Buscar

Porque a matemática existe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Porque a matemática existe?; Para que serve? , Porque eu preciso estudar matemática?.
São perguntas frequentes feitas pelas pessoas que insistem em saber, enfim, a finalidade da matemática. Como podemos ver, a matemática está presente cada vez mais no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora… O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a matemática é tão fundamental as nossas vidas como o português, assim como precisamos da linguística para falar nosso idioma, necessitamos dos números e seus derivados! Aprender matemática não é algo fácil, pra muitos, mas ela faz parte da nossa vida a todo momento. Se ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, iremos ver que a matemática não se trata apenas de uma simples diversão ou de uma simples aula chata, mas sim, de um conteúdo bastante importante que faz parte de nossas vidas e que carregaremos pelo resto da vida!
Os melhores profissionais de todas as áreas, inclusive àquelas que não são afins, são exímios Matemáticos. Tem pessoas que decidem fazem uma faculdade de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, entre outras da área da saúde porque acham que não tem Matemática lá. Engano, pois o profissional da saúde utiliza a Matemática quando vai analisar valores referenciais de um simples exame de sangue, ou até mesmo quando é necessário aplicar uma dosagem de um medicamento em um paciente, por exemplo. Não se engane pois em todas as profissões a Matemática está presente.
Até uma simples dona de casa usa medidores de massa (kg) em sua cozinha para fazer suas receitas. Ela nem sabe, mas está sempre conectada com a Matemática.
Chegou o momento em que a humanidade percebeu que não dá pra viver sem os conhecimentos matemáticos, ou seja, a Matemática desempenha um papel de fundamental importância nos âmbitos da sociedade, desde uma simples compra de um produto, até as mais complexas situações cotidianas.
Apesar de não parecer, ela está presente em todo o momento da nossa vida, seja em contas rápidas ou em contas mais complexas. Há também contas que interessam a todos nós, as que são utilizadas para a avaliação da nossa saúde. 
O profissional de Educação Física utiliza a matemática em diferentes momentos. Como, por exemplo, na prescrição de cargas adequadas nos programas de treinamento físico, sendo para atletas de alto rendimento ou para a manutenção de nossa saúde e qualidade de vida. A utilização da matemática é de extrema importância na avaliação dos indicadores de risco, servindo para predizer a probabilidade do desenvolvimento de doenças. A obesidade associada ao sedentarismo e a outros fatores que influenciam negativamente a saúde e a qualidade de vida da nossa população.
Os riscos do individuo desenvolver hipertensão arterial, doenças coronarianas (distúrbios que envolvem a circulação das artérias) e taxa de mortalidade aumentam quando o valor do IMC é superior a 30 Kg/m². Pessoas com IMC inferior a 18 Kg/m² também apresentam elevado risco em desenvolver doenças cardiovasculares.
Portanto lembre-se: Não podemos pensar na matemática como uma matéria a parte. A matemática está presente em nós.

Outros materiais