Custo Primário
1 pág.

Custo Primário


DisciplinaAdministração113.179 materiais805.682 seguidores
Pré-visualização1 página


Custo Primário


O que é um custo?

O termo custo pode ser explicado como significação do tipo de gasto que determinada empresa é capaz de efetuar em virtude de sua produtividade, isto é, representa o gasto utilizado na prestação de serviços.



Pré-visualização de imagem de arquivo
Custo Direto em relação com o produto ou serviço

Desta forma, podemos entender como custos, de modo exemplificado, todos os produtos produzidos por uma fábrica, o total de mercadorias que dada loja dispõe no mercado ou, ainda, a quantidade de serviços que uma empresa determinada consegue realizar em um período de tempo.



Pré-visualização de imagem de arquivo
Imagem ilustrativa (custo)

Ademais, é de caráter notório e relevante realizar a consideração da natureza de custos relacionados com a atividade empresarial, uma vez que há a possibilidade e é altamente indicado que isto se concretize, pois tais fatores reduzidos trabalham a favor de uma maior lucratividade para a empresa.

Na sequência, explicaremos alguns conceitos, objetivando um melhor entendimento do assunto aqui abordado.


  • Mão de Obra: Consiste na participação do ser humano na prestação de um determinado tipo de serviço.
  • Materiais: Podem ser classificados pela natureza (primários) ou pela forma com que são apropriados (diretos). Eles são responsáveis por compor a forma física da prestação de serviço.
  • Gastos Gerais: Estão relacionados a itens que envolvem a mão de obra indireta, tais como luvas de segurança, EPI (equipamentos de proteção individual), energia elétrica, depreciação envolvida nos equipamentos, etc.
  • Depreciação: Sabe-se que o próprio valor que entra em depreciação como um todo é realizado por estimativas e de forma arbitrária é fixado de modo que no final é pouco útil para a alocação direta.
  • Rateios: N contabilidade de custo, representa um dos maiores problemas, uma vez que está atrelado a forma de transferir os custos indiretos aos produtos. Os critérios para se adotar um rateio podem ser: Mão-de-Obra direta, materiais diretos, horas-máquina.


Custos por Volume ou Produto

Em termos de classificação, é importante considerar como as empresas se organizam em relação aos custos, isto é, considera-se o volume delas, diferenciando custos fixos dos variáveis.

Neste sentido, todo o custo que possui alguma variação relacionado a um fato em função da quantidade de produtos fabricada é considerado como sendo um custo de caráter variável.

Por outro lado, todo o custo que permanece como sendo uma constante, e isso deve independer da quantidade de produtos fabricada, é denotada como fixo. Como exemplos, podemos citar os aluguéis e a depreciação.

Entretanto, a classificação acima mencionada pode não ser a mais indicada para determinados tipos de empreendimentos.

Sabe-se da existência de casos em que o custo pode ser melhor avaliado quando se realiza a análise em função da unidade que será vendida.

Neste contexto, é de grande notoriedade considerar que há diferenciação entre custos diretos e indiretos, como explicitado a seguir:


  • Custos diretos: podem ser entendidos como sendo os custos que são suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços que foram produzidos, isto é, possui parcelas identificada e atribuída a cada parte do produto (ou lote de produtos) que foi produzido. Como exemplo, mencionamos: mão-de-obra direta e matérias-primas.
  • Custos indiretos: Esse tipo de custo pode ser entendido como sendo o englobamento de todos os outros custos que estão atrelados à adoção de algum critério de rateio para sua efetuação a cada unidade ou lote que foi produzido.


O que é Custo Primário?

Podem ser entendidos como sendo os custos diretos com material e trabalho, não incluindo vendas gerais ou custos com a parte administrativa. Em outros termos, representa a soma da mão de obra direta com o material direto, não incluindo outros materiais. Por exemplo, a embalagem é um custo direto, mas não primário.



Pré-visualização de imagem de arquivo
Figura ilustrativa (custo primário)