Buscar

APANHADÃO MACRO ABERTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APANHADÃO MACRO ABERTA
1 – Tomando como base o exame do balanço de pagamentos de um país, a apuração de seu saldo resulta da soma algébrica dos saldos de transações correntes, conta capital e financeira, erros e omissões. Se o saldo é positivo (superávit), logo, a entrada de moeda estrangeira superou a saída; se o saldo é negativo (déficit), a saída de divisas foi maior que a entrada, sendo que ambos acarretam variações nas reservas internacionais. Neste movimento do balanço de pagamentos, as reservas internacionais têm como objetivo:
C) Regular os desequilíbrios no balanço de pagamentos.
2 – Considerando os diversos regimes de câmbio, analise as proposições a seguir:
I – Em um regime cambial fixo, o Banco Central fixa o preço de uma moeda estrangeira em moeda nacional. A autoridade monetária garante a conversão de moeda estrangeira em nacional, e vice-versa, àquele preço.
II – Num regime de câmbio fixo, há diversas formas de ancorar o câmbio, tais como: ancoragem unilateral e ancoragem com arranjo cambial cooperativo.
A) Apenas I e II estão corretas.
3 – Considerando o equilíbrio nos mercados financeiros conforme visto no livro-texto, julgue as afirmações a seguir.
I – Numa economia aberta, a demanda por moeda interna depende da demanda dos residentes domésticos, exceto o dólar americano, que tem demanda mundial.
II – Considerando que a taxa de juros nominal equilibra o mercado monetário, uma elevação do estoque monetário leva a um aumento da taxa de juros e uma elevação da demanda por moeda, a uma redução da taxa de juros.
III – Se algum título apresentar uma taxa de remuneração maior, a demanda por esse título será maior, saindo da condição de equilíbrio.
A) Todas as afirmativas estão corretas.
4 – Considerando a condição de paridade de juros, representada pela seguinte relação de arbitragem – E=Et(1+i)/(1+i*), julgue as afirmações a seguir.
I – Tudo o mais constante, a condição de paridade de juros implica que a moeda nacional apreciará em resposta a um aumento da taxa de câmbio esperada.
II – Tudo o mais constante, uma diminuição da taxa de juros interna leva a uma elevação da taxa de câmbio.
III – Tudo o mais constante, uma diminuição da taxa de juros externa leva a uma redução da taxa de câmbio.
IV – Tudo o mais constante, uma diminuição da taxa de câmbio futura esperada leva a uma diminuição da taxa de câmbio atual.
A) Todas estão corretas.
5 – Com base no modelo de Mundell-Fleming, leia as afirmativas a seguir.
III – Em regime de câmbio flexível e perfeita mobilidade de capital, uma política monetária expansionista causa sua depreciação.
IV – Em regime de câmbio flexível e imperfeita mobilidade de capital, se um aumento da renda doméstica piorar a balança comercial, o déficit resultante poderá ser financiado por um influxo de capital externo, desde que a taxa de juros doméstica se reduza.
E) III e IV, apenas.
6 – Em uma economia aberta, as políticas macroeconômicas têm impactos diversos sobre o produto, sobre as exportações líquidas e sobre a escolha entre ativos internos e externo. Sobre as políticas fiscal e cambial neste cenário, podemos afirmar que:
II – Partindo de uma situação de depressão, um aumento dos gastos do governo gera um déficit comercial e tem um efeito sobre o produto menor do que em uma economia fechada.
III – No caso de uma depreciação, para que o balanço comercial tenha um comportamento positivo, as exportações devem ter um crescimento suficiente e as importações uma diminuição suficiente para compensar o aumento do preço dos bens importados.
E) II e III, apenas.
7 – Supondo um regime cambial fixo numa economia aberta, assinale a alternativa correta.
B) Sob taxas de câmbio fixas, a política fiscal tem mais poder do que sob taxas de câmbio flexíveis. Isso porque a política fiscal desencadeia uma acomodação monetária.
8 – No modelo macroeconômico com economia aberta, as políticas econômicas exercem diferentes efeitos. A partir disso, analise as proposições a seguir.
II – Em uma economia com perfeita mobilidade de capitais e sob regime de câmbio fixo, a taxa de juros interna deverá ser igual â taxa de juros externa.
III – Num regime de câmbio fixo, o Banco Central deve alterar o estoque monetário de maneira a cumprir com o preço da moeda estrangeira.
C) Apenas II e III estão corretas.
