Dados Brutos
1 pág.

Dados Brutos


DisciplinaAdministração122.572 materiais870.795 seguidores
Pré-visualização1 página


Dados Brutos

O que é?

Os dados brutos são as informações brutas obtidas em primeira mão, isto é, dados que não estão organizados em sua totalidade e foram obtidos em uma pesquisa de campo levantada, geralmente, para a área que estuda a estatística. Uma vez que esses dados não estão em ordem, eles não geram tantas informações, mas é uma boa base (mesmo fora de ordem) para ter uma visão ampla da situação estudada.

Quais áreas trabalham com a ferramenta de dados brutos?

A área que mais trabalha com dados brutos, como citado acima, é a disciplina de estatística. Entretanto, quaisquer áreas que façam estudos através de pesquisas, estimativas etc. são capazes de trabalhar com essa ferramenta. Exemplo de algumas áreas – além de estatística – seriam jornalismo, marketing, publicidade, área contábil etc.

Dados em Rol

Rol é uma técnica que está ligada, intrinsicamente, aos dados brutos, pois o rol é uma maneira de organizar estes dados de modo que eles fiquem em ordem, ajudando na organização das informações e, além disso, facilitando, muito, a compreensão da situação que está sendo estudada.

Outros métodos que podem ser aplicados aos dados brutos quando já se encontram em rol

Uma vez que já foi colhido as informações para o estudo e se tem-se, então, os dados brutos já em rol, os estudiosos aplicam outros métodos para extrair mais informações da ocasião. Exemplo desses métodos são frequência percentual, frequência simples acumulada, frequência percentual acumulada, amplitude total e frequência absoluta ou simples.

Frequência percentual: Ela mostra o percentual de acordo com um certo valor da amostra.

Frequência simples acumulada: Expõe o resultado do somatório das frequências simples trabalhadas anteriormente.

Frequência percentual acumulada: Representa o somatório das frequências relativas percentuais dos valores antecessores.

Amplitude total: É, dentre os dados pesquisados e obtidos, a diferença do maior valor de dado para o menor valor.

Frequência absoluta ou simples: Aponta o número de vezes de observações feitas em subáreas da estatística.

Além destas ferramentas, os dados são colocados em uma tabela de frequências que auxilia nos estudos do caso, facilitando a aplicação de todas essas técnicas supracitadas para conceber o melhor resultado para os estudos em questão.

Exemplo de utilização de dados brutos e rol

Uma pesquisa foi feita e foi perguntado as pessoas quantos animais domésticos elas possuíam ou já possuíram durante os seus anos vividos. A resposta está representa abaixo.

Pré-visualização de imagem de arquivo
Respostas da pesquisa sobre a quantidade de animais domésticos

Da forma com que estas informações estão colocadas, a chamamos de dados brutos. Repare que ela não traz consigo nenhuma especificação, nenhuma informação além do número que as pessoas responderam de acordo com o número de animais que elas têm ou tiveram. No entanto, á é possível notar que, dentro dessa amostra de pessoas que responderam a pesquisa, nenhuma ultrapassou o número dez em animais, algumas nunca tivera animais na vida etc. Logo, como já dito anteriormente, os dados brutos não revelam informações crucias da situação, como a porcentagem de pessoas que tem cinco animais, mas ainda assim, dá uma boa noção do que está sendo estudado.

Após a colheita dos dados brutos, eles serão colocados em ordem para se ter um norte do trabalho feito.

Pré-visualização de imagem de arquivo
Dados brutos já em rol

Da maneira com que estas informações estão dispostas, chamamos de rol. É importante notar que o rol organiza os dados brutos em ordem crescente, isso já auxilia de uma melhor forma pois agiliza encontrar dados, pois encontra-se com mais rapidez, facilita vermos quantas vezes a mesma resposta apareceu entre outras facilidades que está técnica proporciona ao profissional que a utiliza.

Por fim, depois de organizados, os dados são dispostos em uma tabela de frequências e são aplicados as outras técnicas de estudos já apresentadas para tirar o máximo de informações possíveis da pesquisa e apresenta-las da forma mais coerente.