Buscar

AV 1 Planejamento e políticas ambientais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planejamento e políticas ambientais
Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Parte superior do formulário
1) Marque a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
A ____________________, vinte anos após o Encontro de Estocolmo, uniu 178 nações para debater temas voltados à ____________________, à qualidade de vida na Terra e à consolidação política e técnica do desenvolvimento sustentável. Dos documentos finais produzidos pela conferência o que mais mereceu destaque mundial foi a ____________________, que dentre os seus quarenta capítulos, o Capítulo 7 faz referência particular para o ______________________, recomendado a avaliação das atividades humanas, do uso da terra e a orientação desejada dos espaços dentro dos preceitos de ______________________, desdobrado em sustentabilidade econômica, social, ambiental, política e cultural.
Alternativas:
Conferência Rio-92; urbanização e êxodo rural; Agenda 21; planejamento rural e urbano; desenvolvimento sustentável.
Conferência Rio-92; conservação ambiental; Agenda 21; planejamento rural e urbano; desenvolvimento sustentável.
Comissão Brundtland; conservação ambiental; Agenda 21; licenciamento ambiental; legalidade.
Conferência de Kyoto; qualidade do ar e emissões de gases do efeito estufa; Carta de Kyoto; Tratado de Kyoto; capacidade de produção econômica de cada País.
Comissão Brundtland; urbanização e êxodo rural; Carta da Terra; planejamento rural e urbano; desenvolvimento sustentável.
Código da questão: 7895
2) Quando se estuda as novas tendências de planejamento, política e sustentabilidade, numa visão de vanguarda, se utiliza um espaço físico específico na paisagem para a implementação dos instrumentos de planejamento. Qual é este espaço?
Alternativas:
a Bacia Hidrográfica.
o Município.
o Estado.
a Floresta.    
o Mar.
Código da questão: 7397
3) O sistema econômico funciona interativamente com o sistema produtivo na sociedade pós revolução industrial. Estes dois sistemas necessitam de um terceiro sistema para completá-los.
Qual alternativa abaixo apresenta o sistema correto?
Alternativas:
sistema ecológico.    
sistema humano.
sistema sustentável.  
sistema social.
sistema natural.
Código da questão: 7385
4)"No que diz respeito à dimensão institucional do desenvolvimento, observa-se que ela ganha corpo na atual conjuntura. Ela prevê que novas ou redesenhadas arquiteturas organizacionais sejam implementadas na busca de estratégias para a construção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ecologicamente prudente e economicamente eficaz (DALLABRIDA & PELLIN, 2012)".
DALLABRIDA, I.S.; PELLIN, V. Gestão consorciada intermunicipal para sustentabilidade. In: PHILIPPI JR, A. SAMPAIO, C.A.C.; FERNANDES, V. Gestão de Natureza Pública e Sustentabilidade. Barueri, SP: Manole. 2012. p. 57-89.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Evoca-se o desenvolvimento e/ou mudanças institucionais das organizações do governo da sociedade civil e dos agentes produtivos, buscando a criação de novas ou reformulação de antigas formas de articulação entre essas esferas.
Desta forma,
II. A criação de consórcios intermunicipais revela-se uma iniciativa muito eficaz. Municípios pertencentes à mesma região ou microrregião se unem e somam forças, compartilham estruturas, dividem investimentos e recursos e diminuem os custos de cada ente para resolver problemas comuns que extrapolam as fronteiras de cada município.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.    
as asserções I e II são proposições falsas.    
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Código da questão: 7298
5)Complete as lacunas da sentença a seguir:
"Os _________________ são fundamentais para tomadores de decisão e para a sociedade, pois permitem tanto criar _____________ sobre o estado do meio, quanto aferir ou acompanhar os resultados de uma decisão tomada. São indicativos das _____________ e _____________ no ambiente e, se bem conduzidos, permitem representar a rede de causalidades presente num determinado meio. Os _________________ são empregados para avaliar e comparar ________________ de diferentes dimensões e de diversas complexidades".
