Buscar

projeto de estagio 3

Prévia do material em texto

�
SUMÁRIO
1 PARTE I: PESQUISA 	03
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA		03
1.2 OBJETIVOS 		03
1.3 A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA NA MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO	04
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 	06
2.1 METODOLOGIA	06
2.2 VIVECIA NO ESTAGIO 	07
2.3 CRONOGRAMA 	08
REFERÊNCIAS	08
ANEXOS	08
�
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
O presente projeto tem a área de concentração voltada para as Novas Tecnologias e Educação Matemática, enfatizando o tema Informática como ferramenta de Ensino na Matemática. Eu escolhi essa opção, porque vejo que novas tecnologias devem ser aplicadas a formação do aluno no ensino fundamental como também em outros níveis do ensino. Alguns especialistas defendem o conhecimento construído pelo próprio docente, outras estimulam o desenvolvimento de varias habilidades, as novas tecnologias estão presentes na escola como um todo, isso faz com que o educando aplique seus conhecimentos adquiridos de uma maneira mais satisfatória, acredita-se também que o indivíduo deva buscar seu próprio aprendizado, as novas formas de aprendizagem usando a tecnologia, devem ser aplicadas como um instrumento de ensino nas escolas, usando a informática o aluno pode ter um modelo de busca ao conhecimento mais voltada para era da informação, já que as tecnologias estão presentes em suas vidas.
1.2 OBJETIVO
- Aproximar o educando aos novos recursos tecnológicos, ensiná-los a fazerem bom uso deles e através dessas tecnologias trabalharem na disciplina de matemática de forma interativa e pratica.
 
- Dinamizar o ensino, buscando inserir novas tecnologias no âmbito escolar e em especial na matemática.
- Estimular a mente do aluno com o uso das ferramentas tecnológicas.
- Aumentar a qualidade de ensino e consequentemente a aprendizagem através do acesso a informação.
1.3 A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA NA MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO
De alguns tempos pra cá, vem crescendo consideravelmente o uso de novas tecnologias como ferramenta no ensino aprendizagem nas instituições de ensino. 
Nem sempre essas tecnologias são bem vistas no meio profissional da educação, principalmente entre professores de escolas públicas, frente a métodos tradicionais de ensino.
A lousa, os livros muitas vezes desatualizados, a régua de madeira, o velho diário, a lista de exercícios, ainda são os principais recursos utilizados por muitos professores. 
Enquanto o professor desenvolve sua aula, os alunos enviam mensagens de seus “ipods” ou acessam a internet, com aparelhos celulares cada vez mais avançados ou com seus “netbooks”. As novas tecnologias exigem dos professores uma concepção de suas práticas, algumas estratégias, incluindo o uso da informática na matemática, tem se tornado uma solução eficaz muito importante para o ensino aprendizagem. 
As novas tecnologias aplicadas no ensino à matemática podem contribuir para uma aprendizagem com grande perspectiva para o futuro. Portanto, deve-se reconhecer a importância das mudanças na educação, em especial, na Matemática, pois as tecnologias serão capazes de divulgar as informações, as novas descobertas científicas, diminuir as distâncias, enfim ter a certeza que o mundo virtual pode proporcionar melhor qualidade na educação. Estamos em uma sociedade que vive em constantes transformações onde necessariamente estamos informados e atualizados para podermos nos comunicar, trabalhar, estudar utilizando uma série de recursos tecnológicos que foram criados para nos auxiliar nas nossas atividades.
 Podemos dizer que vivemos na era da informação e por isso é importante definirmos o que são tecnologias.
 De acordo com Moran,
Quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Vamos falar de elas a seguir. Mas antes gostaria de lembrar que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. [...] O giz que escreve na lousa é tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com o outro isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo também são tecnologias importantes e também muito mal utilizadas, em geral (MORAN, 2003, p. 137-144)
De fato a maneira de se aprender tomou novos rumos, a educação tem passado por momentos magníficos que nos fizeram pensar, ordenar e pautar um plano de ação sobre todas essas tecnologias que estão diante de nós professores nos faz reconhecer a importância de um ensino informatizado, isto é fato. Futuramente, será que esses profissionais possuirão o amparo e o apoio para assumir essa nova responsabilidade? Considere-se que o obstáculo mais difícil nessa situação escolar consiste no fato de que nossa sociedade precisa mudar de pensamento, na forma de agir, conscientizar-se de que essa realidade ter que ser assumida, que não pode ser mais adiada ou ignorada pelos educadores e pela sociedade em geral. 
Desta forma, que o ambiente escolar deva ser reestruturado não só fisicamente. Professores e gestores devem planejar e desenvolver ações a fim de qualificar profissionais que possam atender a essa demanda educativa, incorporando a realidade virtual no ensino e na aprendizagem, no currículo escolar, nas metodologias inovadoras. Como? Promovendo formação adequada aos profissionais de Matemática, fazendo alianças e parcerias e, assim adequando o espaço escolar às necessidades dos educandos.
A realidade é que se escreveu muito pouco disso. Necessita-se de avaliações e pesquisas exaustivas e profundas sobre o impacto das NTIC na sala de aula e nos sistemas educacionais. Elas nos dariam clareza sobre os motivos dos acertos e fracassos, assim como sobre os desafios que devemos enfrentar. Entretanto, a falta de pesquisa sobre o impacto das NTIC não é exclusiva do setor educativo: existe uma preocupante ausência de estudos que analisem as NTIC em relação às transformações sociais, políticas e culturais que elas promovem no interior de nossas sociedades, e em consequência, [que permitam] identificar as responsabilidades e desafios educativos implicados com intuito de promover maior justiça social e progresso democrático (TEDESCO, 2004, p. 98)
Para que as Novas Tecnologias no ensino da Matemática possam ser satisfatórias é preciso equipar e manter nossos estabelecimentos de ensino com condições adequadas para o pleno atendimento da demanda escolar, oferecer qualificação profissional aos professores e, promover mudanças culturais, valorizando o educador.
É importante salientar que não é uma simples maquina que vai fazer com que uma criança dotada de Inteligência possa aprender determinados conceitos matemáticos e sim desenvolver um raciocínio onde ela possa criar conjecturas, abstrair suas ideias tornando-as conhecimentos formais com ajuda do computador. Então é importante estar a par das transformações e tentar entendê-las. 
Desse modo possamos oferecer ao aluno um ensino de qualidade diante às novas tecnologias é imprescindível que estejamos qualificados e habilitados para trabalhar nesse inovador método de ensino e aprendizagem. Estar inserido nesse novo meio quer dizer não deixar de usar as tecnologias já existentes e sim, introduzi-las e ter o conhecimento técnico para utilizá-las e para desenvolver atividades pedagógicas eficientes.
 Ninguém é capaz de ensinar aquilo que não aprendeu. Somente se ensina o que se conhece. E, para se trabalhar com Novas Tecnologias é preciso ter conhecimento técnico e, assim saber lidar como toda essa informatização de forma a produzirbons frutos com essa prática que é tão prazerosa e nos mostra na prática o que a teoria nos ensina.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
O estágio curricular obrigatório III, observação nos anos finais do ensino fundamental foram organizados em algumas etapas, primeira etapa corresponde á preparação do estágio, onde foi escolhida a instituição de ensino concedente ou seja, a Escola Estadual Profª Fausta Garcia Bueno, uma instituição de ensino fundamental e ensino médio, localizada em Campo Grande-MS, onde foram observadas 20h aulas e regidas 5hs, foram observadas pelo professor Plínio Rodrigo Silva Paz, seguindo o roteiro de observação onde coletou-se dados da instituição de ensino, como também sua estrutura física, funcionários, professores e gestão.
As turmas escolhidas para estágio foram as turmas do Ensino Médio: 2° Ano, turma A; 2° Ano, turma B; 3° Ano, turma A e 3° Ano, turma B. Todos do período vespertino.
Finalizando teremos o roteiro de entrevista que será exposto em (anexos) 
2.2 VIVÊNCIA NO ESTÁGIO
No caminho da nossa formação procuramos basear nossas teorias adquiridas em alguns anos de estudo, mas essas teorias devem ser confrontadas com a prática, e nada mais adequados do que participar do estágio, através da observação adquirimos conhecimento necessário para isso. No estagio no ensino médio a chance de conhecer a escola, alunos, professores e todas as pessoas envolvidas no contexto educacional.
Berreiro (2006, p,89-90) diz que:
A relação entre teoria e prática, na formação do professor, constitui o núcleo articulador do currículo, permeando todas as disciplinas e tendo por base uma concepção sócio-histórica da educação, alguns princípios devem nortear os projetos de estágio supervisionado: a) a docência é a base da identidade dos cursos de formação; b) o estágio é um momento da interação entre teoria e prática; c) o estágio não se resume á aplicação imediata ,mecânica e instrumental de técnica, rituais, princípios e normas aprendidas na teoria e d) o estágio é o ponto de convergência e equilíbrio entre aluno e professor. Berreiro (2006, p,89-90). 
O estágio na educação é parte indispensável para a trajetória de um aluo de matemática, porque certamente tem sua contribuição, onde possibilita o conhecimento da pratica em campo, atrai valores e aprendizagem a área. Neste contexto podemos usufruir a seguinte pergunta, qual a atual realidade do professor?
	O estágio supervisionado, da a possibilidade para o estagiário refletir sobre o dia-a-dia dentro da escola, baseando a teoria com a prática vista por intermédio de pesquisa, isso é muito importante para a formação do professor. 
2.3 CRONOGRAMA
	Data
	Turno e horário
	Atividade
	22/04/2019
	Matutino das 7h ás 8h40mi
	Regência: 3°Ano B, Matrizes e Determinantes (Determinantes de ordem um, dois e três; Determinantes de ordem superior a três).
	23/04/2019
	Matutino das 9h45min ás 11h25min
	Regência: 3°Ano A, Geometria Analítica (Conceito de plano cartesiano; distância entre dois pontos).
	23/04/2019
	Matutino das 7h ás 8h40min
	Regência: 2°Ano B, Matrizes ( adição, subtração e multiplicação de matrizes).
	26/05/2019
	Matutino da 7h50min ás 9h30min
	Regência:2°Ano A, Matrizes ( adição, subtração e multiplicação de matrizes).
	26/05/2019
	Matutino das 9h45mi1 ás 14h25min
	Regência: 2°Ano C, Matrizes (adição, subtração e multiplicação de matrizes). 
	 Carga Horária: 1h40min. 
REFERÊNCIAS
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144.
. Internet no ensino. Comunicação & Educação. V (14): janeiro/abril 1999, p. 17-26. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras,1995.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 a ed. São Paulo: Papirus, 2006.
ANEXOS/APÊNDICES 
APÊNDICE I - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRI III
Nome do estagiário: Ricardo Paes Dias					 RA: 136034
Disciplina: Estágio Curricular Obrigatório III
Nome do Orientador: Edmilson Vicente Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 		 Turma: Flex 0888/5
Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica
 
Organização:
A Escola Estadual Prof.ª. Fausta Garcia Bueno, situada na Rua Carlos Scardine n° 138 Bairro Coophasul, Campo Grande – MS. É mantida pelo Governo do Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS) situada no Bairro Parque dos Poderes no município de Campo Grande/MS, CEP: 79031902. Telefone (67) 3318-2200, página oficial: http://www.sed.ms.gov.br. CNPJ/MF 02.585.942/0182-50. 
O Colégio conta com 3 turnos de funcionamento com os respectivos horários; matutino das 7h as 11h25, vespertino das 13h as 17h25 e noturno das 19h as 22h25. Sendo para os respectivos níveis: Ensino Fundamental no período vespertino com três turmas do 6°ano e três de7° ano, duas turmas do 8° ano e duas turmas de 9 ° ano. No período matutino o Ensino Médio que são três turmas do 1° ano, quatro turmas do 2° ano e três turmas do 3° ano. Por fim no período noturno também Ensino médio, com duas turmas do 1° ano, duas do 2° ano e duas 3° ano e quatro turmas na modalidade EJA. 
A Escola possui uma media de 30 alunos por sala, onde as faixas etárias variam por turma, no Ensino Fundamental as turmas de 6° ano ficam com idade entre 10 e 12 anos; 7° ano entre 11 e 13 anos; 8° ao entre 12 e 14 anos e 9° ano entre 13 e 15 anos. 
No Ensino médio as idades variam entre um intervalo de: No 1° ano, a idade dos alunos é entre 14 e 16 anos, no 2° ano entre 15 e 17 e no 3° ano entre 16 e 18 anos. 
O quadro de docentes da Instituição conta com um total de 36 professores sendo: 22 professores efetivos e que ministram aulas em dois ou mais turnos, e 14 professores são convocados que exercem a função de apoio em sala de aula por tempo determinado, a escola ainda conta com um supervisor, um coordenador pedagógico, um diretor e mais 14 profissionais (entre efetivos e contratados), que fazem parte do corpo técnico da Instituição, para que os objetivos educacionais sejam atingidos.
Dentre esse total de funcionários, o projeto EJA-MS conta com um psicólogo, uma assessora da coordenação e uma coordenadora pedagógica, além de uma interprete de Libras. Geralmente os pais se dirigem a escola, quando são convocados para reuniões, para tratar de assuntos relacionados ao regimento da escola e para a entrega do boletim escolar bimestral. 
O intervalo (recreio) é organizado pela coordenação da escola com tempo de 15 minutos, onde há um inspetor para manter a ordem sem que haja perigo de algum acidente ou dano físico, devido a agitação dos alunos, Não existe atividade durante esse período. 
A Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS), possui duas nutricionistas responsáveis pelo planejamento e elaboração dos cardápios das escolas estaduais. O cardápio contempla utilização de gêneros alimentícios básicos. 
O Conselho de classe tem por suas características, reunir os Professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. 
Por ser um órgão colegiado, integram todos os professores das diversas disciplinas, juntamente com os coordenadores pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais. 
O Conselho possui como documento: Ficha de Observação do Conselho de Classe: possui uma ata de Conselho de Classe e tem seu período de ocorrência sempre nos finais dos bimestres. O mesmo é realizado na sala dos professores, a Gestão escolar juntamente com os coordenadores realiza a comunicação acerca das reuniões. 
O ultimo momento da reunião do Conselho de Classe, deve ser destinado a socialização dos casos críticos, diante das dificuldadesque o Conselho identificar. 
Nesse momento o Professor deverá esclarecer os pontos levantados, de forma que, o conselho de classe entendido como um momento de reflexão das praticas avaliativas pode ser o começo possível do Ensino real na tentativa de atingirmos o Ensino ideal de uma Instituição de Ensino democrático. 
 Infraestrutura:
A Escola Estadual Prof.ª Fausta G. B., foi construída em um terreno cuja a extensão total é de 6.360 m2 e a área construída é de 1.987 m2. O espaço construído contem quatro blocos onde estão distribuídas as dependências. 
Atualmente a Escola funciona com oito salas de aula, uma sala de direção, uma secretaria, uma sala de estudos e planejamento, um almoxarifado, uma dispensa de alimentação, uma sala para os Professores, uma sala para a coordenação pedagógica, um banheiro feminino e outro masculino para os Professores e administrativo, uma sala de tecnologia educacional, um saguão coberto, uma cozinha, banheiros para o corpo discente masculino e feminino, um banheiro para cadeirantes, deposito de materiais de educação física, quadra de esportes coberta, uma cantina, estacionamento de motos, uma copa, uma recepção, uma biblioteca. Á infraestrutura é bem conservada, assim como o ambiente interno e externo ficam sempre limpos, além de contar com acesso para deficientes visuais com piso tátil e rampas para cadeirantes. 
A Escola conta com uma sala multifuncional que contem uma TV monitor LCD, um aparelho de DVD, uma impressora, um notebook, uma caixa amplificadora. 
A Escola fornece aos estudantes materiais escolares como livros, cadernos e um uniforme, comumente da gestão publica. 
O Colégio conta com recursos para diversos serviços como reparos, por exemplo, provenientes de diferentes tipos de fontes, tais como verbas adquiridas pela APM (Associação de Pais e Mestres), com recursos próprios, e conta também com recursos da Secretaria de Educação e MEC/NDE. 
Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar 
A Escola Estadual Prof.ª Fausta Garcia Bueno, tem por finalidade: atender o disposto nas constituições Federal e Estadual, na lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da criança e do adolescente, ministrar a Educação Infantil , o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, observados em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis. 
Esta Instituição atende ao disposto nas constituições Federal e Estadual, na lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDBN n°9394/1996 no plano Estadual de Educação Lei n° 4621/2014 e nas regulamentações e politicas da Secretaria de Estado de Educação que contem as seguintes finalidades: garantir o pleno desenvolvimento do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania, da convivência social, da sua qualificação para o trabalho, com ações que estimulam o protagonismo juvenil, garantir o direito a uma educação básica de qualidade social entre outras. 