9 – Na economia aberta, a curva IS, que compreende o mercado de bens, acaba sendo determinada por variáveis e com alguns ajustes, já que parte da demanda interna recai sobre bens externos. Assim, a demanda interna por bens será distinta da demanda por bens internos. Com isso, podemos afirmar que os fatores que influenciam na variação da demanda por bens internos compreende:
B) à taxa real de câmbio e ao produto externo.
10 – Supondo o equilíbrio no mercado de bens numa economia aberta, assinale a alternativa correta sobre as relações entre as variáveis macroeconômicas componentes desse equilíbrio.
C) Uma elevação da taxa real de câmbio gera uma redução das exportações líquidas, uma vez que houve uma maior demanda por bens estrangeiros.
11 – O balanço de pagamentos permite avaliar quantitativamente e até qualitativamente todas as trocas econômicas mantidas por um país, ou seja, a evolução dos fluxos materiais e financeiros entre agentes residentes e não residentes de um país. Em sua estrutura, as Transações Correntes compõem um conjunto de contas importantes para o equilíbrio do balanço de pagamentos. Sobre as transações correntes, assinale a alternativa correta.
A) Compreende o balanço comercial, a balança de serviços e as transferências unilaterais.
12 – Considerando uma economia com mobilidade imperfeita de capital, com regime de câmbio flutuante ou flexível e que esteja em equilíbrio, se o Banco Central expandir a oferta de moeda, espera-se que:
B) A taxa de juros caia e se estabilize em um ponto de equilíbrio abaixo do inicial, levando a um déficit no Balanço de Pagamento.
13 – Na análise da dinâmica das relações comerciais numa economia aberta, as mudanças nas políticas cambiais que resultam em depreciações levam a um impacto específico quando seguem a condição de Marshall-Lerner. Esse impacto será demonstrado pela consagrada curva J. Neste caso, seguindo tal descrição, a curva J representa:
D) O processo de ajuste das exportações líquidas no tempo.
14 – Com relação ao balanço de pagamentos, assinale a alternativa correta.
D) Os investimentos diretos externos são considerados como item da conta de capital.
15 – Sobre a política monetária em um contexto de economia aberta e mobilidade imperfeita de capitais, a partir de um modelo em equilíbrio IS-LM-BP, dado um aumento da base monetária sob taxas de câmbio flexíveis, ocorrerá:
III – Um deslocamento da curva LM para a direita, gerando uma desvalorização cambial, o que deslocará a curva BP e a curva IS para a direita, o que significa um novo ponto de intersecção IS-LM-BP, porém, em um ponto onde a renda de equilíbrio será maior que o ponto de equilíbrio anterior.
E) III, apenas.
16 – Considerando política econômica e sua eficácia sob taxas de câmbio fixas dentro de um contexto de mobilidade perfeita de capitais, avalie as afirmativas.
II – A política fiscal é mais eficaz devido a um aumento dos gastos ou deslocamento da curva IS para a direita, deslocando a intersecção IS-LM para acima da curva BP, isto é, um ponto de superávit. Entretanto, para manter a taxa de juros constante, haverá um deslocamento da curva LM para a direita, isto é, haverá uma acomodação monetária que elevará a renda de equilíbrio da economia.
B) II, apenas.
17 – Na macroeconomia aberta, o conceito de taxa de câmbio está no centro das relações econômicas entre diferentes países. Neste caso, o conceito de taxa real de câmbio será a principal forma de mensurar os preços relativos e balizar as decisões econômicas. Logo, a taxa real de câmbio representa:
B) A variação na taxa de câmbio nominal com a taxa de inflação doméstica em relação à taxa de inflação externa.
18 – As políticas fiscal e cambial numa economiaaberta, quando combinadas, podem resultar em diferentes impactos quanto à trajetória do produto e das exportações líquidas. Adotando que um país realiza uma depreciação cambial em um cenário de baixo nível de produto, podemos esperar que ocorra:
A) Redução do déficit comercial e elevação do nível de produto.
19 – Sobre a condição de equilíbrio da paridade de juros, assinale a alternativa correta.
A) O diferencial de taxa de juros corresponde aproximadamente a um prêmio (ou desconto) entre as taxas de câmbio à vista e a prazo.
20 – Considerando o modelo IS-LM-BP com livre mobilidade de capitais e taxa de câmbio nominal fixa, suponha que o Banco Central detém reservas cambiais suficientes para manter a paridade cambial. Com base nessas premissas e sob a hipótese de que tudo o mais é mantido constante, leia as afirmativas a seguir.
I – Um aumento dos gastos públicos reduz o saldo da balança comercial.
A) I

Continue navegando