A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Pré-visualização | Página 1 de 1

MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA
Atividade 2
Um exemplo das várias barreiras imunológicas que nosso organismo possui é a pele. A pele é considerada uma das barreiras físicas do nosso organismo que funciona como uma proteção contra patógenos. Entretanto, alguns patógenos conseguem vencer essa barreira, e nesse momento o sistema imune inato entra em ação. Sobre o sistema imune inato, o que é correto afirmar? 
I. A imunidade inata, ou imunidade inespecífica, é considerada a primeira linha de defesa do organismo. A função principal das suas células (macrófagos e neutrófilos) é a atividade fagocítica.
II. O início da resposta inata só acontece após o reconhecimento por parte dos receptores de padrão, que estão expressos em células fagocíticas, dos ligantes expressos na superfície do patógeno.
III. Após a interação dos receptores de reconhecimento padrão (PRRs) com os padrões moleculares associados aos patógenos (PAMPs), os macrófagos liberam moléculas no meio extracelular, em especial citocinas e quimiocinas. Essas moléculas são as responsáveis por recrutar mais leucócitos para o sítio infeccioso.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
		I, II e III.
PERGUNTA 2
A primeira célula a chegar no local da inflamação é o neutrófilo. Mas também há o recrutamento de outras células leucocitárias e os linfócitos para a região. Alguns leucócitos são recrutados, principalmente, na vigência de respostas contra vermes helmintos ou em respostas alérgicas. 
Com relação à resposta contra os helmintos e alergia, assinale a alternativa que apresenta os tipos celulares responsáveis por responder a tais agentes.
		Eosinófilos e basófilos.
		
PERGUNTA 3
A principal função de uma célula apresentadora de antígenos (APC) é a de fagocitar o patógeno, processá-lo e apresentar os pequenos fragmentos de antígenos para os linfócitos T. Em relação às células apresentadoras de antígeno, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nem todas as APCs fazem fagocitose e apresentam antígenos para os linfócitos T. 
II. As células dendríticas, os macrófagos e os linfócitos B são células apresentadoras de antígenos. 
III. A ativação dos linfócitos T não depende diretamente da apresentação do antígeno pelas APCs. 
Agora, assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(a).
				II, apenas.
		
PERGUNTA 4
Ao se analisar uma amostra de tecido lesado, verificamos, com frequência, um aumento de infiltrado leucocitário nos tecidos inflamados. As citocinas e quimiocinas liberadas pelos macrófagos residentes nos tecidos lesados guiam as demais células para o local exato da lesão. 
Baseado nessa informação, assinale qual das opções a seguir mostra qual a primeira célula leucocitária a chegar no local da inflamação.
		Neutrófilo.
		Basófilo.
		Eosinófilo.
		Monócito.
		Linfócito.
PERGUNTA 5
Os granulócitos são células do sistema imunológico que possuem grânulos, que são visíveis ao serem corados utilizando técnicas de coloração histológica. Os grânulos ajudam na eliminação do patógeno e, também, medeiam a resposta inflamatória. Dentre os granulócitos, temos os basófilos, os eosinófilos e os neutrófilos. 
Sobre os granulócitos, onde e como, respectivamente, são produzidos esses tipos celulares?
		Medula óssea e uma célula-tronco hematopoiética pluripotente origina um progenitor mieloide que, em seguida, originará um segundo progenitor, denominado de progenitor de macrófagos e granulócitos.
PERGUNTA 6
O elo entre as respostas inata e adaptativa é realizado pelas células dendríticas. Elas participam da eliminação do patógeno no momento que o internalizam e ativam os linfócitos T virgens. 
Em relação ao processo de internalização e ativação do sistema imune adaptativo, julgue as alternativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
( ) As células dendríticas possuem projeções celulares que auxiliam no processo de macropinocitose. Após realizarem a macropinocitose, essas células migram até os linfonodos onde atuam como APCs, e apresentam o antígeno para os linfócitos T, iniciando a ativação da resposta adaptativa. 
( ) As células dendríticas realizam fagocitose, internalizando o patógeno, e ao migrarem para os linfonodos ativam os linfócitos T e os linfócitos B. 
( ) As células dendríticas atuam como APCs nos linfonodos, onde internalizam o patógeno por meio da micropinocitose. Após apresentarem o antígeno para os linfócitos T, inicia a ativação da resposta imune adaptativa.
		V, F, F.
		
PERGUNTA 7
As células CD4+ ou células T auxiliares são as células que expressam em sua superfície o CD4. Após sua ativação, as células T auxiliares se diferenciam em cinco tipos de células T efetoras distintas. 
Considerando os subtipos e suas funções, assinale a alternativa que representa aquele que possui a relação tipo/função corretas.
TH2: combate parasitas extracelulares multicelulares.
		
PERGUNTA 8
Os plasmócitos são originados a partir de um linfócito B ativado. Os linfócitos B ativados se diferenciam em plasmócitos que começam a secretar anticorpos. Esses anticorpos são os constituintes da resposta adaptativa humoral. Os linfócitos B possuem uma molécula ancorada à sua membrana que é capaz de levar à sua ativação. 
Assinale a alternativa que mostra corretamente qual molécula é capaz de ativar do linfócito B virgem em plasmócito quando se liga à superfície de um patógeno.
		BCR.
PERGUNTA 9
Os órgãos linfoides são classificados em órgãos linfoides primários e secundários, e promovem a resposta imunológica. Os órgãos primários são conhecidos por criar um ambiente ideal para a formação dos diferentes tipos celulares, e os órgãos linfoides secundários, um ambiente para que ocorra a resposta imunológica. Na fase fetal, os órgãos linfoides primários são aqueles encontrados logo após o nascimento. 
Quais órgãos linfoides primários, respectivamente, são responsáveis pela hematopoese na vida fetal e no recém-nascido?
		
		Baço e fígado.
		
PERGUNTA 10
O sistema imunológico é formado por diversas moléculas e células, todas com a mesma origem: as células-tronco hematopoiéticas (CTHP) da medula óssea. Essas células iniciam a formação das células do sangue no processo conhecido como hematopoese. 
Com base nas diferentes células formadas na hematopoese, assinale a opção que apresenta aquelas de origem no progenitor mieloide.
		Megacarioblastos e eritroblastos.