Buscar

Relatório - ANTONIO CARLOS

Prévia do material em texto

FACULDADE SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS
ANTONIO CARLOS DE SOUSA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BOM JARDIM - MA
2020
ANTONIO CARLOS DE SOUSA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Relatório de Estágio Supervisionado I apresentado à Faculdade ISEPRO como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
BOM JARDIM - MA
2020
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Ilustração 1 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA................................................................................................................08
Ilustração 2 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA................................................................................................................10
Ilustração 3 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA................................................................................................................12
Ilustração 4 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA................................................................................................................13
Ilustração 5 – Fluxograma da atividade da Secretária de Saúde de Bom Jardim - MA..............................................................................................................................17
Ilustração 6 – Layout do espaço de atividade...........................................................19
SUMÁRIO
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA	5
1.1. Identificação do Estagiário Nome:	5
1.2. Identificação da Empresa em que se Realizou o Estágio	5
2. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO	6
2.1. Histórico da Empresa	6
2.2. Organograma Geral da Organização	7
2.3. Inovação Tecnológica	14
2.4. Controle da Administração Pública	15
2.5. Políticas Públicas e Desenvolvimento Local	15
3. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA EM QUE SE REALIZOU O ESTÁGIO	17
3.1. Fluxograma da atividade principal da empresa	17
3.2. Apresentação e análise do Layout da área.	17
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO	19
APÊNDICE	20
ANEXO	21
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
1.1. Identificação do Estagiário:
Nome: Antonio Carlos de Sousa Silva
Ano: 2020
Período(s): 7° período
Curso: Administração
Faculdade: FAZ - Faculdade Sucesso EaD.
1.2. Identificação da Empresa em que se Realizou o Estágio 
A empresa de atuação é na Prefeitura Municipal de Bom Jardim, localiza na Avenida Jose Pedro Vasconcelos, S/N, CEP: 65380-000, na cidade de Bom Jardim, Maranhão. Os dados para contatos através do telefone (98) 3664-2125, fax: (98) 3664-2125 e pelo site oficial do município: www.bomjardim.ma.gov.br e e-mail do departamento: saudebj@gmail.com.
O departamento de atuação é no abastecimento do sistema de saúde, com as indicações dos médicos, enfermeiros, e agente de saúde, do ramo de atividade de Administração Pública e segmento de Prestação de Serviços da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS. O setor possui 24 funcionários ao todo.
A Administração Pública do Poder Executivo tem como objetivo permanente assegurar à população do município de Bom Jardim, condições dignas de vida, buscando o crescimento econômico com justiça social e responsabilidade ambiental. 
As disciplinas correlatas são: Recursos Humanos, Materiais e Logística e Administração Geral. 
: 
5
2. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO 
2.1. Histórico da Empresa 
No ano de 1962, Bom Jardim, se encontrava na categoria de Distrito município de Monção, com seu 1º líder político, o vereador Maneco Souza, residente no Distrito, juntamente com outros dois vereadores, Afonso Pinto e Valdivino Amorim. Com a promulgação da Lei nº 2735, de 30 de dezembro de 1966, sete anos após sua fundação, o povoado Bom Jardim passou à categoria de cidade. Em 14 de março do referido ano, foi realizada sua instalação pública (MOTTA, 2007).
João Batista Feitosa, nomeado a interventor do município pelo Governador do Estado, José Sarney, instalou a primeira Prefeitura no município, em uma das casas do fundador do lugar, cedida por ele e sua esposa Euzamar Oliveira Vasconcelos localizada na Avenida José Pedro. Atualmente o prédio da prefeitura se localiza na Avenida Jose Pedro Vasconcelos, em prédio próprio. Atualmente o prefeito municipal é o Francisco Alves de Araújo (MOTTA, 2007).