A Escola Estadual Prof.ª Fausta Garcia Bueno tem suas ações pautadas nos seguintes valores: buscar permanentemente a qualidade dos serviços educacionais prestados a população sul mato grossense, além de ser referencia em educação pela qualidade dos serviços prestados por meio de ações inovadoras, da valorização, do respeito aos servidores e do cumprimento dos preceitos legais e da ética. 
Para tanto se trabalha com a missão de garantir a qualidade de ensino e da aprendizagem, fortalecendo-as e respeitado a diversidade dos alunos, visando alcançar os seguintes objetivos: melhorar o desempenho da escola, fortalecer a gestão escolar, ampliar a oportunidade de acesso e permanência do aluno no ensino, além de estabelecer regime de colaboração com os municípios: contribuir para a formação humanística, cultural, ética, politica, técnica, cientifica, artística e democrática dos estudantes. Tende a oferecer educação básica de acordo com a demanda constatada, e a progressiva ampliação do período de permanência, do estudante nesta escola, ministrar o ensino, observados os padrões de qualidade social definidos nacionalmente. 
Proporcionar aos profissionais da educação básica os conhecimentos necessários ao seu aperfeiçoamento além de promover a integração social do corpo discente em parceria com os pais ou reesposáveis e articular-se com as comunidades com vistas a difusão cultural, esportiva e social. 
Voltando ao projeto politico-pedagógico nas questões de que: Em quais momentos o mesmo é rediscutido? Certamente será rediscutido em reuniões pedagógicas e caso ocorram inovações ou alterações, elas serão comunicadas através da gestão escolar. 
No PPP constam registados e sistematizados, eventos que, beneficiam a comunidade interna e externa como por exemplo: Dia das mães, dia dos pais, dia da família, apresentação de atividades dos alunos, festivais de final de ano, etc. 
O Colégio organiza todos os anos a feira de ciências, entre os alunos. Onde cada grupo trabalha de maneira organizada, cada grupo trabalha com um tema diferente porem com temas que respeitem a faixa etária dos alunos alvo da feira, é levado em conta também o cotidiano e assuntos de interesse. 
Os professores planejam suas disciplinas de forma organizada, considerando certos fatores importantes que sistematizam um, ou vários aspectos de seu trabalho. 
Um destes fatores principais, é o conteúdo. Uma vez selecionado o conteúdo das disciplinas, o professor organiza e apresenta o conteúdo ao aluno, de acordo com o plano que atenda os interesses e necessidades de sua classe. 
Os recursos didáticos que norteiam o corpo docente são: quadro negro ou braço, giz ou canetão, apagador, jornais, livros, revistas textuais, textos manuais, televisão, data show. 
As formas de avaliação e recuperação estão fixados no projeto politico pedagógico.
Caracterização do corpo docente:
Quanto a caracterização de corpo docente, atuam trinta e seis Professores sendo dois atuantes da gestão escolar. 
Quanto a formação, todo o corpo docente possui graduação sendo onze professores pós-graduados. Dos trinta e seis que atuam na Escola, vinte e dois são efetivos.
Alguns moram próximos a escola porem a maioria reside em locais mais distantes. Os mesmos possuem formação especifica para a disciplina nas quais atuam.
Caracterização do professor regente
Aspectos gerais:
Sobre os aspectos gerais, o Professor regente tem sua formação acadêmica na disciplina de matemática licenciatura, o mesmo atua a 15 anos como professor sendo quatro anos destinados a esta Escola. 
O Professor regente utiliza-se de Data Show e sala de tecnologia para a exploração dos assuntos não comumente utilizados. 
A relação do Professor com o aluno lhe da a condição do processo de ensino e aprendizagem pois essa relação é muito importante para o sucesso do aluno. Não podemos vivem sem afetividade e a vivencia desta, alicerça o caráter do sujeito refletido em toda conduta humana. 
O regente tem um regime de trabalho de 40 horas das quais 20 horas são para o período matutino e 20 horas para o noturno sendo as 40 horas como efetivo. 
O Professor mora no Bairro vizinho da Escola o mesmo sempre esta atento a inovação e sempre esta em busca constante por atualização profissional.
Planejamento didático pedagógico 
O planejamento é realizado semanalmente com objetivos específicos. Os objetivos do plano de aula, visa a aprendizagem do aluno por isso é feito para facilitar a compreensão da elaboração dos objetivos, o mesmo segue a risca quanto a avaliação e procura estar em conformidade com o projeto politico pedagógico.
O Professor promove a igualdade de expressão. O conteúdo planejado é aplicado de acordo com o plano juntamente com sua pratica, para lidar com as limitações seja, ela por espaço físico, falta de material pedagógico, o mesmo forma grupos em sala para incluir todos no processo de ensino aprendizagem.
Quanto a motivação dos estudantes, é desafiador, o regente busca sempre causar uma boa impressão, procurando sempre ir além, oferecendo informaçõesextras sobre a matéria em si. Explora-os com trabalhos que façam os alunos pensarem sempre com bom humor, muita competência, assiduidade e pontualidade, além do que o Professor divide o tempo hora aula em explicação, explanação, atividades e correção.
Caracterização da turma Regida
Aspectos Gerais:
As turmas nas quais ministrei a regência tinham um total de: 2° ano A, 33 alunos; 2° ano B, 35 alunos; 2°ano C, 32 alunos.
Todas as turmas do 2° ano com uma média de idade entre 15 e 17 anos e repentes com média de dois alunos por turma.
Já no 3° A, com 33 alunos e 3° B com 35 alunos, somadas as turmas, tinham uma media de idade entre 16 e 18 anos e repetentes com uma média de dois alunos por turma.
O ambiente possui espaço agradável e confortável, durante as aulas há disponibilidade de recursos tecnológicos como aparelhos de DATA SHOW, de TV LCD e DVD.
Nas turmas regidas não havia permanência de alunos com necessidades especiais.
Aspectos Pedagógicos
As regras de planejamento são seguidas e defendidas pelo professor e estão em conformidade com o projeto politico-pedagógico. O regente mantem uma agenda, onde anota suas percepções ao longo das aulas, desse modo verifica quais habilidades precisam ser mais trabalhadas, tornando dessa forma suas aulas mais receptíveis.
Aspectos comportamentais 
O interesse é mútuo, todos os alunos participam das aulas e cooperam com a organização e de forma respeitosa entre eles. O material é bem conservado na maioria segue um padrão de aparência agradável.
O momento mais importante das aulas são aqueles momentos de explicação do conteúdo, onde os alunos se mostram mais atenciosos.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
	
