Buscar

trab pesquisa (1) (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de ciências sociais e aplicada - administração
Professora Marystela - Pesquisa em administração
Alunas Amanda Acunha e Brenda Adriana
N1
RESUMO DO CAPÍTULO 1 - ESTRATÉGIAS
No Livro de Mintzberg et al (2006, p.23 ) se buscam respostas para o que seria a estratégia, essa qual não tendo apenas uma definição, podendo ser usada entre metas e objetivos. Das várias definições distintas encontra-se estratégia como plano, padrão, posição e perspectiva. Estratégias são emergentes podendo ser parte de uma organização sem que seja realmente pretendida. 
 A natureza humana insiste em uma definição para cada conceito. Mas a palavra estratégia há tempos vem sendo usada implicitamente de diferentes maneiras, ainda que tradicionalmente tenha sido definida de uma única forma. O reconhecimento explícito das definições múltiplas pode ajudar as pessoas a moverem-se neste campo difícil (...) cinco definições de estratégia - como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva. ( MINTZBERG, 2006 p. 24 ).
A estratégia como um plano "(...) têm duas características essenciais: são criadas antes das ações às quais vão se aplicar e são desenvolvidas consciente e propositalmente." ( MINTZBERG, 2006 p. 24 )
A estratégia como um padrão, já envolveria certas táticas, por exemplo, muito usadas em organizações para atingir um objetivo e assim concluir com êxito uma estratégia. Porém, quando se define a estratégia entre planos e padrão, elas são independentes uma da outra e levantam questões de sobre o quê seriam, e concluem que recursos seriam suficientes e que uma finalidade também seria relevante. ( MINTZBERG et al, 2006 p.25 ).
Estratégias também envolvem posição, ou seja, um "ambiente" onde se pode inseri-la para atingir tal objetivo. Segundo Rumelt (1980), citado po Mintzberg (2006, p. 26) concluem-se que " as estratégias de uma pessoa são táticas de outras - ou seja, o que é estratégico depende de onde você está". 
ESTRATEGIA COMO PERSPECTIVA
No Livro de Mintzberg et al (2006, p.27 ) Conforme o autor, cada organização tem uma estratégia, cada uma tem sua estratégia como objetivo. Tem outras que investem no marketing para construir a ideologia ao redor. A estratégia é uma aspecto influente para organização, assim como a personalidade é para o individuo, representa o caráter de uma organização. Estratégia é um conceito, uma invenção, criação, pois assim a organização tem um comportamento padrão para cada individuo. Para weltanchauung, cultura e ideologia, mas não à palavra personalidade ,estratégia é uma perspectiva compartilhada pelos membros de uma organização, por suas intenções e por suas ações.
Inter-relacionado os PS
No Livro de Mintzberg et al (2006, p.27 ) Essas relações são complexas, é um padrão que pode ser reconhecido como um plano, talvez. As perspectivas surge com experiências ocorridas em uma organização, com experiências no dia-a-dia, pois só assim é desenvolvido o caráter, do mesmo que uma pessoa transforma sua personalidade, pois assim desenvolvem suas habilidades . Conforme Witness Perrow(1970:161) sobre os homens de lã e homens de seda, pessoas e seda que desenvolveram uma dedicação religiosas fibras que produziram. Quando uma perspectiva estabelecidas é dificil de mudar, pois é profunda e um plano padrão.
A necessidade de ecletismo na definição
Embora existam várias relações entre as diferenças, nenhuma relação, qualquer definição para a questão, tem procedência sobre as demais. De algumas maneiras, essas definições ocorrem entre si. (MINTZBERG, 2006 p. 28)
A estratégia nos leva à competição direta, na qual ameaças, estratagemas e várias outras manobras são utilizadas para obter vantagens. O processo de formação de estratégia em seu ambiente mais dinâmico, em que um movimento gera um contra movimento. (MINTZBERG, 2006 p. 28)
Estratégia não é lidar com um inimigo ou um grupo de concorrentes ou mercado. (MINTZBERG, 2006 p. 28)

Continue navegando