Grupo de Contas
1 pág.

Grupo de Contas


DisciplinaAdministração145.273 materiais1.049.168 seguidores
Pré-visualização1 página

Grupo de contas

Um grupo de contas é uma segregação ou agrupamento das contas semelhantes em um único grupo. Cada grupo de contas no SAP é atribuído a um plano de contas, portanto, você só pode usar o grupo de contas se as áreas de contabilidade de custos usarem o mesmo plano de contas. Um COA, que lista os nomes das contas que uma empresa identificou e disponibilizou para registrar transações em seu razão geral , estabelece o nível de detalhes rastreado em um sistema de manutenção de registros. Normalmente, um COA contém os nomes das contas, breves descrições e códigos de identificação.

HTML image 0
Sistema SAP

Na prática, o COA serve como base para o sistema de manutenção de registros financeiros de uma empresa. Ele fornece uma estrutura lógica que facilita a adição de novas contas e a exclusão de contas antigas. Dentro do COA, as contas serão normalmente listadas na ordem de sua aparição nas demonstrações financeiras. Normalmente, as contas do balanço são listadas primeiro, seguidas pelas contas de demonstração de resultados.

Um objetivo importante de um COA é separar os gastos, a receita, os ativos e os passivos, de modo que os espectadores possam rapidamente ter uma ideia da saúde financeira de uma empresa. Um COA bem projetado não apenas atende às necessidades de informações de gerenciamento, mas também ajuda a empresa a cumprir com os padrões de relatórios financeiros. Uma empresa tem a flexibilidade de personalizar seu plano de contas para melhor atender às suas necessidades.

Dentro das categorias de receitas operacionais e despesas operacionais, por exemplo, as contas podem ser ainda mais organizadas por função de negócios e / ou por divisões da empresa. Um plano de contas provavelmente será tão grande e complexo quanto a própria empresa. Uma corporação internacional com várias divisões pode precisar de milhares de contas, enquanto um pequeno varejista local pode precisar de apenas cem contas.

Dentro das categorias de receitas operacionais e despesas operacionais, as contas podem ser ainda mais organizadas por função de negócios (como produção, vendas, administração, financiamento) e / ou por divisões de empresas, linhas de produtos, etc.

HTML image 1
Despesas e lucro

O organograma de uma empresa pode servir como esboço para seu plano contábil de contas. Por exemplo, se uma empresa divide seus negócios em dez departamentos (produção, marketing, recursos humanos, etc.), cada departamento provavelmente será responsável por suas próprias despesas (salários, suprimentos, telefone, etc.). Cada departamento terá sua própria conta de gastos por telefone, sua própria despesa com salários, etc.

Um plano de contas provavelmente será tão grande e complexo quanto a própria empresa. Uma corporação internacional com várias divisões pode precisar de milhares de contas, enquanto um pequeno varejista local pode precisar de apenas cem contas.

Cada conta no plano de contas geralmente recebe um nome e um número exclusivo pelo qual ela pode ser identificada. (O software para algumas pequenas empresas pode não exigir números de contas.) Os números das contas geralmente têm cinco ou mais dígitos, com cada dígito representando uma divisão da empresa, o departamento, o tipo de conta, etc.

Sistema SAP

Dentre os softwares usados para agrupar contas, o mais conhecido sem dúvidas é o SAP. SAP ERP coleta e combina informações dos diferentes módulos para fornecer um planejamento de recursos para a organização. Suas fases de implementação são:

  • Fase 1: Preparação do Projeto
  • Fase 2: Plano de Requisitos
  • Fase 3: Realização
  • Fase 4: Preparação Final
  • Fase 5: Suporte para entrada produtiva

HTML image 2
Tela do Sistema SAP

As empresas que estão planejando para implantar ou atualizar um sistema ERP SAP deve prestar atenção rigorosa para integração de sistemas para evitar o fracasso da implementação. Quando o sistema é integrado, fluxos de informação correta e completamente o fluxo entre os vários componentes SAP ERP não só agilizar os processos de negócios, mas também eliminar ou minimizar o trabalho derivado de redundância de dados.