Buscar

RESUMO - Mudança de clima, mudança de vidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ser humano tem o potencial muito grande de mudar a superfície do planeta. Se continuarmos a tratar o planeta dessa forma, destruindo-o num ritmo acelerado como vemos hoje, pode chegar o momento em que os ecossistemas naturais chegarão a um ponto insuportável. 
O aquecimento global é uma realidade que está mudando o clima e mudando vidas. A Terra está mais quente, e a resposta se mostra nos quatro cantos do planeta. As mudanças climáticas no sentido contemporâneo, no que se referem ao clima do planeta, estão ligadas às modificações causadas diretamente pelo homem. 
A queima de combustíveis fósseis libera na atmosfera gás carbônico, o principal responsável pela retenção do calor na atmosfera. Outros gases produzidos pelo homem, como o gás metano, também são responsáveis pelo fenômeno conhecido como efeito estufa. 
O planeta Terra está 0,7° graus mais quente do que no momento que precede a revolução industrial. 
Inúmeras conseqüências decorrentes das mudanças climáticas no planeta são sentidas em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Em 2005, um tornado atingiu a cidade de Muitos Capões, no Sul de Santa Catarina, com ventos que chegaram a 200Km/h, causando grande destruição. A falta de chuvas tem atingido algumas regiões do Brasil. Até a maior queda d’água do Brasil foi atingida, as cataratas do Iguaçu. O nível de água é o mais baixo em 20 anos. A seca tem arruinado diversos produtores rurais e o processo de desertificação está acelerado em diversas regiões do país. 
O aumento das temperaturas tem acelerado o derretimento das calotas polares, aumentando o nível do mar, com estimativas de um aumento de 60 a 80 cm nos próximos 50 anos. Se o nível do mar subir 1 metro, diversas populações que vivem em regiões costeiras poderão ser afetadas. 
Quem são os maiores culpados pela emissão de CO2 na atmosfera? Em 1°lugar se encontra os EUA. O Brasil também tem grande parcela de culpa, ocupando o 4° lugar no ranking. No Brasil boa parte dessa emissão vem pela destruição das florestas. O desmatamento da Amazônia é o maior responsável no Brasil pelo aquecimento global. 
Um esforço global tem sido desprendido para o controle do aquecimento global. A convenção das Nações Unidas sobre mudanças climáticas tenta implementar a anos um acordo internacional para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa. 
Soluções como utilização das chamadas energias limpas, em substituição ao uso de combustíveis fosseis, têm sido buscadas. Com exemplo podemos citar a energia eólica, a energia solar, Tecnologia para implementação e geração desses tipos de energia já existem, faltando apenas vontade política, com pesados investimentos em pesquisas sobre como as mudanças climáticas irão afetar o Brasil e como reduzir a nossa contribuição para o problema do aquecimento global. 
Assim, tanto cidadãos como governos devem tomar medidas para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

Continue navegando