Buscar

PSICOLOGIA APLICADA A SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA A SAUDE
NOME:
1. Descreva as estruturas psíquicas estudadas por freud: 
A) consciente O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. A consciência funciona de modo realista, de acordo com as regras do tempo e do espaço. Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela.
B) pré-consciente O Pré-Consciente é uma parte do Inconsciente, uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade. As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do Pré-Consciente. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas.
C) inconsciente É o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência. Existe desde o nascimento. É constituído por pulsões, instintos e desejos. Rege-se pelo princípio do prazer, ou seja, tenta fazer com que as suas pulsões e recalcamentos se revelem.
D) ide O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões – instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer, ou seja , busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo. O  id não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética, ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. O id seria completamente inconsciente.
E) ego O EGO desenvolve-se a partir do ID com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano . A principal função do Ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do ID e a realidade
F) superego O SUPEREGO forma-se após o EGO, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo) .
G) pulsões estado de tensão, pressão ou força cujo objetivo é suprimir o estado de tensão (desprazer).
2. Descreva os mecanismos de defesa:
A) negação Estado psicológico presente após o diagnóstico da doença, em casos de recidiva ou insucesso de tratamento e ainda situações de perda familiar abrupta. Geralmente acompanhado de incredulidade no diagnóstico.
B) revolta Maior predominância da pulsão agressiva. Pode surgir raiva, inconformismo e ressentimento.
C) depressão Estado psicológico que apresenta como característica o contato com a perda da saúde e a tristeza gerada por tal condição, sendo acompanhado pelos sinais e sintomas de quadros depressivos.
D) ganho secundário Este estado ocorre frequentemente associado a doenças crônicas, onde o indivíduo passa a se relacionar com o mundo via doenças, sendo parte estruturante de sua personalidade. 
E) barganha Este estado psicológico tem por característica a negociação, onde o paciente busca a solução para o sofrimento gerado pelo adoecer.
F) aceitação Estado psicológico onde há a compreensão real dos limites e possibilidades impostas pela doença, tratamento e a vida.
3 quais os pontos importantes sobre os mecanismos de defesa.
1 - Os Mecanismos de defesa apresentam-se em todas as pessoas. E só se tornam anormais quando aparecem excessivamente.
2 - Não são escolhidos conscientemente pelo indivíduo.
3 - O Mecanismos de defesa que vai atuar em um dado momento depende da natureza da situação específica e das características da pessoa.
4 - As mesmas situações podem ter Mecanismos de defesa diferentes em pessoas diferentes.
5 - Os Mecanismos de defesa mais eficazes em conflitos anteriores tendem a serem usados para resolverem novos conflitos.
6 - Seu uso prolongado e excessivo pode ter consequências graves no ajustamento efetivo à vida. Nesse sentido, alguns são piores que outros, como a negação, que cega a pessoa para a natureza dos seus problemas
7 - Quando os Mecanismos de defesa falham, podem ocorrer transformações mais agressivas no comportamento; como perturbações psicológicas graves, sendo um efeito da psicose.

Continue navegando