A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
pim fundamentos da administração comunicação empresarial e tecnicas e informaticas

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
LIMEIRA/2019
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Simone Graziele da Silva Birochi
	1904292
	02
	
	
	03
	
	
	04
	
	
	05
	
	
	06
	
	
INTRODUÇÃO
Este estudo baseia – se no Grupo Flex Do Brasil, empresa multinacional do seguimento de colchões e complementos, com ênfase na unidade fabril situada na cidade de Limeira - SP, para este estudo foi utilizada a metodologia cientifica, e foram realizadas pesquisas, através do site da empresa, notícias em jornais, colaboradores, bibliografias e citações referente à matéria, a ausência de detalhes sobre a rotina interna da empresa, se deu pela falta de cooperação da mesma, foi feito contato com o setor de Recursos Humanos via e-mail e por meio de ligações para obter informações internas, mas sem êxito. Este estudo tem como intuito demostrar na pratica o funcionamento da empresa com base nos estudos das disciplinas abordadas neste bimestre, visando entender a importância dos fundamentos da administração na empresa, o processo de comunicação empresarial e a utilização das Técnicas em Informática. E tem por objetivo, o aprofundamento dos conhecimentos teóricos, visando colocar em pratica o que foi aprendido, buscando soluções e melhorias para a empresa em estudo.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A empresa Flex do Brasil, atua no seguimento de fabricação de colchões e complementos (bases) atende o consumidor final e redes hoteleiras. (https://www.flexdobrasil.com.br/flex-do-brasil-o-grupo-flex-do-brasil).
Atualmente a Flex do Brasil atende a todo o mercado nacional, nos quais o Sudeste corresponde a 47% das vendas, o Nordeste, 23%; e o Sul, 12%. Além disso, a unidade brasileira conta com uma operação de exportação para o Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. (https://www.dci.com.br/dci-sp/fabrica-de-colch-es-aposta-na-recuperac-o-da-economia-1.757096).Seus principais concorrentes no Brasil são colchões Castor, American Flex e Ortobon. A história do grupo Flex se inicia na cidade de Zaragoza, Espanha por Antônio Beteré, que abre uma pequena oficina de reparação de colchões. O Flex Bedding Group opera em sete países: EUA, Chile, Portugal, Espanha, Reino Unido, Cuba e Brasil, 1900 colaboradores, 75 lojas próprias e 11 plantas fabril. A empresa lidera o mercado de colchões no território ibérico e integra o ranking dos 10 maiores do mundo em sua atividade. A companhia está presente no Brasil desde 2000, quando o grupo Flex adquiriu a empresa Simmons – Epeda Sediada em São Paulo, em 2001 inaugura a planta fabril no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Santa Barbara D´Oeste, em 2013 inaugura a nova planta fabril em Limeira, SP (https://www.flexdobrasil.com.br/flex-do-brasil-o-grupo-flex-do-brasil).Possui certificação pelo Inmetro em toda sua linha de colchões (Portaria 52), e seguem as normas ABNT NRR 15413-1. E asseguram o comprador garantia sobre eventuais defeitos de fabricação relativos a molejo, estofamento e outros matérias componentes do colchão. (https://www.flex.com.br/garantia).
Em foco a Planta fabril da unidade de Limeira, situada às margens da Rod. Anhanguera e conta com 20 mil m² de área construída, empresa conta com uma equipe de 200 funcionários e tem produção diária aproximadamente de 550 colchoes. Além do recurso destinado ao maquinário, a empresa investiu em eficiência e na modernização de algumas linhas de bordadeiras e linhas de montagem.(https://www.dci.com.br/dci-sp/fabrica-de-colch-es-aposta-na-recuperac-o-da-economia-1.757096). Missão: A empresa trabalha sempre com o foco em proporcionar melhor qualidade de vida a todos consumidores através de um sono reparador e saudável. Visão: A Flex do Brasil vem trabalhando incansavelmente para ser reconhecida pelos distribuidores e clientes como a melhor opção de descanso. Para isso, implantou-se e fortaleceu-se uma cultura organizacional verdadeiramente obstinada por: Permanente busca da excelência na gestão e na inovação constante; Compromisso com a qualidade e confiabilidade de nossos produtos. Valores: Paixão pela vitória; superação constante; transparência e respeito em todas nossas relações; Foco, atenção e respeito ao cliente; trabalho sem fronteiras; Pioneirismo no DNA.(https://www.flexdobrasil.com.br/flex-do-brasil-o-grupo-flex-do-brasil).