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 –
89130-000 – Indaial/SC
Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno
Diretor (a): Juerlene Ramires
Coordenador (a): Dirceu Barbosa
Professor regente: Plínio Rodrigo Silva Paz			 Turma: 2° ano A. Período: Matutino.
Nome do Estagiário: Ricardo Paes Dias			 Turma: Flex 0888/5.
 
Conteúdo: Matrizes ( adição, subtração e multiplicação de matrizes). 
	 Carga Horária: 1h40min.
Objetivos Gerais: Desenvolver a investigação e o pensamento crítico, além de mostrar a importância e a aplicabilidade nas mais variadas áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos: Construir matrizes a partir de uma lei específica; Resolver exercícios que evolvam operações com matrizes; Resolver problemas que envolvam aplicações de matrizes em algumas áreas do conhecimento.
Recursos: Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos são: livro didático, quadro piloto, material impresso.
Sequência didática: 
1° momento da aula: Saudações iniciais, colocar o tema proposto na lousa, em seguida perguntar se alguém conhece ou já ouviu falar em Matrizes e onde encontramos matrizes no dia-a-dia. Se a turma não souber, irei explicar o conteúdo e darei exemplos práticos. Falar que As matrizes nos ajudam bastante em vários direcionamentos de assuntos e estudos que fazemos no dia a dia, como tabelas, as aplicações dessas "tabelas" nos auxiliam, por exemplo, no ensino da matemática aplicada à informática. As usuais transformações de tabelas que usamos como instrumento de estudo das matrizes podem ser feitas através de estudos realizados nos campos da economia, engenharia, matemática, física, informática entre outras varias áreas.
2° momento da aula: Explicar para os alunos a definição e os tipos de matrizes através de exercícios, sendo as operações trabalhadas minuciosamente. Mostrar a eles que a intenção é formar um alicerce seguro para o desenvolvimento de operações matriciais, sem que o eles perca tempo ou enfrente dificuldades.
3° momento da aula: Entregar aos alunos uma folha (anexo 1) com exercícios de fixação com exemplos do conteúdo para que cada um possa resolver de forma simplificada. Durante as atividades, receberão ajuda para a realização das atividades.
Avaliação: As avaliações terão caráter de diagnosticar como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde será considerada a participação do aluno em cada aula, sendo avaliado e pontuado, pois as notas serão somatórias.
Referências: 
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M, Curso de Álgebra Linear.
Geometria Analítica, Editora McGraw-Hill de Portugal, 1995.
Anexos: 
Anexo 1: 
Exercícios de Fixação
Dada as matrizes A = Determine a matriz resultante da operação A +B – C.
Solução:
D= 
Resposta:
D= 
Os elementos de uma matriz M quadrada de ordem 3 x 3 são dados por aij, onde:
i+j, se i ≠ j
o, se i = j
Determine M+M.
Solução:
M = => M = 
M+M = + = 
Resposta:
M+M = 
Qual é o resultado do produto abaixo?
 