 O município de Bom Jardim, é um município brasileiro do estado do Maranhão. Localiza-se a uma latitude 04º44'30" sul e a uma longitude 44º21'00" oeste, estando a uma altitude de 40 metros. Sua população é de 41.435 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2016. Possui área de 6.771,88 km² e densidade demográfica de 5,93 hab/km². Localizada às margens da BR-316, que a liga ao estado do Pará.
Localizando-se na microrregião do Vale do Pindaré, faz limites com os municípios de Monção, Açailândia, Tufilândia, Pindaré Mirim, São João do Caru, Newton Belo, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Zé Doca, Centro Novo do Maranhão e Itinga do Maranhão. 
O município tem 6.590,48 km³ de área territorial. A área urbana corresponde a 113 km². A referida área detém 35% da população total, sendo que 65% da população se concentra na zona rural. A densidade demográfica do município em 2016 é de 6,2 habitantes por km².
O município de Bom Jardim é o 7º maior no estado e está localizado na microrregião do Vale do Pindaré. Localiza-se em área pertencente à Amazônia Legal. Faz limites com os municípios de Monção, Açailândia, Tufilândia, Pindaré Mirim, São João do Carú, Newton Belo, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Zé Doca, Centro Novo do Maranhão e Itinga do Maranhão.
A Administração Pública do Poder Executivo tem como diretrizes a predominância das políticas públicas dirigidas à justiça social; Expansão do mercado de trabalho, por meio de incentivo a economia local, do aumento da escolaridade e oferecimento de oportunidades de qualificação e treinamento, de melhoria da renda e das possibilidades de ocupação das pessoas; Valorização dos recursos humanos da Administração Pública; Promoção da transparência na Administração Pública e .Apoio ao desenvolvimento de organizações civis, pequenas e microempresas, micro empreendedorismo individual, associativismo e cooperativismo.
2.2. Organograma Geral da Organização
A Administração Pública é constituída: da Secretaria de Chefia de Gabinete; Procuradoria e Ouvidoria do Município; Secretarias Municipais e suas respectivas unidades organizacionais.
ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA IMEDIATA 
A. Procuradoria Geral – PROCURADORIA; 
B. Ouvidoria do Município – OUVIDORIA; 
C. Secretaria de Gabinete Civil – SEMGAB; 
D. Secretaria Municipal de Comunicação Social – SECOM; 
E. Secretaria de Articulação Política Institucional – SEMAPI. 
ÓRGÃOS DE ATIVIDADES MEIO 
A. Secretaria Municipal de Administração e Planejamento – SEMAP; 
B. Secretaria Municipal de Controle Interno – SEMCOI; 
C. Secretaria Municipal de Gestão de Compras, Suprimentos – SEMCS; 
D. Secretaria Municipal de Finanças e Tributos – SEMFIT. 
ÓRGÃOS DE ATIVIDADES FINALISTICAS 
A. Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS; 
B. Secretaria Municipal de Educação – SEMED; 
C. Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS; 
D. Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Agrário e Pesca – SEMAF; 
E. Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA; 
F. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – SEMISP; 
G. Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL; 
H. Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SEMCT; 
I. Secretaria Municipal da Juventude – SEMJU; 
J. Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres – SEMMU.
Ilustração 1 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA.
Fonte: bomjardim.ma.gov.br (2020).
De acordo com o Organograma, o gabinete é a sede politico-administrativa do Poder Executivo do Município de Bom Jardim, atual Prefeito Francisco Alves de Araújo, sendo o local onde o prefeitoexpede os atos típicos de sua competência, observados os limites e prerrogativas determinadas na Constituição Federal e regulamentadas na Lei Orgânica Municipal.
A Procuradoria Geral do Município é instituição de natureza permanente, essencial à administração da justiça e à administração Pública Municipal e tem por finalidade assistir direta e imediatamente o Poder Executivo, no desempenho de suas atribuições e, especialmente, em assuntos de natureza jurídica, mediante a elaboração de pareceres e defesa dos interesses do Município de Bom Jardim em juízo. Sendo atual titular Marcos Aurelio Silva Matos.
