Buscar

Trabalho de Cadeia de suprimentos

Prévia do material em texto

Nome: Alexandre da Silva Rezende Matricula: 610638
Trabalho de Cadeia de Suprimento
     Estoque - A empresa precisa encontrar equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque, que tem um alto custo para a organização, ou nenhum estoque, o que pode comprometer a capacidade de atender a demanda do mercado. Esse é um importante ponto no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
     
Tipos de gestão de estoque de sucesso:
Just in time – o estoque no tempo certo - Em muitas empresas modernas está presente o Just in Time, que é um tipo de estoque que a empresa terceiriza, ele vem quando é necessário, acompanhando o ritmo e o desenvolvimento das vendas e dos pedidos. Ele existe para que a empresa não precise gastar o seu capital sem ter a exata informação do seu retorno. As consequências da utilização do Just in time são agilidade e economia para as empresas. O Just in time é ideal para o estoque de processo produtivo.
Estoque de produto final e marketing - A empresa vai gerar também o estoque de produto final. É o estoque daqueles produtos que vão para a prateleira e o seu destino é chegar às mãos do cliente. O estoque de produto final guarda o produto pronto e, no caso de perecíveis, começa a contar preciosos prazos de vencimento. Esses produtos já têm endereço certo de entrega ou uma demanda bem previsível de vendas. É o caso de vendas planejadas, rotineiras e previsíveis.
A área de estoque do produto final pode e deve se entender bem com a área de Marketing, porque esse estoque pode ser utilizado para incrementar promoções e competições mercadológicas com a concorrência, como aquele conhecido “leve dois e pague um”. Essa forma de promoção, além de agradar o cliente e chamar a sua atenção para a marca, pode também mandar para o mercado produtos em vias de vencimento (alimentos, por exemplo), ou já em final de estação, como o caso de moda e vestuários.
O estoque é um fator decisivo na estrategia de participação no mercado. Pois é um diferencial no mercado, se a empresa tem um produto de pronta entrega ou se o cliente precisa esperar longos periodos para receber um produto.

Continue navegando