Solução:
 =
 =
Resposta:
 
Quais são os valores de a e b a seguinte igualdade?
 = 
Solução;
Multiplique as matrizes a fim de formar um sistema linear com duas equações e duas e duas incógnitas.
 = 
 = 
Após isso resolva o sistema linear:
 
3ª+ 3b = 9						a = 6 – 4b
3 ( 6 - 4b ) + 3b = 9					a = 6 – 4.1
18 - 12b + 3b = 9					a = 6 - 4
-9b = 9 – 18						
-9b = -9						a = 2
b = 
b = 1
Resposta: a = 2 e b = 1
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
	
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 
 89130-000 – Indaial/SC
 Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno
Diretor (a): Juerlene Ramires
Coordenador (a): Dirceu Barbosa
Professor regente: Plínio Rodrigo Silva Paz			 Turma: 3° ano A. Período: Matutino.
Nome do Estagiário: Ricardo Paes Dias			 Turma: Flex 0888/5.
 
Conteúdo: Geometria Analítica (Conceito de plano cartesiano; distância entre dois pontos).
Carga Horária: 50min
Objetivos Gerais: Proporcionar aos alunos à ampla compreensão da geometria analítica, o uso correto de sua linguagem, análise crítica e discussão de resultados obtidos, a relação efetiva entre a teoria e a prática, a interdisciplinariedade, a contextualização e principalmente ser capazes de exercitar a cidadania, generalizar uma educação voltada para o processo significativo.
Objetivos Específicos: Compreender o conceito de plano cartesiano; Aprender a marcar pontos no plano cartesiano; Aprender a calcular a distância entre dois pontos.
Recursos: Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos são: livro didático, quadro piloto, material impresso.
Sequência didática: 
1° momento da aula: Saudações iniciais, colocar o tema proposto na lousa, em seguida perguntar se alguém conhece ou já ouviu falar em geometria analítica e onde encontramos geometria analítica no dia-a-dia. 
Se a turma não souber, irei explicar o conteúdo e darei exemplos práticos. Falar que a geometria analítica estuda a localização de pontos no plano ou no espaço e as relações decorrentes de diferentes localizações. 
Dizer também que foi criada por René Descartes, que desenvolveu os sistemas de coordenadas, hoje conhecido por coordenadas cartesianas.
 No dia-a-dia, algumas atividades requerem seu uso mais intenso, outras menos, mas frequentemente a usamos, ainda que sem perceber. 
Usamo-la ao construir um gráfico, ao locar a construção do alicerce de uma casa, etc. Aviões e embarcações situam-se em suas rotas valendo-se de aparelhos denominados GPS que, porsua vez, utilizam coordenadas fornecidas por satélites.
2° momento da aula: Explicar para os alunos a definição de geometria analítica através de exercícios, sendo estudados na geometria analítica por meio da álgebra. Isso expande os conceitos da geometria, que agora podem ser analisados de um modo completamente novo, e introduz conceitos que ainda não podiam ser considerados ou que não podiam ser explorados ao máximo na geometria euclidiana. Exemplos disso é o conceito de distancia entre dois pontos e equação da circunferência tendo pratica as operações trabalhadas minuciosamente.
3° momento da aula: Entregar aos alunos uma folha (anexo 1) com exercícios de fixação contendo exemplos do conteúdo para que cada um possa resolver de forma simplificada. Durante as atividades, receberão ajuda para a realização das atividades.
Avaliação: As avaliações terão caráter de diagnosticar como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde será considerada a participação do aluno em cada aula, sendo avaliado e pontuado, pois as notas serão somatórias.
Referências: 
BOULOS, Paulo; CAMARGO, Ivan de. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 2ª ed. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1987. 383p.
BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Editora da Universidade e de S. Paulo, 1974. 488p.
Anexos: 
Anexo 1: 
Exercícios de Fixação
Determine o centro e o raio do círculo dado pela equação:
 
C: x² + y² − 4x + 6.y = 0
 
Resolução
Completando os quadrados, obtemos:
 X² − 4.x + y² + 6.y = 0
 
(x² − 4x + 4 ) + ( y² + 6.y + 9) = 0 + 4 + 9
 
 (x – 2 ).2 + ( y + 3 ).2 = 13
Portanto, o círculo C tem centro no ponto A = ( 2 ; −3) e raio r = √ 13.
 C: x² + y² + 3.x − 5.y + 1 = 0
Resolução
 Completando os quadrados, obtemos:
 x ² + 3x + y² − 5y = − 1 
( x ² + 3x + 9/4 ) + ( y² − 5y + 25/4 ) = −1 + 9/ 4 + 25/ 4
( x + 3/ 2 )² + ( y² − 5/ 2 )² = 30/4
 Assim, C é o círculo de centro no ponto A = ( − 3/2 ; 5/2 ) e raio √ 30/2
Qual é a distância entre os pontos A e B, em centímetros, sabendo que suas coordenadas são A = (2,3) e B = (-2;-2)?
a) 41 cm
b) 6 cm
c) 49 cm
d) 41,5 cm
e) 6,4 cm 
Resolução:
Basta utilizar a fórmula, assim temos:
dAB = BABA
dAB = 
dAB = 
dAB = 
dAB = 
dAB 
 