Alternativas:
indicadores; mudanças; mudanças; cenários; territórios; indicadores.    
cenários; indicadores; mudanças; condições; cenários; territórios.    
indicadores; cenários; mudanças; condições; indicadores; territórios.
cenários; condições; mudanças; condições; indicadores; territórios.  
 indicadores; condições; mudanças e cenários; territórios; indicadores.
Código da questão: 8358
6)Acerca dos temas tratados em planejamento ambiental, preencha as lacunas da sentença a seguir com a alternativa que apresenta a sequência lógica.
"Em planejamento ambiental é aconselhável que os temas ou indicadores sejam representados no ______________, pois esta estratégia facilita a interpretação, integração e manejo das ____________________ por meio de documentação ________________. Podem ser mapeados quaisquer elementos do meio, seja físico, biótico, social, econômico ou cultural. Porém, a capacidade de __________________ dos fenômenos está diretamente limitada à ________________ do dado de entrada, à abrangência no espaço ou ao tipo de informação".
Alternativas:
mapa; estruturas; cartográfica; subjetividade; representação.
mapa; estruturas; topográfica; subjetividade; representação.    
espaço; representações; topográfica; representação; subjetividade.  
espaço; estruturas; cartográfica; representação; subjetividade.  
 espaço; informações; cartográfica; representação; subjetividade.
Código da questão: 9457
7)A política ambiental de diretrizes do planejamento urbano brasileira se estabeleceu apenas no atual século, por meio da Lei nº 10.257/01, demonstrando a entrada tardia do Brasil no contexto de democratização do espaço urbano, frente ao desenvolvimento de países em desenvolvimento. A citada lei recebeu o nome de:
Alternativas:
estatuto sustentável.
estatuto participativo.  
estatuto urbano.  
estatuto democrático.    
estatuto das cidades.
Código da questão: 9200
8)Tendo os conceitos de gestão ambiental e paradigma como orientação da sua resposta, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
Paradigma é a forma de visão, de escolha, de caminho a ser trilhado de uma sociedade frente as questões apresentadas.    
Gestão ambiental e paradigma por serem conceitos teóricos e práticos, respectivamente, se complementam e permitem a eficácia da gestão ambiental frente as questões ambientais atuais.
Gestão ambiental pode ser conceituada como a visão antropocêntrica atual para a continuidade da “zona de conforto” da humanidade, sem na verdade se preocupar com as questões ambientais.
Gestão Ambiental pode ser considerada um novo paradigma, pois esta se inicia quando se promovem adaptações ou modificações no ambiente natural, de forma a adequá-lo às necessidades individuais ou coletivas atuais e futuras.
Paradigma por ser um conceito que permeia a filosofia, não se enquadra na análise das questões ambientais, por serem estas, questões reais que afetam a humanidade em geral.  
Código da questão: 7386
9)Analise a frase abaixo e marque a alternativa correta.
"Sua análise norteia muitas tomadas de decisão do ponto de vista da conservação ambiental, da vocação agropecuária, do risco de erosão, da
produtividade, do controle de impactos ou da indicação de tecnologias adequadas".
Estamos falando de qual tema estudado em planejamento ambiental?
Alternativas:
clima.
hidrografia.
geologia.  
geomorfologia.
capacidade de uso da terra.    
Código da questão: 7831
10)
Atualmente existem diversas políticas nacionais relacionadas as questões ambientais.
Assim, associe as características de cada política apresentadas à suas respectivas denominações nacionais. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Alternativas:
I–3; II–4; III–2; IV–1; V–4; VI -1.    
 I–2; II–1; III–1; IV–3; V–1; VI -3.
I–2; II–1; III–1; IV–3; V–4; VI -3.  
I–2; II–1; III–2; IV–1; V–4; VI -4.    
 I–1; II–4; III–1; IV–1; V–2; VI -4. 
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais