Buscar

Planejamento Estratégico: Matriz BCG, Estratégias Organizacionais e Forças de Porter

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:446936) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10361124
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Matriz BCG, elaborado pelo Boston Consulting Group em 1967, classifica os produtos de uma organização com base em dois eixos: participação de mercado e crescimento de mercado, ou seja, com base no desempenho do produto nesses dois eixos, os classifica em quatros tipos respectivos: estrela, ponto de interrogação ou criança problema, vaca leiteira e abacaxis. Sobre os produtos que se caracterizam como pontos de interrogação ou crianças problemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Sua participação de mercado é baixa.
(    ) Seu crescimento de mercado é alto.
(    ) Esse tipo de produto não é comum em mercados em expansão.
(    ) Requer altos investimentos para que se torne um produto viável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	2.
	É um tipo de estratégia organizacional que objetiva a expansão e/ou desenvolvimento de novos mercados para a comercialização dos produtos da empresa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de estratégia:
	 a)
	Estratégia de diversificação.
	 b)
	Estratégia de penetração de mercado.
	 c)
	Estratégia de desenvolvimento de mercado.
	 d)
	Estratégia de desenvolvimento de produto.
	3.
	É um tipo de estratégia organizacional que sugere que a empresa adquira ou inicie negócios alternativos aos produtos existentes e aos mercados em que a empresa atua. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de estratégia:
	 a)
	Estratégia de desenvolvimento de mercado.
	 b)
	Estratégia de desenvolvimento de produto.
	 c)
	Estratégia de penetração de mercado.
	 d)
	Estratégia de diversificação.
	4.
	Toda organização executa suas atividades em um ambiente. Assim, podemos definir esse ambiente como tudo que faz parte do clima ou espaço em que atua a empresa. Deste modo, para que a empresa possa realizar de maneira efetiva suas atividades, precisa conhecer muito bem esse ambiente onde ela está inserida. Sobre o ambiente, analise as seguintes sentenças:
I- Devemos considerar o ambiente externo como tudo aquilo que a empresa não tem influência para mudar, mas que pode apresentar oportunidades e ameaças, tais como o ambiente econômico e de mercado. 
II- Devemos considerar o ambiente externo como tudo aquilo externo ao entorno produtivo da empresa, mas que, em função da atividade, pode ser influenciado, tal como a logística da cadeia de suprimentos. 
III- Devemos considerar o ambiente interno como tudo aquilo que faz parte do clima organizacional, o qual é fruto da cultura e gestão empresarial, ambiente que deve ser analisado para avaliar tanto as forças como as fraquezas da organização.
IV- Devemos considerar o ambiente interno como tudo aquilo que a empresa tem a chance de mudar e atuar, fruto de sua cultura organizacional. Aqui, podemos citar o ambiente de mercado, no qual a empresa tem a capacidade de ampliar sua fatia de mercado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	As cinco forças de Porter é um modelo para a análise da competitividade do ambiente externo de uma empresa e o setor em que está inserida. Este modelo foi criado por Michael Porter na década de 1970. O método também demonstra que compreender as forças rivais de um ramo de negócio é de extrema importância para que o desenvolvimento do seu plano estratégico seja bem-sucedido. O modelo das cinco forças de Porter possibilita checar o grau de atratividade de um setor da economia. Esta ferramenta ajuda a identificar quais são os fatores que interferem na competitividade, dentre as quais uma das forças faz parte do próprio setor, enquanto que os outros são externos (NOVO NEGÓCIO, 2018). Sobre as forças de Porter, analise as sentenças a seguir:
I- A rivalidade entre os concorrentes acontece por meio de preços, serviços ao consumidor, utilização do produto, sofisticação técnica e propaganda.
II- A rivalidade com produtos substitutos acontece porque o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e em consequência os lucros.
III- O poder de barganha dos compradores e fornecedores é evidenciado quanto mais os clientes barganham os preços, menor eles tendem a ficar; mas se isso acontece com os fornecedores a tendência é que os custos fiquem mais baixos. A união destes dois fatores de barganhar aumentam os lucros da empresa.
