que se aproxime das necessidades deste grupo no Brasil. C ) O direito à inclusão social é um direito à cidadania, possibilitando maior dignidade e bem-estar ao deficiente. D ) Estamos oferecendo ao deficiente leis, normas e amparos que já existem em nossa Constituição desde 1916. E ) O assistencialismo é a única forma de inclusão dos deficientes, daí as políticas de inclusão tão atualizadas.
A ) A cidadania aos deficientes está garantida pela lei e a prática social se reflete no bem-estar que assistimos em seu dia a dia.
B ) Nossa Constituição não apresenta nenhum item que se aproxime das necessidades deste grupo no Brasil.
C ) O direito à inclusão social é um direito à cidadania, possibilitando maior dignidade e bem-estar ao deficiente.
D ) Estamos oferecendo ao deficiente leis, normas e amparos que já existem em nossa Constituição desde 1916.
E ) O assistencialismo é a única forma de inclusão dos deficientes, daí as políticas de inclusão tão atualizadas.

Quando nos referimos a minorias, também estamos tratando de deficientes físicos e idosos, por exemplo. Aponte qual situação seria sem ética nas alternativas a seguir:
A ) A existência de filas preferenciais para idosos. B ) O fato de ter bancos especiais para deficientes, idosos e gestantes em ônibus, pois formam um grupo que necessitam de cuidados especiais. C ) O fato de existir guias rebaixadas para que deficientes físicos tenham maior acessibilidade aos locais por onde andam. D ) A existência de marcações em calçadas ou textos escritos em braile em locais como placas de museus. E ) Estacionar em vaga de idosos, pois na realidade o idoso não tem mais os mesmos reflexos para dirigir um carro e deveria estar descansando em casa.
A ) A existência de filas preferenciais para idosos.
B ) O fato de ter bancos especiais para deficientes, idosos e gestantes em ônibus, pois formam um grupo que necessitam de cuidados especiais.
C ) O fato de existir guias rebaixadas para que deficientes físicos tenham maior acessibilidade aos locais por onde andam.
D ) A existência de marcações em calçadas ou textos escritos em braile em locais como placas de museus.
E ) Estacionar em vaga de idosos, pois na realidade o idoso não tem mais os mesmos reflexos para dirigir um carro e deveria estar descansando em casa.

As minorias sociais são compostas por homossexuais, idosos, mulheres, deficientes, negros, índios, entre outros. Sobre o conceito de minorias, é correto dizer:
A ) A classificação de minorias se dá não pelo número, mas pela situação de desvantagem social, pertencendo ao grupo daqueles que sofrem preconceito e discriminação. B ) Todos aqueles que passam por desvantagens sociais são reconhecidos como minorias. C ) As minorias são reconhecidas como grupos homogêneos, organizados e que possuem uma enorme força política. D ) As minorias são caracterizadas por serem organizadas e realizarem passeatas para discutirem suas questões. E ) Os negros não representam as minorias, pois possuem os mesmos direitos que os brancos, assegurados por nossa Constituição.
A ) A classificação de minorias se dá não pelo número, mas pela situação de desvantagem social, pertencendo ao grupo daqueles que sofrem preconceito e discriminação.
B ) Todos aqueles que passam por desvantagens sociais são reconhecidos como minorias.
C ) As minorias são reconhecidas como grupos homogêneos, organizados e que possuem uma enorme força política.
D ) As minorias são caracterizadas por serem organizadas e realizarem passeatas para discutirem suas questões.
E ) Os negros não representam as minorias, pois possuem os mesmos direitos que os brancos, assegurados por nossa Constituição.

A diversidade social atende a diferentes grupos culturais, étnicos e religiosos. Portanto, em sua origem, a diversidade contempla a pluralidade que naturalmente compõe a sociedade. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) Aqueles que mantêm a tradição de garantir sempre o seu mesmo grupo social estão abertos à diversidade. B ) A diversidade étnica pode trazer problemas para a melhoria da espécie. A mistura étnica torna a espécie humana mais fraca. C ) A convivência entre religiões diferentes foi algo muito frequente na história do Ocidente. D ) A xenofobia pode ser entendida como aqueles que toleram a diversidade e não têm preconceitos sociais. E ) No Brasil a miscigenação é uma realidade e, portanto, o preconceito racial não é uma realidade junto à nossa população.
A ) Aqueles que mantêm a tradição de garantir sempre o seu mesmo grupo social estão abertos à diversidade.
B ) A diversidade étnica pode trazer problemas para a melhoria da espécie. A mistura étnica torna a espécie humana mais fraca.
C ) A convivência entre religiões diferentes foi algo muito frequente na história do Ocidente.
D ) A xenofobia pode ser entendida como aqueles que toleram a diversidade e não têm preconceitos sociais.
E ) No Brasil a miscigenação é uma realidade e, portanto, o preconceito racial não é uma realidade junto à nossa população.

Ao longo da história do homem no Ocidente, a cidadania configurou-se de acordo com as necessidades e normas de cada povo. Sendo assim, a cidadania espelha os direitos e deveres dentro de uma sociedade, garantindo a dignidade de cada um. Assinale a alternativa correta:
A ) Em Atenas, eram considerados cidadãos todos aqueles que trabalhavam para os avanços da cidade. B ) Em Roma, apesar das dificuldades, os plebeus conquistaram sua cidadania depois de muitas lutas. C ) Com o Cristianismo, a cidadania era algo que vinha logo após o batizado. D ) A cidadania estabelecida com a Declaração dos Direitos do Homem regra a vida das pessoas quando estas completam 18 anos. E ) A Declaração dos Direitos do Homem organiza as leis e os direitos daqueles que possuem privilégio de sangue.
A ) Em Atenas, eram considerados cidadãos todos aqueles que trabalhavam para os avanços da cidade.
B ) Em Roma, apesar das dificuldades, os plebeus conquistaram sua cidadania depois de muitas lutas.
C ) Com o Cristianismo, a cidadania era algo que vinha logo após o batizado.
D ) A cidadania estabelecida com a Declaração dos Direitos do Homem regra a vida das pessoas quando estas completam 18 anos.
E ) A Declaração dos Direitos do Homem organiza as leis e os direitos daqueles que possuem privilégio de sangue.

As teorias raciais estabelecidas no século XIX buscavam tipificar uma determinada raça e classificá-la como inferior, mostrando os quesitos pelos quais uma raça seria considerada superior à outra. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) Os europeus no século XIX viviam um momento histórico importante de conquistas e colonização, não sendo relevante estabelecer leis raciais. B ) A busca por uma raça ideal nunca foi algo significativo na história da humanidade. As políticas e conquistas sociais sempre foram o foco das nações. C ) Ao longo do tempo, as raças poderiam alcançar um equilíbrio, daí a pertinência de se tipificar as diferentes raças. D ) No século XX, tivemos na Segunda Guerra Mundial um exemplo claro das consequências da discriminação racial. E ) Nunca houve na história qualquer manifestação de discriminação, tal afirmação vem de ações afirmativas sem fundamentos pertinentes.
A ) Os europeus no século XIX viviam um momento histórico importante de conquistas e colonização, não sendo relevante estabelecer leis raciais.
B ) A busca por uma raça ideal nunca foi algo significativo na história da humanidade. As políticas e conquistas sociais sempre foram o foco das nações.
C ) Ao longo do tempo, as raças poderiam alcançar um equilíbrio, daí a pertinência de se tipificar as diferentes raças.
D ) No século XX, tivemos na Segunda Guerra Mundial um exemplo claro das consequências da discriminação racial.
E ) Nunca houve na história qualquer manifestação de discriminação, tal afirmação vem de ações afirmativas sem fundamentos pertinentes.

Por motivos de guerras religiosas ou ideológicas, muitas pessoas saem de seus países de origem em busca de novas possibilidades de vida. Sobre esse assunto, é correto o que se afirma em:
A ) Estes imigrantes passam por entrevistas antes de viajar e são recusados no país que pretendem entrar, daí a xenofobia. B ) A xenofobia não tolera a homogenia racial. C ) A xenofobia é a intolerância ao próximo, ao igual. D ) A xenofobia é a intolerância ao estrangeiro. E ) A xenofobia vem ao encontro do desejo de se montar uma sociedade plural.
A ) Estes imigrantes passam por entrevistas antes de viajar e são recusados no país que pretendem entrar, daí a xenofobia.
B ) A xenofobia não tolera a homogenia racial.
C ) A xenofobia é a intolerância ao próximo, ao igual.
D ) A xenofobia é a intolerância ao estrangeiro.
E ) A xenofobia vem ao encontro do desejo de se montar uma sociedade plural.

Com todo o tipo de preconceito que os índios ou negros ainda enfrentam em nossa sociedade, é impossível quantificar o quanto destas culturas estão presentes em nosso dia a dia. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) Pode-se afirmar que a gastronomia baiana é uma forte representante da comunidade afrodescendente no Brasil. B ) Pode-se afirmar que é desconhecida a musicalidade africana, tal a força do preconceito. C ) A cultura indígena está presente em quase todos os festejos cívicos de nosso país. D ) Pouco sobrou dos vestígios históricos da cultura indígena, sendo estes identificados sobretudo pela arqueologia. E ) Nosso sincretismo religioso é uma demonstração de intolerância com a cultura indígena e africana.
A ) Pode-se afirmar que a gastronomia baiana é uma forte representante da comunidade afrodescendente no Brasil.
B ) Pode-se afirmar que é desconhecida a musicalidade africana, tal a força do preconceito.
C ) A cultura indígena está presente em quase todos os festejos cívicos de nosso país.
D ) Pouco sobrou dos vestígios históricos da cultura indígena, sendo estes identificados sobretudo pela arqueologia.
E ) Nosso sincretismo religioso é uma demonstração de intolerância com a cultura indígena e africana.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Constituição de 1988 foi nomeada também como Constituição Cidadã. Sobre ela, é correto afirmar:
A ) Reconhece o direito de as mulheres votarem. B ) Reconhece o voto como não obrigatório. C ) Estabelece a obrigatoriedade do voto para maiores de 18 anos. D ) Homens e mulheres a partir de 60 anos não precisam mais votar. E ) Os trabalhadores passam a trabalhar 36 horas por semana.
A ) Reconhece o direito de as mulheres votarem.
B ) Reconhece o voto como não obrigatório.
C ) Estabelece a obrigatoriedade do voto para maiores de 18 anos.
D ) Homens e mulheres a partir de 60 anos não precisam mais votar.
E ) Os trabalhadores passam a trabalhar 36 horas por semana.

