Buscar

Tema 5- Esperança para a família

Prévia do material em texto

Capítulo 5
Deste livro
TEMA: ALIADOS ÍNTIMOS
Ligação íntima com Cônjuge
Manter um casamento nos dias atuais é fácil ou mais difícil do que em tempos passado?
É muito comum encontramos pessoas falar a frase: “Casar é fácil. Permanecer casado é mais difícil. Ter um casamento feliz que dure a vida inteira é uma raridade.” 
 Realmente manter um casamento feliz e duradouro nos dias em que vivemos é muito mais difícil. Porque temos; pensamentos diferente, costumes diferente, culturas cultura diferente, religião diferente. Além do mais, hoje, temos muitas leis que nos amparam do que antes. Leis que nos dão mais liberdade para tomar decisões, seja elas certas ou erradas. Ex: Divorcio, aborto... 
4
Como desenvolver e manter uma ligação íntima com o cônjuge?
COMO SER FELIZ NO CASAMENTO EM TEMPO TÃO DIFÍCIL COMO ESTE QUE ESTAMOS VIVENDO?
Convidar Deus para fazer parte desse casamento; 2. Amar um ao outro, 3. Respeitar um ao outro, 4. Ter compromisso um com outro, 5. companheiros, 6.Cuidado com seu Cônjuge, 7- compreensão mútua ( ser reciproca, troca entre si), 8.Pcaiência, 9. Confiança. 10. Ser cortês. Cumplicidade. 
Devemos participar de todos os assuntos, sair sempre juntos, assistir televisão juntos, almoçar juntos, fazer supermercado juntos, etc. Nós temos que criar meios para que fiquemos sempre juntos, unidos. 
O CASAL PRECISA TER INTIMIDADE MUTUA UM COM OUTRO 
 Essa intimidade que estou falando não é simplesmente física. Intimidade é a proximidade que todo casal necessita desenvolver – emocional, financeira, intelectual e espiritual. Embora a intimidade física seja muito importante, se o casal não vivenciar uma proximidade mais ampla, jamais experimentará a intimidade necessária para ir mais longe no relacionamento conjugal. Jamais experimentarão o prazer do casamento. 
.
IMPORTANTE RESALTAR QUE: Não estou falando que nós ( Esposo e esposa) devemos ANULAR A NOSSA IDENTIDADE, mas, que possamos ARMONIZAR a nossa com a do nosso CONJUGE. Ou seja, devemos misturar as essências que cada um tem. Assim seremos mais felizes no CASAMENTO.
Não podemos ser ALIENADOS jamais. Saiba que, duas cabeças pensam melhor que uma apenas.
MEDITEMOS NO VERSO BOBLICO DE 1º CORÍNTIOS 7: 3
O que podemos fazer para manter viva a chama do amor em nossos relacionamentos?
Você e sua família
Uma das maiores dificuldades dos relacionamentos é o desgaste produzido pela rotina, pela mesmice, pela falta de diálogo e atenção. O sábio rei Salomão escreveu no livro de Cantares preciosas informações que podem ajudar :
01
Cantares 2:4 
Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.
Tenha um momento especial a sós entre vocês. Coloque em sua agenda espaço para o romantismo.
02
Cantares 2:15 
Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.
Esteja atento às “raposinhas” que destroem os relacionamentos. Os filhos, o trabalho, os parentes, a falta de criatividade podem ser elementos que provocam grande desgaste no casal.
03
Cantares 7:10 
Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.
Mostre afeição pelo seu cônjuge. Esteja atento às necessidades emocionais dele / dela. É preciso conhecer o que agrada
ao seu cônjuge:
Elogios (Cantares 4:7)
A
Toque (Cantares 2:6)
B
Serviço(Cantares 8:2)
C
Serviço(Cantares 8:2)
D
Presentes (Cantares 8:12)
E
Para Pensar
“Todo casal que une entre si seus interesses vitalícios deve buscar tornar o mais possível feliz a vida do consorte. Aquilo que prezamos, procuramos conservar e tornar mais valioso, se possível. No contrato matrimonial, homens e mulheres fizeram um ajuste, um investimento para a vida, e devem fazer o máximo possível para controlar suas palavras de impaciência e mau humor, mesmo com maior cuidado do que o faziam antes do casamento, pois agora seus destinos se acham unidos por toda a vida, como marido e esposa, e cada qual é avaliado na exata proporção à quantidade de penoso empenho para reter e manter sempre novo amor, tão ansiosamente buscado e apreciado antes do casamento.” 
O Cuidado de Deus, p. 183
Decisão em
Família
Desejo expressar diariamente meu amor pela minha família.
Desejo me preparar para o encontro com Cristo quando Ele voltar.

Continue navegando