Buscar

memes resumo critico

Prévia do material em texto

Palestra - MEMES: INTERTEXTUALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
 Palestrante : Prof .ª Lilian Dal Cin
Esse trabalho traz o tema muito interesante, os memes são intetextuais eles conversão entre se, já que são formados em esposta/dialogo de algum outro texto que veio antes, e o meme pode ser explicita ou não, mas fazendo com que o leitor comprienda os sentidos. uma vez que a apreciação do humor está ligado a um meme é também uma forrma de se estudar a cultura e os valores de um grupo. Partimos do pressuposto de que a intertextualidade ocorre quando um texto remete a outro anteriormente proferido, seja de forma implícita, explícita, estrita ou ampla, conforme Cavalcante (2007). A intertextualidade pode ser dividida em diferentes formas:
Explícita: acontece quando há menção direta ao texto-fonte do intertexto produzido, está bem marcada, por exemplo, entre aspas.
Implícita: ocorre quando não há menção direta do texto-fonte, precisa mais de cálculos mentais, para se entender a mensagem. 
Estrita: dialoga com a explicita.
Ampla: e refere aos textos que compartilham a mesma temática ou que estão produzidos dentro de uma mesma área do conhecimento ou corrente de pensamento, entre um texto e vários outros textos (um conjunto de textos).
Vemos também que os memes são formas discursivas (SOUZA, 2013). Onde vimos bastante contexto virtual sobre um determinado fato ocorrido que se propaga nas ambientes virtuais como o facebook, twitter, instragan, ect. 
O Brasil , usa muito os memes, porque o brasileiro gosta de fazer piadas com tudo. Entender um meme, e precisa ter conhecimentos para compreender qual a mensagem que ele quer passar dentro de um determinado grupo na sociedade. 
Na palestra a professora cita alguns exemplos de meme sobre contextualidade onde ele se refee a ffala de alguns senadores sobre um só assunto, onde os mesmos que se dizem em um só contexto, a votação do impeachment foi um deles, usavam uma só frase, exemplo: Pela “Florentina de Jesus, eu volto SIM!”. Os processos intertextuais vão além do texto verbal, no caso dos memes, é necessário que o leitor compreenda a relação destes com a imagem que os formulam para que se consiga enteder os sentidos. 
Ele pode ser verbal ou não verbal, os memes vão ter sempre um diálogo entre uma imagem e um texto, e exige muitos cálculos mentais para ser compreendido. Precisa ter um conhecimento prévio da mensagem passada para entender.
Essa palestra me ajuda a entender a intertextualidade das mems exige muitos calculos mentais e conhecimento sobre o assunto. nos faz pensar duas vezes se devemos ou não compartilhar, sem entender a mensagem.
O trabalho em sala de aula deve ir além da identificação do intertexto com foco nos conteúdos, mas torna-se necessário atentar para os recursos linguísticos utilizados por seu criador na elaboração da intertextualidade. É preciso que o aluno/leitor perceba que essas pistas lhe darão oportunidades de recriá-lo a partir de suas experiências, de seu conhecimento e de sua visão de mundo.
Podemos ver que processo de intertextualidade é um recurso que enriquece pois, o mesmo abre um leque de possibilidades e abertura de sentidos em sua interpretação. Com esse palestra vou poder auxiliar os meus futuros alunos de educação fisica ensina a entender e o que eles devem ou não postar nas redes sociais.

Continue navegando