Buscar

APOL 2 Manutenção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Manutenção
	Data de início: 
	24/09/2019 20:35 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	
0:00:38 
Questão 1/5 - Gestão da Manutenção
GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Formalmente, a definição de manutenção é a combinação de ações técnicas, administrativas e de supervisão, com o objetivo de manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida, ou seja, fazer o que for preciso para assegurar que um equipamento ou máquina opere dentro de condições mínimas de requerimentos e especificações (ABNT, 2004).
 
Com relação a Estrutura da Manutenção, assinale a alternativa correta que representa os sistemas básicos de manutenção adotados pelas empresas.
	
	A
	Manutenção por Área, Manutenção por Departamento, Manutenção Centralizada e Manutenção Combinada.
	
	B
	Manutenção por Classe, Manutenção por Setor, Manutenção por Ordem Mundial e Manutenção de Confiabilidade.
	
	C
	Manutenção por Aspecto, Manutenção por Arco, Manutenção por Otimização e Manutenção Financeira.
	
	D
	Manutenção por Fluxo de Processo, Manutenção por Sistema Informatizado, Manutenção Descentralizada e Manutenção de Suprimentos.
�
Questão 2/5 - Gestão da Manutenção
GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Em decorrência das exigidas eficiências operacionais cada vez mais altas nos ambientes industriais que implicam necessariamente em previsibilidade das falhas e tempos reduzidos para os reparos, podemos afirmar que a principal responsabilidade recai sobre as áreas de manutenção para que descubram a origem da falha e não tão somente agir sobre os seus efeitos (quebras imprevistas, degradação, etc.). Nesta condição, obtém-se um melhor gerenciamento dos processos de desgastes dos diversos componentes das máquinas. Este raciocínio pode e deve ser aplicado igualmente aos seguimentos de serviços e comércio (PEREIRA, 2010).
 
Alguns conceitos complementares são importantes na gestão da manutenção, desta forma assinale a alternativa correta que define o que é Dependabilidade.
	
	A
	É uma função ou combinação de funções de um item que são consideradas necessárias para promover um dado serviço.
	
	B
	Capacidade de um item em atender, dentro de determinados padrões, a uma demanda de serviço dentro de certas características quantitativas, ou seja, quanto ele suporta (NBR 5462 – 1994).
	
	C
	Termo usado para descrever o desempenho da disponibilidade juntamente com os fatores que o influenciam tais como: confiabilidade, logística de manutenção e manutenibilidade (NBR 5462 – 1994).
	
	D
	É a que permite alta disponibilidade para a produção durante todo o tempo em que ela estiver em serviço e a um custo adequado.
�
Questão 3/5 - Gestão da Manutenção
A correta realização de cada fase do ciclo de vida dos ativos (projeto, aquisição, fabricação, instalação, comissionamento, operação e manutenção) dependem a confiabilidade, disponibilidade e os resultados empresariais.
I – O projeto inclui projeto básico e projeto detalhado e é fundamental o envolvimento dos usuários diretos e indiretos. Como desempenho pode ser avaliada a confiabilidade, produtividade, qualidade final do produto, segurança e preservação ambiental, e as econômicas.
II - Os Equipamentos devem considerar sua adequação ao projeto: dimensionamento correto, capacidade inerentes esperadas (dados técnicos como TMEF), qualidade, manutenibilidade, custo-eficiência e padronização com outros equipamentos
Com respeito às duas asserções acima pode-se afirmar que:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é a verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são falsas.
	
	D
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira.
�
Questão 4/5 - Gestão da Manutenção
GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
A Manutenção Produtiva Total ou TPM (Total Productive Maintenance), filosofia japonesa que busca maior eficiência da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, inclui programas de manutenção preventiva e preditiva e assume, hoje, um papel importantíssimo na indústria, sendo amplamente utilizada como um poderoso instrumento para a redução dos custos e aumento da produtividade.
 
Assinale a alternativa que define o objetivo da Manutenção Produtiva Total (TPM).
	
	A
	Demonstrar os métodos para um perfeito alinhamento de eixos rotativos dentro de tolerâncias específicas.
	
	B
	A redução de quebra dos equipamentos, redução do tempo de espera e de setup, através de uma maior participação integração, e comprometimento de todos os funcionários da empresa, buscando uma maior confiabilidade do sistema.
	
	C
	Aumentar a confiabilidade de máquinas que utilizam rotores, identificando e corrigindo problemas de desbalanceamento, diferenciandoos de outros problemas por meio do monitoramento de vibração e da análise de fase.
	
	D
	Conhecimento das características normais de operação dos rolamentos e dos principais tipos de falhas, suas correções e prevenções.
�
Questão 5/5 - Gestão da Manutenção
GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
O ponto fundamental na implementação da meta de TPM é sua ligação às atividades da fábrica e a geração de resultados à luz dos planos da empresa e dos departamentos, para melhoria da produtividade geral e das metas anuais de redução dos custos da fábrica (SANTOS, 2010).
 
Tem como estrutura base, um sério programa de treinamento. A MA - Manutenção Autônoma, é uma das colunas de sustentação mais importantes da TPM - Manutenção Produtiva Total, onde os Operadores partilham com a manutenção, de algumas funções básicas de cuidados e atenção às máquinas, e que se baseia em 03 simples, mas importantes tarefas.
Assinale a alternativa correta que indica quais são as 3 tarefas da Manutenção Autônoma.
	
	A
	Aumento da vida útil de componentes, equipamentos e instalações.
	
	B
	Limpeza, Lubrificação e Reapertos.
	
	C
	Manter, Prolongar a vida e Modificar.
	
	D
	Operar, adaptar e manter.
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais