A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
PROVAS CIÊNCIA E PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 4

Disciplina:
	Ciência e Propriedade dos Materiais (EPR24)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual e sem Consulta ( Cod.:335067) ( peso.:1,00)
	Prova:
	4487087
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As propriedades elétricas dos materiais estão diretamente relacionadas com a mobilidade dos elétrons. Em termos das características de condução de energia elétrica, os materiais podem ser classificados como condutores, isolantes, semicondutores ou supercondutores. Sobre as propriedades elétricas dos materiais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um material semicondutor apresenta espaçamento entre a banda de valência e a banda de condução menor do que o de um material isolante.
(    ) De forma geral, cerâmicas e polímeros tendem a apresentar um comportamento isolante de energia elétrica. 
(    ) O vidro de sílica (SiO2) possui propriedades elétricas interessantes, sendo bastante aplicado em semicondutores, em substituição ao silício (Si).
(    ) O alumínio (Al) pode ser considerado um semicondutor quando aplicamos uma diferença de potencial entre 50V e 100V.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Através do ensaio de difração de Raios-X é possível determinar aspectos relacionados à cristalinidade do material. Sobre esse ensaio, analise as sentenças a seguir:
I- No difratômetro de Raios-X, o resultado da análise é apresentado em um filme especial, semelhante ao apresentado em Raios-X na área da medicina. Nesse filme, a estrutura atômica pode ser observada de forma direta.
II- Nesse método de ensaio, as interferências construtivas geradas pela interação dos Raios-X primários com os átomos da amostra são analisadas. Dessa forma, podem-se obter informações importantes, como o parâmetro de rede.
III- As interferências construtivas são apresentadas como picos no gráfico resultante do ensaio, sendo esses picos característicos de cada material.
IV- Através do ensaio de difração de Raios-X é possível avaliar e diferenciar um vidro comum de um vidro de chumbo, ambos os materiais amorfos, devido à interação dos raios-X primários com os íons de chumbo gerarem interferências construtivas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Nos aços, os átomos de carbono ficam alojados nos interstícios da estrutura cristalina do ferro, gerando tensões e deformação na sua estrutura cristalina original. Sobre o efeito da presença de carbono no ferro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A quantidade de carbono que pode ser solubilizada na estrutura do ferro é limitada, e depende da temperatura.
(    ) A perlita é uma fase composta por lamelas intercaladas de ferrita (solução sólida de carbono no ferro) e cementita (Fe3C).
(    ) A fase ferrita apresenta elevada dureza quando comparada à cementita, em função da sua estrutura ser hexagonal compacta, com poucos sistemas de escorregamento.
(    ) A presença de átomos de carbono facilita o movimento das discordâncias, o que proporciona um material com maior tenacidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento utilizado para a caracterização de materiais cerâmicos, polímero e metais. É composto por um conjunto de lentes eletromagnéticas que colimam um feixe primário de elétrons, que é direcionado para a amostra. A imagem é formada a partir da análise do produto da interação dos elétrons primários com a amostra. Para a obtenção da composição química, com a utilização de uma sonda EDS, são analisados:
	 a)
	Os elétrons gerados pela colisão elástica.
	 b)
	Os elétrons gerados pela colisão inelástica.
	 c)
	Os Raios-X característicos.
	 d)
	Os raios infravermelhos característicos.
	5.
	As propriedades elétricas se relacionam fundamentalmente com as características dos elétrons nos diferentes materiais, e dependem da sua interação com o núcleo dos átomos. Sobre as propriedades elétricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os elétrons livres estão presentes nos materiais cerâmicos, porém estão vinculados à presença de discordâncias, que inibem o seu movimento.
(    ) Nos materiais semicondutores do tipo p, a corrente elétrica é gerada pela movimentação dos prótons, enquanto nos semicondutores do tipo n a corrente elétrica é gerada pela movimentação dos nêutrons.
(    ) Os metais condutores apresentam elétrons livres, que são responsáveis pela sua condutividade elétrica.
(    ) Os polímeros apresentam elétrons livres, gerados por ligações incompletas do carbono com o hidrogênio e, portanto, não são bons isolantes elétricos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	As propriedades magnéticas dos materiais são atualmente estudadas e aplicadas em diversos segmentos de base tecnológica. De fato, muitos avanços em diversas áreas se relacionam com o desenvolvimento de materiais magnéticos com propriedades específicas. Sobre essas propriedades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os materiais magnéticos duros apresentam como principal característica a elevada dureza e resistência ao desgaste mecânico.
(    ) Para a gravação de informações, o material empregado em discos rígidos, por exemplo, são magnéticos duros.
(    ) Para caracterizarmos um material como sendo magnético mole ou magnético duro, usualmente avaliamos a sua curva de histerese.
(    ) Um material magnético mole apresenta emissão espontânea de fótons, ao contrário dos materiais magnéticos duros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	A microscopia eletrônica de varredura apresenta algumas vantagens em relação à microscopia ótica na análise de materiais. Sobre as vantagens da microscopia eletrônica de varredura, analise as seguintes sentenças:
I- A resolução de um microscópio eletrônico de varredura é superior àquela apresentada normalmente para o microscópio ótico.
II- Na microscopia eletrônica de varredura, a imagem é colorida, mas não apresenta profundidade de foco.
III- No microscópio eletrônico de varredura, é possível obter informações a respeito do gradiente de composição química da amostra analisada.
IV- Ambas as técnicas (microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura) usam as informações geradas pela interação de elétrons com a amostra para gerar a imagem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	8.
	Os materiais metálicos são, de maneira geral, bons condutores de eletricidade. Conforme estudamos, essa característica está fortemente relacionada com as ligações metálicas, com a presença de elétrons livres. Quando aumentamos a temperatura de um material metálico, ocorre um incremento no movimento de vibração dos átomos. Nesse contexto, é correto afirmar que o movimento de vibração dos átomos:
	 a)
	Promove um maior espalhamento dos elétrons livres, o que diminui a condutividade elétrica líquida.
	 b)
	"Expulsa" elétrons das camadas internas, o que aumenta a condutividade elétrica