1 pág.

Pré-visualização|Página 1 de 1
Regime Diferenciado de Contratação (RDC)
O RDC é uma ferramenta de licitação mais eficaz.
Em agosto de 2011 foi editada a Lei nº 12.462/2011 que instituiu o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) . Caracterizado por ser um novo regime de contratação para aquisições públicas. Este regime não é uma nova modalidade de licitação, mas sim, um novo conjunto de regras destinadas a aquisições do poder publico. Inicialmente este regime era exclusivamente para as obras de engenharia da Copa do mundo, Copa das confederações e das Olimpíadas, no entanto, posteriormente operações legislativas incluíram essa mobilidade para obras de engenharia em outros setores também:
- Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);
- Sistema Único de Saúde (SUS);
- Mobilidade Urbana;
- Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Penitenciarias;
- Unidade de Atendimento Socioeducativo;
Origem da RDC
O Regime Diferenciado de Contratação tem origem nos Estados Unidos (USA) e na Europa e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) teve influência para a implementação da RDC no Brasil, que foi instituída no Brasil pela medida provisória MP 527/11 e posteriormente transformada na Lei 12.462/2011.
Principais objetivos
Os principais objetivos do RDC podem ser descritos como:
- Ampliar a eficiência nas contratações;
- Tratar todos os licitantes de forma igual (Isonômica);
- Aumentar a competitividade entre os licitantes;
- Promover a troca de experiências e tecnologias visando melhor custo-beneficio para o setor publico;
- Selecionar a proposta mais vantajosa para a administração publica;
O RDC possui diversas vantagens no processo licitatório.
O RDC como um processo licitatório eficaz
O RDC representa um avanço no modelo tradicional de licitação, dado que o mesmo diminui os custos do projetos e também visa encurta o tempo do processo.
A principal diferença entre o Pregão e o RDC pode ser descrita como:
- Pregão: é relacionado a bens e serviços comuns;
- RDC: é relacionado a obras de engenharia.
No RDC, assim como no pregão, há uma inversão das fases do procedimento licitatório, dado que a Habilitação só acontece após o julgamento das propostas. Além disso, há uma redução do prazo de publicação e uma fase recursal única: 5 dias uteis após a análise dos documentos de habilitação.
Diferentemente do modelo tradicional de licitação, o orçamento previamente estimado para a contratação torna-se-á público apenas e imediatamente após o encerramento da licitação.
Contratação Integrada
A Contratação Integrada é a grande novidade introduzida pela RDC.
A grande novidade introduzida pelo RDC é a Contratação Integrada. Nesse modelo da qual a contratada é responsável pela: elaboração do projeto, execução e entrega da obra acabada.
Desta maneira, não haverá Isso se dá para que não haja transferência dos custos ou novos termos aditivos em casos de erro no projeto.
Remuneração Variável
O conceito de remuneração Variável foi introduzida pelo RDC.
O RDC trouxe ainda a figura da da remuneração variável, que está vinculada ao desempenho da contratada, essa remuneração é baseada em:
- Metas;
- Critérios de Qualidade;
- Sustentabilidade Ambiental;
- Prazo de Entrega.
Observações Importantes
A opção pelo RDC devera constar de forma expressa do instrumento convocatório e com exceção das hipóteses previstas na Lei nº 12.462/2011 o RDC afasta a aplicação da Lei nº 8.665/93, que é o regime geral de licitações, exceto as normas que o RDC mantiver.
Conclusão
Juntar a Contratação Integrada com a Remuneração Variável transforma o RDC no processo licitatório mais condizente com os primados da eficiência.