Ao longo da história, vários foram os movimentos sociais que demonstraram a insatisfação com as injustiças sociais existentes em suas respectivas cidades ou junto ao seu povo. Sobre esse fato, indique a alternativa correta:
A ) Moisés foi um líder religioso que induziu o seu povo ao erro quando estruturou a fuga pelo deserto do Egito. B ) Em Roma, os irmãos Graco (séc. II a.C.) impediram a reforma agrária, reconhecendo a importância do cultivo e do comércio. C ) No século XVIII, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa pouco tinham em comum acerca dos direitos humanos. D ) Em Roma, Espartacus combateu os maus tratos que os romanos aplicavam na escravidão, fazendo assim uma revolta. E ) Ao longo dos séculos XIX, XX e XXI podemos afirmar que poucas mudanças ocorreram na conquista pela cidadania.
A ) Moisés foi um líder religioso que induziu o seu povo ao erro quando estruturou a fuga pelo deserto do Egito.
B ) Em Roma, os irmãos Graco (séc. II a.C.) impediram a reforma agrária, reconhecendo a importância do cultivo e do comércio.
C ) No século XVIII, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa pouco tinham em comum acerca dos direitos humanos.
D ) Em Roma, Espartacus combateu os maus tratos que os romanos aplicavam na escravidão, fazendo assim uma revolta.
E ) Ao longo dos séculos XIX, XX e XXI podemos afirmar que poucas mudanças ocorreram na conquista pela cidadania.

Tanto a Independência dos EUA como a Revolução Francesa têm uma relação profunda com a construção dos direitos humanos. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) A Independência dos EUA foi um processo isolado que pouco ressoou no restante da América Latina. B ) A Independência da América Latina teve íntima relação com os EUA, pois este movimento afirmava a igualdade, liberdade e fraternidade. C ) A Revolução Francesa refletia uma realidade própria, e suas ideias se restringiram a seu território. D ) Tanto franceses como norte-americanos pouco se importavam com as ideias de liberdade, o que de fato reivindicavam era a fraternidade e igualdade. E ) Os latinos não se identificavam com as ideias defendidas pelos americanos, pois acreditavam que estes eram imperialistas.
A ) A Independência dos EUA foi um processo isolado que pouco ressoou no restante da América Latina.
B ) A Independência da América Latina teve íntima relação com os EUA, pois este movimento afirmava a igualdade, liberdade e fraternidade.
C ) A Revolução Francesa refletia uma realidade própria, e suas ideias se restringiram a seu território.
D ) Tanto franceses como norte-americanos pouco se importavam com as ideias de liberdade, o que de fato reivindicavam era a fraternidade e igualdade.
E ) Os latinos não se identificavam com as ideias defendidas pelos americanos, pois acreditavam que estes eram imperialistas.

Sobre a ética, é correto afirmar que ela é:
A ) Um conjunto de atitudes harmônicas que atendem a toda a coletividade, objetivando o bem-estar e a felicidade de todos. B ) Um conjunto de leis, praticadas por juízes sabedores do que vem a ser melhor para o conjunto da sociedade. C ) A normatização dos hábitos e costumes de uma sociedade, presentes principalmente em sua realidade social. D ) A normatização de leis, que recolocam os hábitos e os costumes em seus devidos lugares para assim a sociedade regrar-se. E ) Um conjunto de atitudes que visam harmonizar a sociedade, estabelecendo o regramento para aqueles que são mais aptos.
A ) Um conjunto de atitudes harmônicas que atendem a toda a coletividade, objetivando o bem-estar e a felicidade de todos.
B ) Um conjunto de leis, praticadas por juízes sabedores do que vem a ser melhor para o conjunto da sociedade.
C ) A normatização dos hábitos e costumes de uma sociedade, presentes principalmente em sua realidade social.
D ) A normatização de leis, que recolocam os hábitos e os costumes em seus devidos lugares para assim a sociedade regrar-se.
E ) Um conjunto de atitudes que visam harmonizar a sociedade, estabelecendo o regramento para aqueles que são mais aptos.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA - a questão da inclusão social Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem. Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implementado a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado o consenso para a formatação de uma política de integração e de educação inclusiva, sendo que o seu ápice foi a Conferência Mundial de Educação Especial, que contou com a participação de 88 países e 25 organizações internacionais, em assembléia geral, na cidade de Salamanca, na Espanha, em junho de 1994. Este evento teve como culminância a "Declaração de Salamanca", a qual visa a inclusão do deficiente, a diminuição dos preconceitos sociais e ações junto à educação.
Com base no texto, considere seguintes afirmacoes: I – As ações privadas são simultâneas às do Estado, prevenindo desta forma uma situação mais frágil daqueles que estavam diretamente envolvidos com os deficientes. II – A Declaração de Salamanca tem como principais objetivos a inclusão do deficiente, a diminuição dos preconceitos sociais e ações junto à educação. III – As escolas mais preparadas para receber os deficientes são aquelas em que os profissionais estão preparados e os pais estão mais envolvidos com a causa. Sobre as afirmações:
A ) Apenas a I está correta.
B ) Apenas a II está correta.
C ) A II e III estão certas.
D ) Todas estão erradas.
E ) Todas estão corretas.

