Projeto de Iinfraestrutura Urbana - ACQA sem nome
2 pág.

Projeto de Iinfraestrutura Urbana - ACQA sem nome


DisciplinaProjeto de Infraestrutura Urbana88 materiais111 seguidores
Pré-visualização1 página
1º AVALIAÇÃO CONTINUADA \u2013 QUESTÃO ABERTA
Projeto de Infraestrutura Urbana
No dia 27 de novembro de 2017 uma forte chuva atingiu a cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais, e resultou em estragos em várias partes da cidade. Houve inundações na região central, veículos foram arrastados e a água invadiu estabelecimentos comerciais e uma faculdade no Centro, além do Terminal Oeste. O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 12 ocorrências, entre elas, o socorro de um homem de 40 anos que estava em casa tentando escoar água da chuva, mas ficou ferido após a queda de um muro. Ele sofreu escoriações e um corte na cabeça e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, com quadro de saúde estável.
(https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/forte-chuva-causa-enchente-e-estragos-em-uberaba.ghtml)Fonte: G1
Dentre as possíveis causas para a ocorrência desse tipo de catástrofe estão uma acelerada ocupação do solo e uma rede de drenagem pluvial urbana incompatível com esse tipo de ocupação.
Apesar de ser um subsistema que passa despercebido pelos olhos da população, a rede de drenagem pluvial urbana desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da cidade. Cite pelo menos dois benefícios gerados por uma rede drenagem adequada e bem planejada.
Atenção:
Cuidado! Plagiar zera a sua nota! Portanto, quando utilizar trechos idênticos de autores lidos (seja de um único autor ou recortes de autores diversos), inclua como citação direta ou indireta (entre aspas e citando a fonte entre parênteses). Caso contrário, é sempre necessário parafrasear, ou seja, escrever o que o(s) autor(es) lido(s) disse(ram) com as suas próprias palavras. Copiar trechos sem inseri-los como citação é plágio, independentemente se foram recortes de trechos da mesma fonte ou de fontes diversas.
Não se esqueça de entrar em contato com o seu Professor Tutor Online em caso de dúvidas, certo? Porém lembre-se, é importante que esse contato seja realizado com tempo suficiente para que o professor possa atende-lo (a).
RESPOSTA
A rede de drenagem pluvial bem adequada de acordo com a cidade planejada permite evitar enchentes em dias onde a precipitação seja muito intensa, sem provocar erosões e o direcionamento para o local apropriado (jusante). O crescimento populacional, sem a implementação de políticas públicas de habitação, gera a ocupação, parcelamento de terrenos irregular e de forma desordenada do solo urbano, cobrindo áreas demasiadamente grandes, gerando a impermeabilização do solo, reduzindo a capacidade de absorção e a infiltração da precipitação pluviométrica, aumentando consideravelmente o risco de enchentes, pela impossibilidade de escoamento da água. A que salientar que o crescimento populacional gera como efeito direto o aumento de lixo e descarte de materiais, os quais, muitas vezes, quando inexistente política eficaz de coleta, são responsáveis por obstruir/tapar as únicas unidades de vazão e escoamento da água da chuva (bocas de lobo e bueiro). Destarte, além da degradação do ambiente urbano, pelo acumulo de lixo nas vias, eles são responsáveis pelo entupimento e alagamentos, gerando prejuízos materiais e humanos a toda coletividade.
Sendo assim, as duas principais em minha opinião, além de evitar enchentes e evitar erosões, posso citar dois pontos de suma importância que se completam:
- A redução de doenças que se propaga proveniente da chuva ou da água acumulada na via, evitando lamaçal, água parada e reduzindo as incidências de doenças hídricas;
- Diminui o impacto ambiental aos mananciais e rios que recebem a água desse sistema, evitando erosões e poluição.
Fontes:
Texto fonte da matéria 1ª Semana no AVA da Uniube 760_cnico_infra-estruturaurbana.pdf -TT/PCC/17 de WitoldZmitrowicz e Generoso de Angelis Neto.
http://jpaobras.com.br/jpa/noticias/importancia-da-drenagem-e-manejo-de-aguas-pluviais-urbanas-2/
1