Buscar

Fatores de risco e tratamento da hipertensão arterial

Prévia do material em texto

2 DE ABRIL DE 2019
FEITO POR VITÓRIA MAYARA FRANCISCO NORONHA DE OLIVEIRA
Hipertensão arterial sistêmica 
Quando falamos da hipertensão, não tem como não relacionar aos fatores de risco. 
FATORES DE RISCO DA HIPERTENSÃO
Idade:
Temos como exemplo a idade, pois quanto maior for a idade, maior é a incidência de hipertensão, pois tem uma alteração no endurecimento das artérias, diminui sua resistência. Além disso temos também o gênero e a etnia, antigamente só quem era hipertenso era o homem, hoje não. 
Excesso de peso:
Toda pessoa hipertensa com excesso de peso que faz atividade física e diminui o peso, proporcionalmente ele vaso dilata, o que diminui a pressão e sintetiza menos angiotensinogenio o que diminui a pressão arterial. 
Ingestão de sal:
Ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com a elevação da PA. Artifícios para a comida do idoso é o gersal, pois o idoso diz que o que dá sabor na comida dele é o sal. 
Ingestão de álcool:
Ingestão de álcool por períodos prolongados de tempo pode aumentar a PA. 
Existe uma relação do álcool com a PA. O álcool está associado com a vaso constrição. A cada 30 ml de álcool se aumenta em torno de 2 a 3 milímetros de mercúrio. O álcool inibe o hormônio antidiurético.
Fatores socioeconômicos:
Nós temos duas vertentes, o que tem opção de escolha e escolhe certo ou errado, pois as vezes falta informação. Ou temos a pessoa que não tem opção, não tem informação, e alega não ter dinheiro.
Temos também como fator de risco a genética e o sedentarismo:
 Pressão ideal: 120 por 80.
Tipos de tratamento:
Medicamentoso
Não medicamentoso- atividade física (mas nem todo hipertenso vai poder fazer qualquer atividade física, ai entra a necessidade do educador físico). 
Dieta DASH: Dieta preconizada para o controle da pressão arterial sistêmica. 
Preconiza alimentos ricos integrais, frutas, fibras. 
Diminuir a ingestão de alimentos gordurosos. 
Controle de sódio.
Diminuição da ingestão de saturados, aumento de MUFA E PUFA.
Acrescenta a isso 3 fatores, alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio. 
O potássio reduz o sódio intracelular. 
O cálcio regula os batimentos. 
O magnésio tem função vasodilatador.
Essa hipertensão na tratada pode gerar um infarto, e desse infarto pode se ter uma ICC (insuficiência cardíaca congestiva).
ICC (insuficiência cardíaca congestiva).
A ICC pode ser de duas formas, congênita e adquirida.
Congênita: A minoria tem a congênita (nasce com a ICC). 
Adquirida: A maioria é portador da ICC adquirida, que pode ser consequente da doença de chagas (muitos só descobrem quando se veem com um problema do coração).
Ela é considerada a doença do coração grande pois nela se tem uma cardiomegalia (aumento do coração). Onde no paciente com ICC descompensado ele apresenta dispneia de esforço.
Você pode ter também um edema, principalmente um edema perimaleolar, pode ter também esse paciente fazendo um quadro de ascite e ela é por uma deficiência do ventrículo direito (ocorre por insuficiência do ventrículo direito).
MECANISMOS DE COMPENSAÇÃO PARA EVITAR A PIORA
Hipertrofia
Pelo processo patológico o ventrículo esquerdo vai atrofiando, acumulando sangue para ejetar de uma única vez, tendo menos trabalho.
Frank Starling
Outro mecanismo compensatório da ICC que é o frank starling, o ventrículo esquerdo tem um estímulo para se contrair mais e bombear mais sangue. 
Ativação Neuro Hormonal
Na ativação neuro hormonal você tem uma vasoconstricção e consequentemente retenção de sódio e água. 
Se retém mais sódio e mais água piora tudo isso, sobrecarregando ainda mais o coração. Com essa retenção tem o aumento da volemia, que ao aumento dos peptídeos natriuréticos atriais e ventriculares. Isso aumenta a sua diurese e a natriurese. O que é isso? Retém, urina mais, e elimina na urina o sódio. Se não consegue eliminar aumenta a incidência de ICC.
CONDUTA NUTRICIONAL
Diminuir a ingestão de sódio. 
Balanço hídrico, tudo que entra menos tudo que sai (eu tenho que saber tudo que entra pra saber tudo que sai).
Não da pra saber a quantidade de proteína, lipideo e carboidrato, pois a ICC descompensada altera o metabolismo, e ainda tem uma sobrecarga do rim. A proteína sempre vai estar associada ao estado geral e a função renal. 
Dieta industrializada: quanto maior a densidade calórica, menor é o volume.

Continue navegando

Outros materiais