IV- Quanto mais empresas no mesmo ramo de atuação, mais opções de escolhas os clientes têm e assim há o risco de a sua empresa ser mais atrativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NOVO NEGÓCIO. As Cinco Forças De Porter E Como Aplicá-Las No Seu Negócio. Disponível em: <http://www.novonegocio.com.br/lideranca-e-gestao/as-cinco-forcas-de-porter/>. Acesso em: 28 jun. 2018.
	 a)
	I e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I, III e IV.
	 d)
	II e III.
	6.
	Dois elementos são essenciais para a elaboração de um planejamento estratégico: missão organizacional e visão organizacional. Ambos devem ser claros e bem definidos, sendo conhecidos por todos os membros da organização. Especialmente, a visão organizacional de uma empresa deve contemplar o desenvolvimento da empresa. Com relação às características da visão organizacional da empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É voltada para o futuro da organização.
(    ) Identifica o negócio da empresa.
(    ) Corresponde à perspectiva desejada para o negócio.
(    ) É um elemento imutável, pois serve de orientação para a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	À medida que a empresa interage com o ambiente organizacional, cabe a ela identificar as oportunidades que podem favorecê-la, bem como as ameaças e os riscos ambientais que podem prejudicá-la. De forma geral, os riscos referem-se às incertezas sobre a ocorrência ou não de uma perda ou prejuízo. Assim como ocorre com as oportunidades e ameaças, conforme Zaccarelli (1980, p. 35 apud OLIVEIRA, 2011), os riscos ambientais podem ser classificados em três tipos: risco de compatibilidade, risco de evolução e risco do poder. Com relação aos tipos de riscos advindos do ambiente organizacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O risco de compatibilidade está relacionado à identificação das transformações e evoluções do ambiente, considerando o grau de intensidade em que elas ocorrem.
(    ) O risco de evolução está associado à capacidade que a organização apresenta ao acompanhar o ritmo de evolução do ambiente no qual está inserida, a fim de manter-se no mercado.
(    ) O risco do poder é relativo à capacidade da empresa em superar as resistências ambientais, independentemente dos resultados apresentados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	8.
	As empresas, para analisar suas forças e fraquezas, precisam fazer alguns questionamentos sobre como está seu ambiente interno. Esses questionamentos devem levar em consideração toda sua estrutura organizacional e seu modelo de gestão. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:
I- As empresas devem se questionar o que as diversas áreasda empresa estão desempenhando.
II- As empresas devem analisar quais os aspectos relevantes a serem analisados para dar conta dos pontos fortes e fracos das ameaças da economia e do mercado.
III- Os gestores devem se perguntar qual o limite ou potencial da estrutura operativa e administrativa da organização.
IV- Os gestores devem se perguntar qual o limite de sua capacidade de gestão e produtividade para conseguir mudar as condições do mercado em que a empresa atua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Conforme Wright, Kroll e Parnell (2000), existe um conjunto de estratégias que podem ser adotadas por qualquer organização, pois não dependem da empresa ou do segmento no qual ela atua, são as chamadas "Estratégias Genéricas de Negócio". De acordo com os autores, estes tipos de estratégias podem ser utilizados individualmente ou em conjunto, visando estabelecer uma posição de negócios sustentável a longo prazo. Com relação às estratégias genéricas de negócio, analise as afirmativas a seguir:
I- As estratégias múltiplas são recomendadas para empresas com unidades de negócios maiores, nas quais é possível adotar mais de um tipo de estratégia ao mesmo tempo.
II- As estratégias de nicho com custos baixos ou de nicho diferenciado, são indicadas para empresas maiores, visando, respectivamente, oferecer produtos simples e de baixo custo e atender às necessidades específicas de um grupo de clientes ou nicho de mercado.
III- As estratégias de custos baixos são indicadas para as empresas menores, pois por meio da produção com o menor custo é possível atender uma grande parcela do mercado com uma demanda elástica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	10.
	Conforme Luz (2009), a cultura organizacional de qualquer empresa é composta por quatro elementos: rituais, valores, tabus e mitos. Cada um desses elementos descreve o "modo de ser" da organização e de seus membros. Derivado de situações marcantes, este elemento da cultura organizacional caracteriza-se como questões indesejadas pela empresa e torna-se referência para a conduta dos membros da organização. A que elemento cultural se refere essa afirmação?
FONTE: LUZ, R. Gestão do clima organizacional. 4. reimp. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
	 a)
	Mitos.
	 b)
	Valores.
	 c)
	Tabus.
	 d)
	Rituais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando