A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Registro de Empresa

Pré-visualização|Página 1 de 1

Registro de Empresa

O que é registro de empresa?

O registro de empresa é algo obrigatório e deve ser realizado conforme a determinação da lei. Dessa maneira, o registro empresarial nada mais é que, a forma legalizada de operar o negócio do empresário, isto é, com o registro, o mesmo estará agindo dentro da lei com relação a documentação empresarial. Este registro é uma série de documentação proposta e organizada pelos órgãos públicos. Com isso, o empresário pode gerenciar seu negócio desde que reembolse o governo em impostos sobre do estabelecimento aberto.

HTML image 0
Registro Emprasarial: Imagem Ilustrativa

Empresa de Direto/Regular

Uma empresa de direito ou regular é, basicamente, uma empresa que foi registrada formalmente. Uma vez que a mesma está registrada, ela pode usufruir de todos os benefícios concedidos pela lei empresarial.

Para a atividade da empresa ser considerada legal a mesma deve estar registrada no sistema criado para promover o registro legal das empresas, isto é, o SINREM (Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis).

Uma grande vantagem do registro empresarial é que, quando uma empresa faz este registro, os seus sócios ficam protegidos pela personalidade jurídica (responsabilidade limitada), isto é, todo e qualquer mau que acontecer com a empresa não afetará o lado pessoal dos sócios da mesma, em outras palavras, não irá afetar a pessoa física dos sócios.

Empresa de Fato/Irregular

Uma empresa de fato ou, também denominado irregular, é uma empresa que não foi, formalmente, registrada. Como consequência, a mesma não pode usufruir dos benefícios da lei empresarial. Então, algumas das características que este tipo de empresa não possui são, por exemplo, o fato de não possuir CNPJ, não poder emitir nota fiscal, não poder abrir conta em banco, não poder participar de licitações para vender ou fornecer ao poder público. Além disso, este tipo de empresa corre o risco de ser multada e o recolhimento de impostos será feito através do lucro estimado da mesma.

Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis (SINREM)

Como citado acima, o SINREM promove o registro legal das empresas, contudo, para oferecer este serviço o SINREM deve obedecer uma formação e uma organização. Desta maneira, o SINREM é composto pelo Departamento Nacional de Registro de Empresas (DNRC) e pelas juntas comerciais.

Departamento Nacional de Registro de Empresas (DNRC)

O DNRC é, basicamente, um órgão federal criado para auxiliar no controle da legalidade de empresas. Logo, este departamento tem a função de orientar, supervisionar, coordenar e normatiza o funcionamento do sistema de registro de empresas mercantis. Em outras palavras, este departamento não é responsável, diretamente, pelo registro das empresas mas sim pelo funcionamento do sistema (inteiro) de registro de empresas mercantis.

Juntas Comerciais

As juntas comerciais são órgãos estaduais, isto é, cada estado possui uma junta comercial a fim de auxiliar no controle legal de empresas. Dessa forma, a junta comercial é, sim, responsável por executar e administrar os serviços de registro, isto é, quando uma empresa solicita o seu registro, ela o faz, diretamente, numa junta comercial ou em alguma unidade administrativa da própria junta comercial.

Eventualmente, as juntas comerciais poderão ter Unidades Administrativas Regionais espalhadas pelo estado. Isso nada mais é do subdivisões para facilitar o controle proposto inicialmente.

Dessa maneira, voltando ao assunto de empresa regular e empresa irregular. Vemos, com mais clareza que, a empresa regular nada mais é que uma empresa que está registrada na junta comercial e a empresa irregular é uma companhia que exerce a atividade empresarial, porém não possui registro com a junta comercial. Entretanto, um fato interessante é que, em ambos os casos acima, os dois são considerados empresários para o direto brasileiro.

HTML image 1
Registro: Junta Comercial

Registro de Empresa: Contrato Social

Em uma empresa, o contrato social é, basicamente, o que marca o nascimento da empresa. Neste contrato, consta todas as funções básicas da empresa, como o setor de atuação, o seu objetivo final e a participação de seus sócios dentro da mesma.