Buscar

APOL OBJETIVA HERMENEUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL OBJETIVA – HERMENEUTICA
Questão 1/5 - Administração Eclesiástica
Analise o seguinte trecho: 
“Indicadores de desempenho são medidas ou métricas pelas quais os objetivos estratégicos têm sua consecução mensurada. São variáveis que acompanham de forma dinâmica o avanço das atividades, com o objetivo de verificar se estão respondendo os desafios de maneira satisfatória”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GABY, Eliel; GABY, Wagner. Planejamento e gestão eclesiástica. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. p. 44.
Nesse sentido, a igreja precisa planejar e implementar processos de monitoramento, medição, análise e melhoria necessários para: 
Nota: 20.0
	
	A
	demonstrar o controle de dados para fidelizar a ação da gestão ministerial, a fim de que o trabalho seja reconhecido e valorizado. Conquistando um espaço positivo na sociedade.
	
	B
	demonstrar conformidade no serviço e assegurar conformidade do sistema de gestão de qualidade e continuamente melhorar a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Você acertou!
A Igreja deve planejar e implementar os processos de monitoramento, medição, análise e melhoria necessários: a)Para demonstrar conformidade do serviço; b) Para assegurar conformidade do sistema de gestão da qualidade e; c) Para continuamente melhorar a eficácia do sistema de gestão da qualidade (livro-base, p. 84).
	
	C
	demonstrar pureza e clareza da mente, fluidez e dinamismo, formando um aglomerado de dados que possa controlar as ações dos integrantes da equipe ministerial.
	
	D
	demonstrar o controle das ações do pastor-gestor para que os membros possam cobrá-lo e exigir melhor desempenho. Fazendo com que os seus desejos e ideais sejam atendidos.
	
	E
	demonstrar o trabalho e a dedicação dos ministérios para conquistar a aprovação dos projetos desenvolvidos pelas equipes baseados nos resultados alcançados por outras igrejas.
Questão 2/5 - Administração Eclesiástica
Analise a citação a seguir: 
“A administração eclesiástica pode ser definida, de acordo com Djalma P. R. Oliveira, como sendo responsável pela ‘condução das estruturas institucional, orgânica e comunitária da Igreja, mediante princípios, normas, funções e procedimentos com o objetivo de cumprir seus propósitos biblicamente orientados’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GABY, Eliel; GABY, Wagner. Planejamento e Gestão Eclesiástica. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. p. 21-22. 
O pastor deve se reconhecer como o pastor-gestor-servidor que:
Nota: 20.0
	
	A
	realiza um grande trabalho, com o objetivo de conquistar muitos fiéis para agregar valor financeiro à igreja. O conhecimento em administração serve para torná-lo poderoso e eficiente em todas as suas atividades.
	
	B
	realiza atividades segundo aquilo que a igreja precisa e não segundo o que ela pensa ou diz que precisa. Partindo do ponto de vista do seu chamado para servir a Deus.
Você acertou!
O pastor deve ter em mente que, da mesma forma como Jesus, ele é chamado para servir. E nesse processo de se reconhecer com o pastor-gestor-servidor, está à frente de uma Igreja para servi-la, partindo do ponto de vista daquilo que ela precisa, e não daquilo que ela pensa ou diz que precisa (livro-base, p. 59).
	
	C
	realiza o seu melhor a viver para a Igreja, às vezes com pouca confiança, em razão disso, seus planos estão alinhados aos planos da Igreja e assim ele exerce uma excelente pressão psicológica sob os liderados.
	
	D
	realiza uma campanha de servidor da igreja e encontra maneiras de direcionar a igreja em seu favor, divulgando a ideia "vivo para obra", vitimando-se com o intuito de sensibilizar as pessoas quanto a sua condição insatisfatória de gestão.
	
	E
	usa argumentos pautados em versículos bíblicos isolados para atribuir peso de confiança às suas afirmações de justificativa quanto a não realização de algumas atividades.
Questão 3/5 - Administração Eclesiástica
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Quando a igreja primitiva começou a crescer, logo de início enfrentou um grande desafio. Havia tanta gente que as viúvas começaram a reclamar que não estavam sendo atendidas. O ministério era espiritual e guiado pelo Espírito Santo. No entanto, o momento era organizacional e requeria decisões dos líderes da igreja”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPANHÃ, Josué. Planejamento estratégico para igrejas. São Paulo: Ed. Hagnos, 2013. p. 7.
Afirma-se, portanto, que o sistema de gestão da qualidade é fundamental para a administração eclesiástica, sendo assim, o pastor-gestor...
Nota: 20.0
	
	A
	lidera todos os ministérios e departamentos da igreja. Sendo o único capaz de desenvolver essa gestão, pois estudou para isso.
	
	B
	identifica todas as atividades que precisam ser realizadas para que a igreja funcione adequadamente. Ele tem uma “visão do todo” da igreja.
Você acertou!
O pastor/gestor deve ter a visão do todo da Igreja, pois, tudo o que acontece dentro da sua Igreja faz parte desse todo. Dessa forma, ele deve desenvolver um sistema de gestão da qualidade que tenha por objetivo o serviço. Assim, a ideia é que a “visão do todo” possibilite, ao pastor, identificar absolutamente todas as atividades que precisam ser realizadas para que a Igreja “funcione” perfeitamente (livro-base, p. 72).
	
	C
	busca no meio corporativo a inspiração para o crescimento da igreja, usando as ferramentas de gestão da qualidade, exclusivamente nas duas principais atividades da igreja: louvor e arrecadação.
	
	D
	procura inserir na igreja, “fiscais da qualidade”, para manter as pessoas na linha. Esses fiscais são os responsáveis pela gestão da qualidade dentro dos departamentos da igreja.
	
	E
	planeja as ações da igreja para consolidar e evidenciar a sua gestão eclesiástica, por meio das ferramentas utilizadas no meio empresarial.
Questão 4/5 - Administração Eclesiástica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Administrar não é fazer ‘mil coisas’. [...] É distribuir as responsabilidades e não ‘executar todas as tarefas’, que é fazer com todos participem do trabalho [...]. O bom administrador leva as pessoas a realizar suas tarefas cada vez melhor e a se realizarem no trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KESSLER, Nemuel; CÂMARA, Samuel. Administração Eclesiástica. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. p. 17. 
No que se refere à Gestão Ministerial, pode-se afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	é um conjunto de regras e normas que apoiam as pessoas e os processos.
	
	B
	é um conjunto de ideias empresariais e doutrinárias que regem e disciplinam as pessoas para mantê-las na linha.
	
	C
	é um conjunto de atividades coordenadas e ou executadas por uma pessoa ou grupo para se alcançar os objetivos propostos.
Você acertou!
“Gestão ministerial é o conjunto de atividades coordenadas ou executadas por uma pessoa ou grupo com o objetivo de dar objetividade, transparência, coerência para uma atividade de modo que essa possa ser gerenciada, avaliada e melhorada continuamente para se alcançar os propósitos estabelecidos” (livro-base, p. 51).
	
	D
	é um conjunto de conceitos organizacionais que sistematizam os planos e projetos da igreja, a fim de que ela seja uma organização.
	
	E
	é um conjunto de normas que regem o pastor-gestor a fim de favorecer o controle absoluto sobre os recursos da igreja.
Questão 5/5 - Administração Eclesiástica
Analise a seguinte passagem: 
“Hoje, qualidade é um termo que passou a fazer parte do jargão das organizações, independentemente do ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada. [...] Não importa fazer o melhor produto e os melhores processos, se o que se faz não vai de encontro ao consumidor, razão de ser de todos os processos organizacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARSHALLJUNIOR, Isnard et al. Gestão de qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV Management, 2008. p. 32.
A igreja precisa ser eficiente na sua missão, sob o risco de ser totalmente descartável para o Reino de Deus e para a sociedade na qual está inserida. Nesse sentido, quanto ao sistema de gestão de qualidade a igreja deve: 
I. Programar as ações necessárias para atender aos desejos dos membros da igreja. 
II. Identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação através de toda a Igreja.
III. Determinar a sequência e a interação desses processos; monitorar, medir e analisar esses processos.
IV. Estabelecer os critérios e métodos necessários para assegurar que tanto a operação quanto o controle desses processos sejam eficazes.
As alternativas corretas são:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
As alternativas II, III e IV estão corretas pois, a Igreja deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e continuamente melhorar sua eficácia (livro-base, p. 72)
A alternativa I está incorreta pois, conforme dito antes, não é o serviço para satisfazer os desejos das pessoas, e sim, (um serviço) alinhado aos planos de Deus para a Igreja. A igreja deve implementar as ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos (livro-base, p. 72).
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I e II apenas.

Continue navegando