Logo a resposta correta é a letra E.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
	
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 
 89130-000 – Indaial/SC
 Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno
Diretor (a): Juerlene Ramires
Coordenador (a): Dirceu Barbosa
Professor regente: Plínio Rodrigo Silva Paz			 Turma: 2° ano B. Período: Matutino.
Nome do Estagiário: Ricardo Paes Dias			 Turma: Flex 0888/5.
 
Conteúdo: Matrizes ( adição, subtração e multiplicação de matrizes). 
	 Carga Horária: 1h40min.
Objetivos Gerais: Desenvolver a investigação e o pensamento crítico, além de mostrar a importância e a aplicabilidade nas mais variadas áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos: Construir matrizes a partir de uma lei específica; Resolver exercícios que evolvam operações com matrizes; Resolver problemas que envolvam aplicações de matrizes em algumas áreas do conhecimento.
Recursos: Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos são: livro didático, quadro piloto, material impresso.
Sequência didática: 
1° momento da aula: Saudações iniciais, colocar o tema proposto na lousa, em seguida perguntar se alguém conhece ou já ouviu falar em Matrizes e onde encontramos matrizes no dia a dia. Se a turma não souber, irei explicar o conteúdo e darei exemplos práticos. Falar que As matrizes nos ajudam bastante em vários direcionamentos de assuntos e estudos que fazemos no dia a dia, como tabelas, as aplicações dessas "tabelas" nos auxiliam, por exemplo, no ensino da matemática aplicada à informática. As usuais transformações de tabelas que usamos como instrumento de estudo das matrizes podem ser feitas através de estudos realizados nos campos da economia, engenharia, matemática, física, informática entre outras varias áreas.
2° momento da aula: Explicar para os alunos a definição e os tipos de matrizes através de exercícios, sendo as operações trabalhadas minuciosamente. Mostrar a eles que a intenção é formar um alicerce seguro para o desenvolvimento de operações matriciais, sem que o eles perca tempo ou enfrente dificuldades.
3° momento da aula: Entregar aos alunos uma folha (anexo 1) com exercícios de fixação com exemplos do conteúdo para que cada um possa resolver de forma simplificada. Durante as atividades, receberão ajuda para a realização das atividades.
Avaliação: As avaliações terão caráter de diagnosticar como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde será considerado a participação do aluno em cada aula, sendo avaliado e pontuado, pois as notas serão somatórias.
Referências: 
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M, Curso de Álgebra Linear.
Geometria Analítica, Editora McGraw-Hill de Portugal, 1995.
Anexos: 
Anexo 1: 
Exercícios de Fixação
Dada as matrizes A = Determine a matriz resultante da operação A +B – C.
Solução:
D= 
Resposta:
D= 
Os elementos de uma matriz M quadrada de ordem 3 x 3 são dados por aij, onde:
i+j, se i ≠ j
o, se i = j
Determine M+M.
Solução:
M = => M = 
M+M = + = 
Resposta:
M+M = 
Qual é o resultado do produto abaixo?
 
Solução:
 =
 =
Resposta:
 
Quais são os valores de a e b a seguinte igualdade?
 = 
Solução;
Multiplique as matrizes a fim de formar um sistema linear com duas equações e duas e duas incógnitas.
 = 
 = 
Após isso resolva o sistema linear:
 
3ª+ 3b = 9						a = 6 – 4b
3 ( 6 - 4b ) + 3b = 9					a = 6 – 4.1
18 - 12b + 3b = 9					a = 6 - 4
-9b = 9 – 18						
-9b = -9						a = 2
b = 
b = 1
Resposta: a = 2 e b = 1
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
	
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 
 89130-000 – Indaial/SC
 Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno
Diretor (a): Juerlene Ramires
Coordenador (a): Dirceu Barbosa
Professor regente: Plínio Rodrigo Silva Paz			 Turma: 3° ano B. Período: Matutino.
Nome do Estagiário: Ricardo Paes Dias			 Turma: Flex 0888/5.
 
Conteúdo: Matrizes e Determinantes (Determinantes de ordem um, dois e três; Determinantes de ordem superior a três). 
	 Carga Horária: 50min.
Objetivos Gerais: Desenvolver a investigação e o pensamento crítico, além de definir o que são determinantes e mostrar a importância e a aplicabilidade nos cálculos.
Objetivos Específicos: Compreender a definição de determinantes; calcular a determinante de uma matriz.
Recursos: Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos são: livro didático, quadro piloto, material impresso.
Sequência didática: 
1° momento da aula: Saudações iniciais, colocar o tema proposto na lousa, em seguida perguntar se alguém conhece ou já ouviu falar em determinantes. Esclarecer a turma, explicar o conteúdo e dar exemplos práticos. Falar que as determinantes é uma função matricialque associa a cada matriz quadrada um escalar; ela transforma essa matriz em um número real e que nos ajudam bastante em vários direcionamentos de assuntos e estudos que fazemos dentro de matrizes. Escrever na lousa e citar exemplos.
2° momento da aula: Após a exemplificação mostrar para os alunos através de exercícios as resoluções de determinantes de ordem um, ordem dois ordem três e de determinantes de ordem superior a três..
3° momento da aula: Entregar aos alunos uma folha (anexo 1) com exercícios de fixação com exemplos do conteúdo para que cada um possa resolver de forma simplificada. Durante as atividades, receberão ajuda para a realização das atividades.
Avaliação: As avaliações terão caráter de diagnosticar como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde será considerado a participação do aluno em cada aula, sendo avaliado e pontuado, pois as notas serão somatórias.
Referências: 
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M, Curso de Álgebra Linear.
Geometria Analítica, Editora McGraw-Hill de Portugal, 1995.
Anexos: 
Anexo 1: 
Exercícios de Fixação
Calcule o valor de x, a fim de que o determinante da matriz A seja nulo.
A = 
Resolução
detA = 
9.(x-7)+48+4x-54-4x-8.(x-7)= 0
detA = (x-7)-6=0 x – 13 = 0 x = 13
Qual a solução da matriz:
M= 
Solução:
M= 0
Ao resolver essa desigualdade obteremos o seguinte conjunto:
Resposta:
S = {x }
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
	
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 
 89130-000 – Indaial/SC
 Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno
Diretor (a): Juerlene Ramires
Coordenador (a): Dirceu Barbosa
Professor regente: Plínio Rodrigo Silva Paz			 Turma: 2° ano C. Período: Matutino.
Nome do Estagiário: Ricardo Paes Dias			 Turma: Flex 0888/5.
 
Conteúdo: Matrizes (adição, subtração e multiplicação de matrizes). 
	 Carga Horária: 1h40min.
Objetivos Gerais: Desenvolver a investigação e o pensamento crítico, além de mostrar a importância e a aplicabilidade nas mais variadas áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos: Construir matrizes a partir de uma lei específica; Resolver exercícios que evolvam operações com matrizes; Resolver problemas que envolvam aplicações de matrizes em algumas áreas do conhecimento.
Recursos: Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos são: livro didático, quadro piloto, material impresso.
Sequência didática: 
1° momento da aula: Saudações iniciais, colocar o tema proposto na lousa, em seguida perguntar se alguém conhece ou já ouviu falar em Matrizes e onde encontramos matrizes no dia-a-dia. Se a turma não souber, irei explicar o conteúdo e darei exemplos práticos. Falar que As matrizes nos ajudam bastante em vários direcionamentos de assuntos e estudos que fazemos no dia a dia, como tabelas, as aplicações dessas "tabelas" nos auxiliam, por exemplo, no ensino da matemática aplicada à informática. As usuais transformações de tabelas que usamos como instrumento de estudo das matrizes podem ser feitas através de estudos realizados nos campos da economia, engenharia, matemática, física, informática entre outras varias áreas.
2° momento da aula: Explicar para os alunos a definição e os tipos de matrizes através de exercícios, sendo as operações trabalhadas minuciosamente. Mostrar a eles que a intenção é formar um alicerce seguro para o desenvolvimento de operações matriciais, sem que o eles perca tempo ou enfrente dificuldades.
3° momento da aula: Entregar aos alunos uma folha (anexo 1) com exercícios de fixação com exemplos do conteúdo para que cada um possa resolver de forma simplificada. Durante as atividades, receberão ajuda para a realização das atividades.
Avaliação: As avaliações terão caráter de diagnosticar como está sendo realizado o processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde será considerada a participação do aluno em cada aula, sendo avaliado e pontuado, pois as notas serão somatórias.
Referências: 
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M, Curso de Álgebra Linear.
Geometria Analítica, Editora McGraw-Hill de Portugal, 1995.
Anexos: 
Anexo 1: 
Exercícios de Fixação
Dada as matrizes A = Determine a matriz resultante da operação A +B – C.
Solução:
D= 
Resposta:
D= 
Os elementos de uma matriz M quadrada de ordem 3 x 3 são dados por aij, onde:
i+j, se i ≠ j
o, se i = j
Determine M+M.
Solução:
M = => M = 
M+M = + = 
Resposta:
M+M = 
Qual é o resultado do produto abaixo?
 
Solução:
 =
 =
Resposta:
 
Quais são os valores de a e b a seguinte igualdade?
 = 
Solução;
Multiplique as matrizes a fim de formar um sistema linear com duas equações e duas e duas incógnitas.
 = 
 = 
Após isso resolva o sistema linear:
 
3ª+ 3b = 9						a = 6 – 4b
3 ( 6 - 4b ) + 3b = 9					a = 6 – 4.1
18 - 12b + 3b = 9					a = 6 - 4
-9b = 9 – 18						
-9b = -9						a = 2
b = 
b = 1
Resposta: a = 2 e b = 1
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
Ricardo Paes Dias
(Flex0888/5)
� EMBED Word.Picture.8 ���
PROJETO DE ESTÁGIO III
CIDADE
ANO
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
�PAGE \* MERGEFORMAT�ii�
_1384186842.doc
_1156253328.bin
_1384186843.bin

Continue navegando