Em respeito às questões relacionadas ao meio ambiente, a empresa destina 100% dos resíduos para a reciclagem.
“Existe o envolvimento de todos os funcionários da fábrica em separar os tipos de materiais e colocá-los em pontos estratégicos. Uma companhia terceirizada, parceira, os recolhe e os leva a diversas empresas que reaproveitam tudo “A ideia sempre foi essa, o objetivo não é ter lucro com essa operação, mas obter equilíbrio econômico que se torna importante para manter a perenidade do trabalho e o compromisso com a sustentabilidade”, afirmou. “WILSON FONTANEZI, DIRETOR DE OPERAÇÕES DA FLEX”(https://www.flexdobrasil.com.br/flex-do-brasil-o-grupo-meio-ambiente).A comunicação empresarial é uma verdadeira guerra com muitas frentes a batalha voltada para mostrar que a empresa tem uma boa relação de respeito com a natureza visando sobre tudo sua preservação a frente para manter e conquistar novos consumidores. (NASSAR e FIGUEIREDO, 2006, p 20).
 	De acordo com a pesquisa realizada é possível notar que a empresa se apoia na teoria cientifica da administração, pois é voltada para a área de produtiva.
 “A administração cientifica baseia-se na aplicação do método cientifico na administração com intuito de garantir a melhor relação de custo benefício aos sistemas produtivos, tendo como os quatro princípios da administração cientifica, o princípio da administração cientifica que são; planejamento, preparo, controle, execução” (TAYLOR, 1990). As ações que nos remetem a tal teoria é a eliminação de improvisos, utilizando métodos de planejamento de sistemas implantado na empresa tais como a capacitação dos colaboradores, oferecendo treinamentos específicos, e disponibilizando maquinários de alta tecnologia, com o intuito de maximizar a produção, com isso verificando se as metas e as atribuições estão sendo executadas corretamente com total eficiência. 
 C OMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação interna e externa é imprescindível para que a empresa tenha êxito nas suas tarefas diárias e que se mantenha no mercado. “A comunicação interna é transmitida, por gestores, pessoalmente, por e-mail, ligações, avisos em murais, mais foi diagnosticada, como confusa e tardia pelos colaboradores, A empresa trabalha sobe o processo do fluxo descendente através dos níveis mais altos para os níveis mais baixos”. (MATOS, 2004). A comunicação interpessoal no trabalho em equipe, não foi muito bem avaliada. Segundo levantamento realizado por antigos colaboradores da empresa, a empresa não tem plano de carreira, há falta de treinamento, ambiente pouco cordial, e pouca flexibilidade com os supervisores.(https://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-flex-do-brasil/avaliacoes).A Comunicação externa com os clientes é feita através atendimento por meio dos canais: (0800 707 7115) e por envio de e-mail que também se encontram nesta página, no qual o consumidor através de uma planilha auto preenchível, insere seus dados e dúvidas; através de e-mail (posvenda@flex.es) também disponibilizam redes sociais, mais especificamente o Facebook.(https://www.flexdobrasil.com.br/flex-do-brasil-contato). “A comunicação é responsável pela credibilidade da própria organização e pelos produtos e serviços oferecidos”. (CHINEN 2010 p. 64,). A comunicação interna e externa é imprescindível para que a empresa tenha êxito nas suas tarefas diárias e que se mantenha no mercado.
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Em qualquer área ou necessidades do cotidiano das pessoas, a TI está presente. É difícil imaginar a resolução de problemas ou a convivência na sociedade sem a utilização dos recursos disponibilizados