Buscar

Projeto de Pré-Escrita em Psicomotricidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE
Kymberlly Souza Martins
PROJETO EDUCACIONAL: Pré-escrita
GOIÂNIA
SETEMBRO DE 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE
Kymberlly Souza Martins
PROJETO EDUCACIONAL: Pré-escrita
Síntese apresentada à disciplina de Psicomotricidade como atividade processual, sob a orientação da Prof.ª Anna Karolina Silva Alencar. 
 
 
 
 
GOIÂNIA
SETEMBRO DE 2018
O evento Ação Ser Social está em sua 15° ação (edição), e foi realizado no Centro de Tratamento Comunitário (CTC), localizado no setor Progresso. Proporcionando diversos serviços de caráter social, e contanto com a participação do Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa). O objetivo proposto pela professora Anna Karolina do curso de Psicologia, foi realizarmos a organização de uma sessão de psicomotricidade que envolvessem os conceitos de: lateralidade, orientação temporal e espacial, esquema corporal, coordenação motora e pré-escrita.
No dia 15 de setembro realizei a oficina de Pré-Escrita que se iniciou por volta das 8h– 11h. Para trabalhar este conceito, foram propostas duas atividades: Meu livro e tracejado. Todos os conceitos abordados acima, são de grande relevância para o processo de escrita.
Lateralidade: Percepção do lado direito e esquerdo, que será o lado predominante e podemos saber qual mão a criança segura o lápis. Podendo se dividir em homogênea, cruzada ou ambidestra.
Orientação temporal: Capacidade de reconhecer acontecimentos: antes, durante e depois. Na pré-escrita podemos trabalhar a temporalidade em forma de sequencias, ex. o que vem antes da letra B? E depois?
Orientação espacial: É a tomada de consciência da situação das coisas entre si. Trabalhamos com o ditado, circuitos envolvendo letras, formas.
Esquema corporal: Se dá pela personalidade da criança de acordo com sua maturidade e funções psicomotoras. As sensações vindas de fora para dentro, em outras palavras seria a percepção que poderíamos trabalhar o reconhecimento do nome.
Coordenação motora: É o controle do movimento do corpo, permitindo desenvolver os pequenos músculos, as pontas dos dedos, trabalhar com recorte, dobraduras, e aperfeiçoamento da escrita. 
E por fim a Pré-escrita que é nossa coordenação viso-manual trabalhando a visão e o tato. Para escrever eu preciso do tato e todos os conceitos acima para expressar visualmente. A escrita é o processo bem refinado que precisa atingir a destreza (agilidade), a velocidade e a precisão, que atingem um bom desempenho na qualidade, legibilidade, capricho e ritmo.
As crianças se desenvolveram bem na oficina, a maioria delas sabiam escrever o nome ou reconheciam a primeira letra, o que facilitou a elaboração da atividade. Já a atividade de tracejado, foram poucos os que realizaram. Acabavam se empolgando na confecção do livro, e na hora de desenvolver a outra não queriam, ou acharam muito infantilizada, mas com essa experiência podemos agregar a teoria à pratica e refletir sobre nossa práxis. 
REFERENCIAS
BUENO, Jocian Machado. Título: PSICOMOTRICIDADE TEORIA E PRÁTICA: da escola à aquática. 1. ed. São Paulo: Cortez,2013.

Continue navegando