Buscar

Aula 3 - Desenvolvimento Econômico e Competitividade

Prévia do material em texto

Pesquisa & Desenvolvimento
Aula 3- Desenvolvimento Econômico e Competitividade
Fabíola Tostes
Com o surgimento do capitalismo - entendido como forma de organização socioeconômica, as dinâmicas de inovação tem achado um campo fértil excelente para produzir avanços constantes medidos em valor econômico. Embora a relação pareça clara, as relações entre a inovação e a forma de organização da economia são inesgotáveis. 
Variedades do Capitalismo
Os teóricos de Variedades de Capitalismo propõem uma visão diferente, explicada a partir da diversidade: diferentes países ao redor do mundo têm atingido altos níveis de desenvolvimento sem ter cumprido com todos os preceitos da receita sugerida pelos Chicago Boys. A ideia central é que existem diferentes configurações de acordos e arranjos institucionais que condicionam a configuração da economia, em principio ordenadas em um continnum entre Economias Liberais de Mercado (LME) e Economias Coordenadas de Mercado (CME).
Economia Liberal de Mercado
Nas economias liberais de mercado (LME), as firmas coordenam suas atividades a partir de hierarquias e acordos competitivos de mercado. Basicamente, é o modelo que tem sido mais estudado na economia e supõe o modelo de economia de livre mercado preconizado pelo Consenso de Washington. Nele, as relações entre os agentes estão caracterizados por contratos formais e concorrência constante. Os agentes interagem em acordo com sinais dos mercados (especialmente preços, demanda e oferta) e cálculos marginais marcados pela economia neoclássica. O equilíbrio da economia está dado pela adaptação aos requerimentos competitivos da oferta e a demanda. Falar sobre antitruste Google)
Caso Paradigmático  EUA
Casos Intermediários  Austrália, Grã-Bretanha e Nova Zelândia
Economia Coordenada de Mercado
Nas economias de mercados coordenados (CME), as empresas dependem mais de relações e acordos por fora do estrito mercado para coordenar a ação dos atores e construir suas capacidades. Em geral, as relações coordenadas incluem contratos incompletos e mais relacionais, monitoramento da rede de empresas baseado no intercambio de informação ao interior da rede, e maior confiança na relações colaborativas para construir as capacidades das empresas. O equilíbrio resulta da interação estratégica das firmas e outros atores. O conflito capital-trabalho é moderado pelo estado. 
Caso Paradigmático  Alemanha e Japão
Ambientes de Inovação
ELM
Inovação Radical (disruptiva)
Gera formas absolutamente novas de satisfazer as necessidades humanas
EX: Biotecnologia, Softwares, telecomunicações, mobilidades urbanas ...
ECM
Inovação Incremental 
Melhora qualitativamente os processos no longo prazo. 
Ex: Industria Automobilística Alemã. 
O Caso Chinês – Promoção do Comércio Exterior 
O sucesso chinês aparece, inicialmente, na bem-sucedida transição para uma economia de mercado. O processo de “dual track”, nome dado à forma como os chineses introduziram as forças de mercado sem abandonar o planejamento, a liberalização da agricultura, o estímulo às empresas rurais e as reformas dos sistemas empresarial e financeiro, ilustra a capacidade das lideranças chinesas em conduzir o processo. A transição conduziu-se de modo que a introdução das forças de mercado fosse acompanhada de medidas visando à correção das eventuais falhas de mercado.
Forte investimento em bens públicos, infraestrutura e educação.
Negociam transferência de tecnologia .
Mão de obra muito! Barata, 
Modelo de Capitalismo Brasileiro 
Modelo Liberal-Dependente
Mercado Financeiro aberto. 
Dependência de Tecnologia externa
Alta desigualdade social 
Baixo investimento em educação (gestão e não monetário).

Continue navegando