Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS

Prévia do material em texto

Luiz
CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais), que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.
O conceito de Políticas Públicas pode possuir dois sentidos diferentes. 
No sentido político, encara-se a política pública como um processo de decisão, em que há naturalmente conflitos de interesses. Através das políticas públicas, o governo decide o que fazer ou não fazer. 
O segundo sentido se dá do ponto de vista administrativo: as políticas públicas são um conjunto de projetos, programas e atividades realizadas pelo governo.
As políticas públicas visam responder a demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade, considerados como vulneráveis. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social. Visam ampliar e efetivar direitos de cidadania, também criados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente. 
Outras políticas visam promover o desenvolvimento, criando alternativas de geração de emprego e renda como forma compensatória dos ajustes criados por outras políticas econômicas. Outras políticas públicas são necessárias para regular os conflitos entre diversos membros da sociedade que, mesmo quando em situações iguais, têm contradições de interesses que não se resolvem por si mesmas ou pelo mercado e necessitam de mediação.
A realização e manutenção dos direitos do trabalhador têm como pano de fundo a constituição federal, que especificamente no Art. 7º, no capítulo II, sobre os direitos sociais, possui 34 parágrafos que citam esses direitos.
POLÍTICAS PÚBLICAS DO TRABALHO
Jhon
As políticas públicas de trabalho consistem em um conjunto de ações que tem como foco a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho formal, através do emprego ou do mercado informal, por formas alternativas de geração de renda individual, coletiva ou solidária.  As ações do governo para políticas públicas do trabalho são executadas com natureza permanente, integrada e continuada visando ampliar as condições e oportunidades de acesso e permanência do trabalhador no mercado de trabalho.
Objetivos das políticas de trabalho são:
Aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho, emprego e renda; 
Reduzir os níveis de desemprego e subemprego; 
Elevar a escolaridade dos trabalhadores, através de articulação com outras políticas públicas; 
Inclusão social, redução da pobreza, combate a discriminação; 
Aumento da probabilidade de permanência no mercado de trabalho, reduzindo os riscos de demissão, taxa de rotatividade e possibilitando a sobrevivência do empreendimento individual e coletivo; 
Elevação da produtividade, competitividade, salário e renda; Formação integral do trabalhador (técnica, intelectual, cultural e cidadã). 
Pedro
As políticas de trabalho abrangem as políticas de apoio ao desempregado, como o seguro-desemprego, que é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. 
O abono salarial, que é o benefício que assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
 As políticas de qualificação profissional e de intermediação de mão de obra. Que é, por exemplo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), que mantém um banco de vagas e incentiva a qualificação profissional. 
As políticas voltadas para a economia popular solidária organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais.
As políticas de incentivo ao primeiro emprego, que tem como exemplo o programa jovem aprendiz, que é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem, com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem e capacitação profissional de adolescentes e jovens.
 Abrange ainda a produção de informações sobre o mercado de trabalho, o apoio à geração de emprego e de renda, e a fiscalização do trabalho, que prioriza o combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, promovendo o conceito de trabalho digno. Entre vários outros programas sociais que são feitos para assegurar os direitos constitucionais.

Continue navegando