A Secretaria Municipal de Controle Interno é o órgão ligado diretamente ao Gestor do Poder Executivo, tem como missão institucional estabelecer metas de Controle Interno, com a finalidade de fiscalizar de forma prévia, concomitante e posterior os atos administrativos, bem como a preservação e a aplicação correta dos recursos disponíveis, em atendimento ao programa de governo e zelando pelos princípios que regem a administração pública. Sendo atual titular Manuelle Carvalho Cabral.
A Ouvidoria Municipal é órgão auxiliar, subordinado ao gabinete, permanente e com autonomia administrativa e funcional que tem por objetivo apurar as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos da administração pública municipal direta e indireta, bem como das entidades privadas de qualquer natureza que operem com recursos públicos, na prestação de serviços à população. Sendo atual titular Jose Amaral de Ramos.
A Secretaria Municipal de Administração e Planejamento tem como finalidade viabilizar o planejamento municipal juntamente com os demais órgãos da administração, gerir os recursos humanos, materiais e equipamentos e serviços intermediários, que proporcionem a execução das atividades das demais unidades administrativas. Sendo atual titular Gilvaldo Silva Mendanha
A Secretaria de Gabinete Civil é órgão responsável por assistir direta e imediatamente ao Chefe do Executivo no desempenho de suas atribuições, auxiliando no relacionamento e na tomada de decisões que envolvem as diversas esferas de poder, tanto interna, quanto externamente, ou seja, as demais secretarias, entes federativos e o Poder Legislativo. Sendo atual titular Sandra Lucia Correia Guimaraes de Araujo.
Ilustração 2 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA. (Continuação)
Fonte: bomjardim.ma.gov.br (2020).
A Secretaria Municipal de Gestão de Compras e Suprimentos é um órgão da administração direta da Prefeitura de Bom Jardim, que tem por finalidade executar as atividades de controle do estoque e logística do Almoxarifado Municipal e a realização de compras demandadas dos processos de licitação. Sendo atual titular Marisângela Rodrigues De Sousa. 
A Secretaria Municipal de Articulação Política Institucional tem como objetivo prestar assistência direta e imediata ao Prefeito do Município no desempenho de suas atribuições, sendo atual titular Jose Vieira Dos Santos Filho.
A Secretaria Municipal de Finanças e Tributos é um órgão da administração direta da Prefeitura de Bom Jardim, que tem por finalidade executar as atividades econômicas e tributárias do município. Sendo atual titular Gildene Costa Alves
A Secretaria Municipal de Comunicação Social é um órgão ligado diretamente ao Gestor do Executivo Municipal e tem como principal função planejar e coordenar a política municipal de Comunicação Social, relacionada direta e indiretamente com todas as unidades da Administração Pública. Sendo atual titular Rafael Do Nascimento Goncalves.
A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como finalidade o atendimento à população de baixa renda e em risco social. Sendo atual titular Raimunda Maria Rodrigues De S. De Macedo.
A Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo desenvolvimento da política educacional do município, é órgão da administração direta. Sendo atual titular Janilson Marques Dos Santos.
A seguir, temos o foco principal deste trabalho, que é a Secretaria Municipal de Saúde.
Compete à Secretaria Municipal de Saúde, no desenvolvimento dos programas e projetos voltados para a melhoria no atendimento do sistema público municipal de saúde. Fica criada no âmbito desta secretaria a Unidade de apoio a pacientes em tratamento fora do domicilio, doravante denominada CASA DE APOIO. Sendo atual titular Carlos Alberto Félix De Alencar.
A secretaria municipal de saúde é responsável por planejar, formular, orientar, coordenar e implementar as políticas de saúde do governo municipal, incluindo atendimento ambulatorial e hospitalar, e você também é responsável por planejar, formular e implementar medidas de vigilância sanitária e epidemiológica de acordo com sua competência.
Ilustração 3 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA. (Continuação)
Fonte: bomjardim.ma.gov.br (2020).
Compete à Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Agrário e Pesca, órgão responsável pelo apoio ao desenvolvimento agropecuário da administração direta, fica criada no âmbito desta secretaria a Unidade de Cadastramento Rural e Regularização Fundiária, doravante denominada UMCRF. 
Compõem a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Agrário e Pesca. 
A Estrutura Funcional da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Agrário e Pesca passa a ter a seguinte composição, em cargos comissionados: e funções gratificadas, sendo atual titular Elberfran Oliveira Costa.
Ilustração 4 – Organograma geral da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Bom Jardim - MA. (Continuação)
Fonte: bomjardim.ma.gov.br (2020).
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o órgão ao qual incumbe formular, coordenar, executar e fazer executar, em estreita articulação com as Secretarias Municipais de Agropecuária e Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura e Serviços Públicos e, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor, a política municipal do meio ambiente, buscando o equilíbrio ambiental, necessário para a sadia qualidade de vida, das atuais e futuras gerações. Sendo atual titular Gledstony Fortaleza De Andrade.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, órgão de planejamento, coordenação e execução da política de desenvolvimento urbano, uso do solo e serviços públicos. Sendo atual titular Antônio Alexandro Dos Santos Sousa
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem a finalidade planejar, coordenar e executar atividades que garantam o desenvolvimento da cidadania por meio da prática de esportes, do fomento a difusão da cultura, a formação cultural, a valorização das raízes culturais da população, além de atividades que permitam a humanização da vida urbana e a integração da comunidade. Sendo atual titular Davi Mota Da Silva. 
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a responsabilidade pela condução da politica municipal da cultura e do turismo do município, atuando de forma integrada na consecução dos objetivos e metas governamentais. Sendo atual titular Hugo Romoro Sousa Dias.
A Secretaria Municipal da Juventude tem a finalidade planejar, coordenar e executar programas e ações de atendimento e apoio à juventude. Sendo atual titular Romario Pereira Gomes
 
2.3. Inovação Tecnológica 
Inovações representam esperança, novidade, desafio para alguns poucos e medo, risco, insegurança, perigo e instabilidade para a maioria. Inovação tecnológica é elemento gerador de mudanças que não se relaciona apenas com questões de ordem técnico-científica, mas apresentam também dimensões de ordem política, econômica e sócio-cultural. Para a introdução de produtos ou serviços novos necessita-se ser criativo, paradigmático, experimentalista, sistêmico, interdisciplinar, insatisfeito e ousado por natureza. Inovação tecnológica e design se confundem à medida que estes buscam trabalhar sobre processos e produtos na construção de um diálogo entre tecnologia e sociedade, tendo como base o processo criativo humano. No entanto, a inovação tecnológica dentro domodelo capitalista tem sido vista exclusivamente pelo prisma da nossa sociedade globalizada atrelada ao círculo vicioso da economia ortodoxa: produção - consumo - crescimento econômico (CASAGRANDE, 2004).
A administração pública atua no modelo de inovação tecnológica, buscando a implantação de um sistema de informação com impacto organizacional nos diversos setores, acompanhada de capacitação contínua dos servidores, para estes lidarem com as complexidades de se trabalhar com documentos eletrônicos, além de ações de conscientização da relevância das práticas inovadoras para o setor público.
Todo os armazenamento dos dados são gerados pelos sistemas digitais das secretarias do município, por isso, todos os setores possuem computadores com acesso a internet, impressoras entre outros equipamentos de comunicação, como telefones e fax.
2.4. Controle da Administração Pública 
A finalidade do controle da Administração Pública é assegurar que a mesma atue em conformidade com os princípios que lhes são impostos pelo ordenamento jurídico, como por exemplo, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Controle administrativo é o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública (em sentido amplo) exerce sobre sua própria atuação, sob os aspectos de legalidade e mérito, por iniciativa própria ou mediante provocação (ALVES, 2016). 
Na esfera federal temos o modelo de supervisão ministerial pelo Decreto-lei 200/67 que trata do Controle da Administração Pública, abrangendo todos os órgãos da Administração Direta ou centralizada e as pessoas jurídicas que integram a Administração Indireta ou descentralizada.
No ordenamento municipal temos o Decreto-Lei Nº 201, de 27 de Fevereiro de 1967. Que dispõe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores, e dá outras providências, que envolvem questões como ordenar despesas, cota de pessoal, prestação de contas, licitações, contratos administrativos, etc. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, atua no modelo de controle do Legislativo e Judicial, com administração e gestão pública, politica, sob o ótica d Código de Penal relaciona como CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, a Lei nº 8.429/92 – Lei da Improbidade Administrativa -, pelos artigos 9º, 10 º e 11 º. E pode instaurar a qualquer momento comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades nas atividades.
Os pontos vigentes do controle estão na administração de Licitações; Contratos; Responsabilidade Fiscal; Disciplina; Recursos Humanos e Comunicação.
2.5. Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Políticas públicas é o campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas, como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos. Política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. O que o governo escolhe fazer ou não fazer. O papel da política pública é na solução de problemas (SOUZA, 2006).
Algumas obras e programa de Políticas Públicas foram implantados como a Manutenção de Poços promovida pela Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Serviços Públicos de Bom Jardim em 2017. Ainda no mesmo ano, foi realizada a reforma das Escolas em apoio às atividades da Prefeitura Municipal de Bom Jardim - MA, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Outra obra realizada, a construção de uma escola com 06 (seis) salas padrão FNDE. Povoado Santa Luz, pela Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim.
Já Em 2018, foi realizada a construção da escola de Educação Infantil localizada na Rua São João Centro, outra na Vila Esperança, e mais uma localizada na Rua 06, Novo Jardim, pela Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim. Houve também a reforma dos prédios da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS Sede, CRAS Vila Esperança e do prédio Administrativo da Secretaria de Assistência Social), pelo Fundo Municipal de Assistência Social de Bom Jardim. 
Reforma dos prédios Administrativos do Município de Bom Jardim/MA. (Centro Administrativo Varig, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Agrário e Pesca e a Secretaria Municipal de Educação), pela Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Serviços Públicos.
Reformas das UBS dos Povoados: Oscar, Cassimiro, Igarapé dos Índios. Rosário, Santa Luz, Brejo Social, Vila Novo Jardim – Miril, Tirirical, São Pedro do Carú e Novo Carú de Interesse da Secretaria Municipal de Saúde. Obra de Implementação de Melhorias Sanitárias Domiciliares pelo Fundo Municipal de Assistência Social. 
Realização de obra de conclusão da construção de uma Unidade Básica de Saúde -UBS na Vila Pedrosa, UBS na Vila Meireles; UBS do Alto dos Praxedes pelo Fundo Municipal de Saúde. Reforma do Hospital Municipal Adroaldo Alves Matos, de interesse da Secretaria Municipal de Saúde.
 
3. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA EM QUE SE REALIZOU O ESTÁGIO 
3.1. Fluxograma da atividade principal da empresa
O mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão e comunicação criada para apoiar a melhoria dos processos existentes ou auxiliar na introdução de novos procedimentos. Na tecnologia de mapeamento de processos, existem fluxogramas, que são gráficos gerais que permitem verificar como funcionam todos os componentes do sistema e facilitar a análise de sua eficácia. Incluem ferramentas extremamente importantes para a empresa, pois são projetadas para esclarecer a sequência de atividades e melhorar o processo de negócio, pois com o uso dessas ferramentas gráficas é possível entender a função do processo, melhorar a eficiência, identificar gargalos e pontos de melhoria (CAMPOS, 2017).
Ilustração 5 – Fluxograma da atividade da Secretária de Saúde de Bom Jardim-MA
Início
Chegada ou solicitação de Documentos 
Separação da documentação
Fim
Digitação e tabulação de documentos
Identificação
do documento
Arquivamento
Entrada de documento
→
Saída do documento
 ←
Fonte: Autor (2020).
O fluxograma esclarece todas as etapas para realizar a digitação, classificação, aprovação, produção e arquivamento dos documentos emitidos pela Secretária de Saúde, o percurso começa a partir da solicitação ou da produção/chegada dos documentos, e atenta para o prazo, que é a data previamente determinada. Caso a entidade não entregue os documentos no prazo acordado sem solicitação e autorização, o departamento enviará carta solicitando os motivos do atraso.
Uma vez determinado o documento, os seguintes recursos de produção/separação de documentos serão organizados na data planejada: Após a finalização do pedido, o documento será digitalizado, numerado, perfurado e arquivado de acordo com o processo padrão. 
Para os arquivos digitalizados, deve-se preparar uma planilha mensal (a análise é feita por meio de uma planilha do Excel, que já contém todos os campos considerados preenchidos para todos os tópicos) e iniciar a análise. A análise envolve a observação cuidadosa dos dados de entrada e saída.
3.2. Apresentação e análise do Layout da área.
Segue o layout do ambiente de trabalho de atuação. No total, são 24 (vinte e quatro) funcionários que se dividem em setores e funções, na sala de Coordenação possui 3 (três) funcionários, na sala do secretário 2 (dois) funcionários, no R.H apenas 3 (três) funcionários e TFD 2 (dois) funcionários, na sala de Digitação, a qual pertence ao estagiário, são no total de 14 (quatorze) funcionários. Todos dividem os ambientes que se desenvolvem as atividades e compartilham os móveis, equipamentos e materiais de expedientes.
Em cada ambiente, deve-se atentar para a ergonomia e o conforto dos móveis dos ambientes, que e a forma como as pessoas utilizam os móveis estão diretamente relacionados à saúde dos colaboradores, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho. Cada peça tem potencial para fazer esse trabalho; como os objetos interagem em um projetovisual para transmitir os atributos e o valor da marca. 
Ilustração 6 – Layout do espaço de atividade
Fonte: Autor (2020).
De acordo com a natureza da atividade e as características do próprio trabalho, existem móveis característicos de departamentos como este. Geralmente, em um escritório, certas estruturas são comuns. Com base neste aspecto, descrevemos os móveis e equipamentos da entidade de cada sala: estantes, prateleiras e ninchos, divisórias, mesas e cadeiras. Em termos de tecnologia, a sala está equipada com computadores, impressoras, scanners, telefones que podem fazer chamadas e faxes. 
Além disso, é imprescindível que todas as salas tenham acesso à Internet, e disponham de tomadas, USB, VGA, HDMI nos momentos críticos, para que todos possam utilizá-las, aumentando a produtividade.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 
ALVES, Léo da Silva. Prefeitos: como realizar uma gestão municipal eficiente. Conjunto de medidas para prevenir responsabilidades de autoridades municipais. JUS.com.br, 2016.
CAMPOS, Giovanna Ataria. Mapeamento de Processos e Fluxograma no Setor de Contratos, Convênios e Prestação de Contas da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba. 2017. 64 f. Ciência e Tecnologia, Caraguatatuba, 2017.
CASAGRANDE JR, Eloy Fassi. Inovação tecnológica e sustentabilidade: possíveis ferramentas para uma necessária interface. Revista Educação & Tecnologia, v. 8, p. 97-109, 2004.
MOTTA, Adilson. História e Geografia Bonjardinense. Radiografia de uma cidade brasileira, 2007.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, n. 16, p. 20-45, 2006.
.
APÊNDICE 
ANEXO
Carta de Inicio de Estágio
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando

Outros materiais