Buscar

PROJETO DE INTERvenção

Prévia do material em texto

3
serviço social 
talita barbosa silva de souza
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Centro Social de Ballet - Censotraco
Rio De Janeiro
2019
talita barbosa silva de souza
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Centro Social de Ballet - Censotraco
 
 
Trabalho de produção textual avaliativa do Estágio II apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Serviço Social.
Orientador: Valquíria Aparecida Dias Caprioli
Rio De Janeiro
2019
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO.................................................................................................. 3
2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................... 4
3 OBJETIVOS GERAL............................................................................................... 5
3.1 Geral..................................................................................................................... 5 
3.2 Específico............................................................................................................. 5
4 PÚBLICO ALVO...................................................................................................... 5
5 METAS A ATINGIR................................................................................................. 6
6 METODOLOGIA...................................................................................................... 6
7 RECUSOS HUMANOS............................................................................................ 6
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORES.................................................. 7
9 AVALIAÇÃO............................................................................................................ 7
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO......................................................................... 7
11 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA....................................................................... 8
APRESENTAÇÃO
O presente projeto apresenta o meu conhecimento em campo de estágio realizada na instituição Centro Social Censotraco, localizado na Estrada da Matriz N° 314 – Pedra de Guaratiba / RJ. Busca por processos intrínsecos ao cotidiano, me dedicando ao máximo em estar atenta em todas as demandas apresentadas no campo.
Convivendo com crianças e público jovem que se encontra em busca de oportunidades muitos com problemas financeiros e familiares, realizar uma análise crítica da realidade social. Propiciando a produção de conhecimentos e assim poder fazer uma boa análise do cotidiano de vida apresentada para que possam dar seguimentos sociais ao projeto da instituição.
 	
 
2 justificativa 
 Possibilitar a excelência no atendimento, favorecendo o seu desenvolvimento profissional e social, ser uma instituição que agrega valores as crianças e jovens buscando parcerias para uma complementação de trabalho. Assim deve-se o mais alto padrão ético e de compromisso social, sabendo que a qualidade do trabalho estabelece através de estudos. Muitas dessas crianças, não são estimuladas ou incentivadas em seu ambiente familiar, ambiente que muitas das vezes conturbados por problemas de desemprego, vicio e violência. Buscar através de projetos sociais e atividades, formar cidadãos críticos, questionadores que serão capazes de agir e de interagir dentro de nossa sociedade, para que possam reivindicar seus direitos, mas para isso precisam estar conscientes, orientados e estimulados. A família tem um papel importante nisso tudo, por isso queremos atingi-la também. 
 O exercício profissional se expressa por meio da interlocução entre estudantes, professores e assistentes sociais do campo de estágio com a finalidade em atuar na área da cultura, assistência social, educação e esporte. Porque assim possibilita, a identificação e análise das demandas, desafios e respostas mobilizadas no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais e fomenta a construção de conhecimentos e reflexões, bem como o desenvolvimento de competências profissionais. Para que através de palestras com temas na realidade atual, promovendo um debate saudável buscando de perto os resultados dos jovens em relação aos estudos e o convívio com seus familiares. 
 Os programas desenvolvidos são ações direcionadas a crianças, jovens e familiares dos centros urbanos que residem em situação de risco, visando o crescimento profissional e pessoal assim gera um futuro com maiores perspectivas.
3 OBJETIVO GERAL
Promover trocas de experiências sobre a arte, cultura e liderança, garantindo o direito essencial de experimentação da arte pelo público. As oficinas socioculturais são espaços de lazer, entretenimento e vivência. 
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
Apoiar atividades culturais que resultam e incentivem a mobilização social através de expressão cultural, bem como cursos, seminários, palestras e outras formas de ensino junto á comunidade, escolas e empresas parceiras;
Fortalecer laços familiares das crianças e adolescentes que são atendidos pelo projeto;
Promover e incentivar atividades educacionais, diretas e complementares á educação formal, assim como de caráter artístico, cultural e tecnológica, tudo junto às populações em estado de exclusão social.
4 PÚBLICO ALVO
 Atender á crianças, jovens e seus familiares de Pedra de Guaratiba e adjacências com baixa renda, oferecendo aulas de dança (Ballet Clássico, Jazz, Sapateado e Dança Folclórica), aulas de música (violão, cavaquinho e teclado), no esporte praticam vôlei, futebol e natação, reforço escolar e alimentação (café da manhã, almoço e lanche), todas as atividades são absolutamente de graça, com a ajuda de professores voluntários moradores do bairro.
Metas a atingir 
Atender as famílias em suas necessidades, estimular o estudo entre os envolvidos do projeto, visando uma vida melhor e com mais oportunidades. Realizar formações profissional de jovens que gerem renda e autonomia no desenvolvimento e atividades produtivas ou prestação de serviços o projeto permite que desta forma possa ver o mundo se multiplicar e promover trocas de experiências a arte, cultura e liderança garantindo o direito essencial de experimentação da arte pelo público. Desenvolver oficinas socioculturais para o entretenimento e vivencia a fim de ocupar e afastar cada vez mais jovens da marginalidade que existi ao redor do mundo. 
6 METODOLOGIA
 Promover e estimular a melhor integração entre todas as entidades que desenvolvem trabalho juntos a população, das crianças, jovens, adolescentes, mulheres, adultos, e até terceira idade praticando um intercambio de experiências e informações com realização de palestras, seminários, debates, mostras sociais, encontros dentre outras iniciativas que possibilitam o desenvolvimento intelectual, espiritual e social com esforços de todos para criação de desenvolvimento de atividades relativas à região e adjacências. 
7 RECURSOS HUMANOS
 Tendo o envolvimento de Coordenadores, Diretores, Instrutores Guias, monitores e Assistentes Sociais.
8 PARCERIAS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS
Cyrela 
Instituto Locus
CIA Vila Mar
PetiteDense
9 AVALIAÇÃO
Realizada por acompanhamento sistemático de um assistente social avaliando por presenças, participações e que se encontram matriculado na escola.
	.
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	 ETAPAS
	 ABRIL
	 MAIO
	 JUNHO
	JULHO
		Elaboração do Projeto 
	 X
	
	
	
		Apresentação do Projeto 
	
	 X
	
	
		Coleta de Dados 
	
	
	 X
	
	 Término do
 Projeto
	
	
	
	 X
11 REFERÊNCIAS
Documentosoferecidos pela instituição.

Continue navegando