A xenofobia se tornou uma realidade nos países desenvolvidos ou naqueles que passaram a receber numerosos imigrantes em busca de novas oportunidades ou por estarem fugindo de conflitos religiosos e fortes crises econômicas. É característico da xenofobia:
A ) Tolerar o imigrante, por compreender que este passa por dificuldades e, portanto, acolhe-o rapidamente. B ) Os imigrantes passarem a ter um amparo legal de toda a comunidade, conseguindo interagir com esta rapidamente. C ) Os imigrantes serem rapidamente reconhecidos como estranhos aos hábitos e costumes da localidade, por estes motivos, muitas vezes são hostilizados. D ) A imigração pouco se relaciona com a xenofobia, pois tal sentimento está presente apenas em países abertos à entrada de estrangeiros. E ) Os países mais abertos às correntes migratórias costumam ser aqueles que mantêm suas tradições e toleram a hegemonia racial.
A ) Tolerar o imigrante, por compreender que este passa por dificuldades e, portanto, acolhe-o rapidamente.
B ) Os imigrantes passarem a ter um amparo legal de toda a comunidade, conseguindo interagir com esta rapidamente.
C ) Os imigrantes serem rapidamente reconhecidos como estranhos aos hábitos e costumes da localidade, por estes motivos, muitas vezes são hostilizados.
D ) A imigração pouco se relaciona com a xenofobia, pois tal sentimento está presente apenas em países abertos à entrada de estrangeiros.
E ) Os países mais abertos às correntes migratórias costumam ser aqueles que mantêm suas tradições e toleram a hegemonia racial.

Temos uma sociedade complexa. Em sua diversidade encontramos um segmento representativo que é o dos deficientes. Este segmento tem direito à cidadania. Assinale a alternativa correta:
A ) A cidadania aos deficientes está garantida pela lei e a prática social se reflete no bem-estar que assistimos em seu dia a dia. B ) Nossa Constituição não apresenta nenhum item que se aproxime das necessidades deste grupo no Brasil. C ) O direito à inclusão social é um direito à cidadania, possibilitando maior dignidade e bem-estar ao deficiente. D ) Estamos oferecendo ao deficiente leis, normas e amparos que já existem em nossa Constituição desde 1916. E ) O assistencialismo é a única forma de inclusão dos deficientes, daí as políticas de inclusão tão atualizadas.
A ) A cidadania aos deficientes está garantida pela lei e a prática social se reflete no bem-estar que assistimos em seu dia a dia.
B ) Nossa Constituição não apresenta nenhum item que se aproxime das necessidades deste grupo no Brasil.
C ) O direito à inclusão social é um direito à cidadania, possibilitando maior dignidade e bem-estar ao deficiente.
D ) Estamos oferecendo ao deficiente leis, normas e amparos que já existem em nossa Constituição desde 1916.
E ) O assistencialismo é a única forma de inclusão dos deficientes, daí as políticas de inclusão tão atualizadas.

Quando nos referimos a minorias, também estamos tratando de deficientes físicos e idosos, por exemplo. Aponte qual situação seria sem ética nas alternativas a seguir:
A ) A existência de filas preferenciais para idosos. B ) O fato de ter bancos especiais para deficientes, idosos e gestantes em ônibus, pois formam um grupo que necessitam de cuidados especiais. C ) O fato de existir guias rebaixadas para que deficientes físicos tenham maior acessibilidade aos locais por onde andam. D ) A existência de marcações em calçadas ou textos escritos em braile em locais como placas de museus. E ) Estacionar em vaga de idosos, pois na realidade o idoso não tem mais os mesmos reflexos para dirigir um carro e deveria estar descansando em casa.
A ) A existência de filas preferenciais para idosos.
B ) O fato de ter bancos especiais para deficientes, idosos e gestantes em ônibus, pois formam um grupo que necessitam de cuidados especiais.
C ) O fato de existir guias rebaixadas para que deficientes físicos tenham maior acessibilidade aos locais por onde andam.
D ) A existência de marcações em calçadas ou textos escritos em braile em locais como placas de museus.
E ) Estacionar em vaga de idosos, pois na realidade o idoso não tem mais os mesmos reflexos para dirigir um carro e deveria estar descansando em casa.

As minorias sociais são compostas por homossexuais, idosos, mulheres, deficientes, negros, índios, entre outros. Sobre o conceito de minorias, é correto dizer:
A ) A classificação de minorias se dá não pelo número, mas pela situação de desvantagem social, pertencendo ao grupo daqueles que sofrem preconceito e discriminação. B ) Todos aqueles que passam por desvantagens sociais são reconhecidos como minorias. C ) As minorias são reconhecidas como grupos homogêneos, organizados e que possuem uma enorme força política. D ) As minorias são caracterizadas por serem organizadas e realizarem passeatas para discutirem suas questões. E ) Os negros não representam as minorias, pois possuem os mesmos direitos que os brancos, assegurados por nossa Constituição.
A ) A classificação de minorias se dá não pelo número, mas pela situação de desvantagem social, pertencendo ao grupo daqueles que sofrem preconceito e discriminação.
B ) Todos aqueles que passam por desvantagens sociais são reconhecidos como minorias.
C ) As minorias são reconhecidas como grupos homogêneos, organizados e que possuem uma enorme força política.
D ) As minorias são caracterizadas por serem organizadas e realizarem passeatas para discutirem suas questões.
E ) Os negros não representam as minorias, pois possuem os mesmos direitos que os brancos, assegurados por nossa Constituição.

A diversidade social atende a diferentes grupos culturais, étnicos e religiosos. Portanto, em sua origem, a diversidade contempla a pluralidade que naturalmente compõe a sociedade. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) Aqueles que mantêm a tradição de garantir sempre o seu mesmo grupo social estão abertos à diversidade. B ) A diversidade étnica pode trazer problemas para a melhoria da espécie. A mistura étnica torna a espécie humana mais fraca. C ) A convivência entre religiões diferentes foi algo muito frequente na história do Ocidente. D ) A xenofobia pode ser entendida como aqueles que toleram a diversidade e não têm preconceitos sociais. E ) No Brasil a miscigenação é uma realidade e, portanto, o preconceito racial não é uma realidade junto à nossa população.
A ) Aqueles que mantêm a tradição de garantir sempre o seu mesmo grupo social estão abertos à diversidade.
B ) A diversidade étnica pode trazer problemas para a melhoria da espécie. A mistura étnica torna a espécie humana mais fraca.
C ) A convivência entre religiões diferentes foi algo muito frequente na história do Ocidente.
D ) A xenofobia pode ser entendida como aqueles que toleram a diversidade e não têm preconceitos sociais.
E ) No Brasil a miscigenação é uma realidade e, portanto, o preconceito racial não é uma realidade junto à nossa população.

Ao longo da história do homem no Ocidente, a cidadania configurou-se de acordo com as necessidades e normas de cada povo. Sendo assim, a cidadania espelha os direitos e deveres dentro de uma sociedade, garantindo a dignidade de cada um. Assinale a alternativa correta:
A ) Em Atenas, eram considerados cidadãos todos aqueles que trabalhavam para os avanços da cidade. B ) Em Roma, apesar das dificuldades, os plebeus conquistaram sua cidadania depois de muitas lutas. C ) Com o Cristianismo, a cidadania era algo que vinha logo após o batizado. D ) A cidadania estabelecida com a Declaração dos Direitos do Homem regra a vida das pessoas quando estas completam 18 anos. E ) A Declaração dos Direitos do Homem organiza as leis e os direitos daqueles que possuem privilégio de sangue.
A ) Em Atenas, eram considerados cidadãos todos aqueles que trabalhavam para os avanços da cidade.
B ) Em Roma, apesar das dificuldades, os plebeus conquistaram sua cidadania depois de muitas lutas.
C ) Com o Cristianismo, a cidadania era algo que vinha logo após o batizado.
D ) A cidadania estabelecida com a Declaração dos Direitos do Homem regra a vida das pessoas quando estas completam 18 anos.
E ) A Declaração dos Direitos do Homem organiza as leis e os direitos daqueles que possuem privilégio de sangue.

As teorias raciais estabelecidas no século XIX buscavam tipificar uma determinada raça e classificá-la como inferior, mostrando os quesitos pelos quais uma raça seria considerada superior à outra. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) Os europeus no século XIX viviam um momento histórico importante de conquistas e colonização, não sendo relevante estabelecer leis raciais. B ) A busca por uma raça ideal nunca foi algo significativo na história da humanidade. As políticas e conquistas sociais sempre foram o foco das nações. C ) Ao longo do tempo, as raças poderiam alcançar um equilíbrio, daí a pertinência de se tipificar as diferentes raças. D ) No século XX, tivemos na Segunda Guerra Mundial um exemplo claro das consequências da discriminação racial. E ) Nunca houve na história qualquer manifestação de discriminação, tal afirmação vem de ações afirmativas sem fundamentos pertinentes.
A ) Os europeus no século XIX viviam um momento histórico importante de conquistas e colonização, não sendo relevante estabelecer leis raciais.
B ) A busca por uma raça ideal nunca foi algo significativo na história da humanidade. As políticas e conquistas sociais sempre foram o foco das nações.
C ) Ao longo do tempo, as raças poderiam alcançar um equilíbrio, daí a pertinência de se tipificar as diferentes raças.
D ) No século XX, tivemos na Segunda Guerra Mundial um exemplo claro das consequências da discriminação racial.
E ) Nunca houve na história qualquer manifestação de discriminação, tal afirmação vem de ações afirmativas sem fundamentos pertinentes.

Por motivos de guerras religiosas ou ideológicas, muitas pessoas saem de seus países de origem em busca de novas possibilidades de vida. Sobre esse assunto, é correto o que se afirma em:
A ) Estes imigrantes passam por entrevistas antes de viajar e são recusados no país que pretendem entrar, daí a xenofobia. B ) A xenofobia não tolera a homogenia racial. C ) A xenofobia é a intolerância ao próximo, ao igual. D ) A xenofobia é a intolerância ao estrangeiro. E ) A xenofobia vem ao encontro do desejo de se montar uma sociedade plural.
A ) Estes imigrantes passam por entrevistas antes de viajar e são recusados no país que pretendem entrar, daí a xenofobia.
B ) A xenofobia não tolera a homogenia racial.
C ) A xenofobia é a intolerância ao próximo, ao igual.
D ) A xenofobia é a intolerância ao estrangeiro.
E ) A xenofobia vem ao encontro do desejo de se montar uma sociedade plural.

Com todo o tipo de preconceito que os índios ou negros ainda enfrentam em nossa sociedade, é impossível quantificar o quanto destas culturas estão presentes em nosso dia a dia. Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) Pode-se afirmar que a gastronomia baiana é uma forte representante da comunidade afrodescendente no Brasil. B ) Pode-se afirmar que é desconhecida a musicalidade africana, tal a força do preconceito. C ) A cultura indígena está presente em quase todos os festejos cívicos de nosso país. D ) Pouco sobrou dos vestígios históricos da cultura indígena, sendo estes identificados sobretudo pela arqueologia. E ) Nosso sincretismo religioso é uma demonstração de intolerância com a cultura indígena e africana.
A ) Pode-se afirmar que a gastronomia baiana é uma forte representante da comunidade afrodescendente no Brasil.
B ) Pode-se afirmar que é desconhecida a musicalidade africana, tal a força do preconceito.
C ) A cultura indígena está presente em quase todos os festejos cívicos de nosso país.
D ) Pouco sobrou dos vestígios históricos da cultura indígena, sendo estes identificados sobretudo pela arqueologia.
E ) Nosso sincretismo religioso é uma demonstração de intolerância com a cultura indígena e africana.

Prévia do material em texto

A Constituição de 1988 foi nomeada também como 
Constituição Cidadã. Sobre ela, é correto afirmar:
A ) 
Reconhece o direito de as mulheres 
votarem.
B ) 
Reconhece o voto como não 
obrigatório.
C ) 
Estabelece a obrigatoriedade do voto 
para maiores de 18 anos.
D ) 
Homens e mulheres a partir de 60 anos
não precisam mais votar.
E ) 
Os trabalhadores passam a trabalhar 36
horas por semana.
2 )
Ao longo da história, vários foram os movimentos sociais que demonstraram a insatisfação 
com as injustiças sociais existentes em suas respectivas cidades ou junto ao seu povo.
Sobre esse fato, indique a alternativa correta:
A ) 
Moisés foi um líder religioso que induziu o seu povo ao erro quando estruturou a fuga pelo 
deserto do Egito.
B ) 
Em Roma, os irmãos Graco (séc. II a.C.) impediram a reforma agrária, reconhecendo a 
importância do cultivo e do comércio.
C ) 
No século XVIII, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa pouco 
tinham em comum acerca dos direitos humanos.
D ) 
Em Roma, Espartacus combateu os maus tratos que os romanos aplicavam na escravidão, 
fazendo assim uma revolta.
E ) 
Ao longo dos séculos XIX, XX e XXI podemos afirmar que poucas mudanças ocorreram 
na conquista pela cidadania.
3 )
Tanto a Independência dos EUA como a Revolução Francesa têm uma relação profunda 
com a construção dos direitos humanos.
Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) 
A Independência dos EUA foi um processo isolado que pouco ressoou no restante da 
América Latina.
B ) 
A Independência da América Latina teve íntima relação com os EUA, pois este movimento 
afirmava a igualdade, liberdade e fraternidade.
C ) 
A Revolução Francesa refletia uma realidade própria, e suas ideias se restringiram a seu 
território.
D ) 
Tanto franceses como norte-americanos pouco se importavam com as ideias de liberdade, o
que de fato reivindicavam era a fraternidade e igualdade.
E ) 
Os latinos não se identificavam com as ideias defendidas pelos americanos, pois 
acreditavam que estes eram imperialistas.
4 )
Sobre a ética, é correto afirmar que ela é:
A ) 
Um conjunto de atitudes harmônicas que atendem a toda a coletividade, objetivando o bem-
estar e a felicidade de todos.
B ) 
Um conjunto de leis, praticadas por juízes sabedores do que vem a ser melhor para o 
conjunto da sociedade.
C ) 
A normatização dos hábitos e costumes de uma sociedade, presentes principalmente em sua
realidade social.
D ) 
A normatização de leis, que recolocam os hábitos e os costumes em seus devidos lugares 
para assim a sociedade regrar-se.
E ) 
Um conjunto de atitudes que visam harmonizar a sociedade, estabelecendo o regramento 
para aqueles que são mais aptos.
5 ) PORTADORES DE DEFICIÊNCIA - a questão da inclusão social
Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo 
discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho.
O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial 
é tão antigo quanto a socialização do homem.
Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implementado a
inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência, visando resgatar o 
respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o 
acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento.
Movimentos nacionais e internacionais têm buscado o consenso para a formatação de uma
política de integração e de educação inclusiva, sendo que o seu ápice foi a Conferência 
Mundial de Educação Especial, que contou com a participação de 88 países e 25 
organizações internacionais, em assembléia geral, na cidade de Salamanca, na Espanha, 
em junho de 1994.
Este evento teve como culminância a "Declaração de Salamanca", a qual visa  a inclusão 
do deficiente, a diminuição dos preconceitos sociais e ações junto à educação.
Maria Regina Cazzaniga Maciel  (adaptado)
Com base no texto, considere seguintes afirmações:
I – As ações privadas são simultâneas às do Estado, prevenindo desta forma uma situação 
mais frágil daqueles que estavam diretamente envolvidos com os deficientes.
II – A Declaração de Salamanca tem como principais objetivos a inclusão do deficiente, a 
diminuição dos preconceitos sociais e ações junto à educação.
III – As escolas mais preparadas para receber os deficientes são aquelas em que os 
profissionais estão preparados e os pais estão mais envolvidos com a causa.
Sobre as afirmações:
A ) 
Apenas a I está correta.
B ) 
Apenas a II está correta.
C ) 
A II e III estão certas.
D ) 
Todas estão erradas.
E ) 
Todas estão corretas.
6 )
A xenofobia se tornou uma realidade nos países desenvolvidos ou naqueles que passaram a 
receber numerosos imigrantes em busca de novas oportunidades ou por estarem fugindo de 
conflitos religiosos e fortes crises econômicas.
É característico da xenofobia:
A ) 
Tolerar o imigrante, por compreender que este passa por dificuldades e, portanto, acolhe-o 
rapidamente.
B ) 
Os imigrantes passarem a ter um amparo legal de toda a comunidade, conseguindo interagir
com esta rapidamente.
C ) 
Os imigrantes serem rapidamente reconhecidos como estranhos aos hábitos e costumes da 
localidade, por estes motivos, muitas vezes são hostilizados.
D ) 
A imigração pouco se relaciona com a xenofobia, pois tal sentimento está presente apenas 
em países abertos à entrada de estrangeiros.
E ) 
Os países mais abertos às correntes migratórias costumam ser aqueles que mantêm suas 
tradições e toleram a hegemonia racial.
7 )
Temos uma sociedade complexa. Em sua diversidade encontramos um segmento 
representativo que é o dos deficientes. Este segmento tem direito à cidadania.
Assinale a alternativa correta:
A ) 
A cidadania aos deficientes está garantida pela lei e a prática social se reflete no bem-estar 
que assistimos em seu dia a dia.
B ) 
Nossa Constituição não apresenta nenhum item que se aproxime das necessidades deste 
grupo no Brasil.
C ) 
O direito à inclusão social é um direito à cidadania, possibilitando maior dignidade e bem-
estar ao deficiente.
D ) 
Estamos oferecendo ao deficiente leis, normas e amparos que já existem em nossa 
Constituição desde 1916.
E ) 
O assistencialismo é a única forma de inclusão dos deficientes, daí as políticas de inclusão 
tão atualizadas
8 )
Quando nos referimos a minorias, também estamos tratando de deficientes físicos e idosos, 
por exemplo. Aponte qual situação seria sem ética nas alternativas a seguir:
A ) 
A existência de filas preferenciais para idosos.
B ) 
O fato de ter bancos especiais para deficientes, idosos e gestantes em ônibus, pois formam 
um grupo que necessitam de cuidados especiais.
C ) 
O fato de existir guias rebaixadas para que deficientes físicos tenham maior acessibilidade 
aos locais por onde andam.
D ) 
A existência de marcações em calçadas ou textos escritos em braile em locais como placas 
de museus.
E ) 
Estacionar em vaga de idosos, pois na realidade o idoso não tem mais os mesmos reflexos 
para dirigir um carro e deveria estar descansando em casa.
9 )
As minorias sociais são compostas por homossexuais, idosos, mulheres, deficientes, 
negros, índios, entre outros.
Sobre o conceito de minorias, é correto dizer:
A ) 
A classificação de minorias se dá não pelo número, mas pela situação de desvantagem 
social, pertencendo ao grupo daqueles que sofrem preconceito e discriminação.
B ) 
Todos aqueles que passam por desvantagens sociais são reconhecidos como minorias.
C ) 
As minorias são reconhecidas como grupos homogêneos, organizados e que possuem uma 
enorme força política.  
D ) 
As minoriassão caracterizadas por serem organizadas e realizarem passeatas para 
discutirem suas questões.
E ) 
Os negros não representam as minorias, pois possuem os mesmos direitos que os brancos, 
assegurados por nossa Constituição.
10 )
A diversidade social atende a diferentes grupos culturais, étnicos e religiosos. Portanto, em 
sua origem, a diversidade contempla a pluralidade que naturalmente compõe a sociedade.
Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) 
Aqueles que mantêm a tradição de garantir sempre o seu mesmo grupo social estão abertos 
à diversidade.
B ) 
A diversidade étnica pode trazer problemas para a melhoria da espécie. A mistura étnica 
torna a espécie humana mais fraca.
C ) 
A convivência entre religiões diferentes foi algo muito frequente na história do Ocidente.
D ) 
A xenofobia pode ser entendida como aqueles que toleram a diversidade e não têm 
preconceitos sociais.
E ) 
No Brasil a miscigenação é uma realidade e, portanto, o preconceito racial não é uma 
realidade junto à nossa população.
11 )
Ao longo da história do homem no Ocidente, a cidadania configurou-se de acordo com as 
necessidades e normas de cada povo. Sendo assim, a cidadania espelha os direitos e deveres
dentro de uma sociedade, garantindo a dignidade de cada um.
Assinale a alternativa correta:
A ) 
Em Atenas, eram considerados cidadãos todos aqueles que trabalhavam para os avanços da 
cidade. 
B ) 
Em Roma, apesar das dificuldades, os plebeus conquistaram sua cidadania depois de muitas
lutas.
C ) 
Com o Cristianismo, a cidadania era algo que vinha logo após o batizado.
D ) 
A cidadania estabelecida com a Declaração dos Direitos do Homem regra a vida das 
pessoas quando estas completam 18 anos.
E ) 
A Declaração dos Direitos do Homem organiza as leis e os direitos daqueles que possuem 
privilégio de sangue.
12 )
As teorias raciais estabelecidas no século XIX buscavam tipificar uma determinada raça e 
classificá-la como inferior, mostrando os quesitos pelos quais uma raça seria considerada 
superior à outra.
Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) 
Os europeus no século XIX viviam um momento histórico importante de conquistas e 
colonização, não sendo relevante estabelecer leis raciais.
B ) 
A busca por uma raça ideal nunca foi algo significativo na história da humanidade. As 
políticas e conquistas sociais sempre foram o foco das nações.
C ) 
Ao longo do tempo, as raças poderiam alcançar um equilíbrio, daí a pertinência de se 
tipificar as diferentes raças.
D ) 
No século XX, tivemos na Segunda Guerra Mundial um exemplo claro das consequências 
da discriminação racial.
E ) 
Nunca houve na história qualquer manifestação de discriminação, tal afirmação vem de 
ações afirmativas sem fundamentos pertinentes.
13 )
Por motivos de guerras religiosas ou ideológicas, muitas pessoas saem de seus países de 
origem em busca de novas possibilidades de vida.
Sobre esse assunto, é correto o que se afirma em:
A ) 
Estes imigrantes passam por entrevistas antes de viajar e são recusados no país que 
pretendem entrar, daí a xenofobia.
B ) 
A xenofobia não tolera a homogenia racial.
C ) 
A xenofobia é a intolerância ao próximo, ao igual.
D ) 
A xenofobia é a intolerância ao estrangeiro.
E ) 
A xenofobia vem ao encontro do desejo de se montar uma sociedade plural.
14 )
Com todo o tipo de preconceito que os índios ou negros ainda enfrentam em nossa 
sociedade, é impossível quantificar o quanto destas culturas estão presentes em nosso dia a 
dia.
Sobre esse fato, assinale a alternativa correta:
A ) 
Pode-se afirmar que a gastronomia baiana é uma forte representante da comunidade 
afrodescendente no Brasil.
B ) 
Pode-se afirmar que é desconhecida a musicalidade africana, tal a força do preconceito.
C ) 
A cultura indígena está presente em quase todos os festejos cívicos de nosso país.
D ) 
Pouco sobrou dos vestígios históricos da cultura indígena, sendo estes identificados 
sobretudo pela arqueologia.
E ) 
Nosso sincretismo religioso é uma demonstração de intolerância com a cultura indígena e 
africana.

Mais conteúdos dessa disciplina