Buscar

Zoonoses Conceito e classificação das zoonoses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Zoonoses – Conceito e classificação das zoonoses
Atualmente, a expansão das zoonoses se deve a fatores como:
Transporte internacional de mercadorias, material de pesquisa e passageiros;
Aumento da população humana, que levou ao aumento da produção e comércio de alimentos (incluindo os POAs) e aumento da densidade populacional (megalópoles);
Impactos sobre o meio ambiente que geram desequilíbrios na flora/fauna silvestre e aproximação de animais silvestres com animais domésticos e o homem;
Aquecimento global, favorecendo a proliferação e dispersão de vetores;
Aumento da exposição humana a animais (domésticos “antropomorfização” e, não domésticos) e a ambientes contaminados por animais.
Classificação das zoonoses:
1. Tipo de Transmissão
Vertical: Da mãe para o feto, dentro do útero. Ex.: LVA, brucelose, toxoplasmose (congênitas).
Horizontal: Do animal para o homem (e vice versa) por contato direto transmissão direta ou do animal ao homem (e vice versa), ou por via indireta através do meio ambiente contaminado, vetores, alimentos, e outros (transmissão indireta). Exemplo:
Transmissão direta Raiva
Transmissão indireta Leishmanioses
2. Sentido de Transmissão
Antropozoonoses: Os agentes são perpetuados na natureza pela transmissão entre os animais e, eventualmente, acometem o homem. Ex.: Raiva.
Zooantroponoses: Os agentes são perpetuados pela transmissão homem a homem e, eventualmente, acometem os animais. Ex.: Tuberculose pelo Mycobacterium tuberculosis.
Saprozoonoses: O agente etiológico, obrigatoriamente passa uma fase do seu ciclo biológico no ambiente abiótico (além do hospedeiro vertebrado, é necessário um sítio abiótico para o agente completar seu ciclo e/ou se tornar infeccioso). Ex.: Agentes de Larva migrans cutânea, larva migrans visceral e toxoplasmose.
 Anfixenoses: Os agentes acometem animais e humanos e são transmitidos entre eles, indiscriminadamente. Ex.: Agente da estafilococose.
Sapronoses: Participação de hospedeiro vertebrado e de elemento não animal. O habitat natural do agente é o meio ambiente abiótico. (eventualmente pode afetar animais e seres humanos, pode ou não ter um comportamento zoonótico). Ex.: Listeriose.
Antroponoses: Doenças mantidas e transmitidas, exclusivamente entre seres humanos. Ex.: Catapora.
Fitonoses: Agentes mantidos em plantas, mas para os quais, o homem é suscetível. Ex.: Blastomicose (Blastomyces spp por inalação dos conídios, manejo do solo).
3. Ciclo do Agente Etiológico
-Ciclozoonoses: O agente passa, obrigatoriamente por duas espécies distintas de animais vertebrados para que o ciclo se complete. Podem ser de dois tipos, conforme haja ou não a participação obrigatória de seres humanos.
-Euzoonoses: Ciclozoonoses em que obrigatoriamente há a participação de humanos para que o ciclo biológico do agente se complete. Ex.: Complexo Teníase Cisticercose ( T. solium e T. saginata).
-Parazoonoses: Ciclozoonoses nas quais o ciclo biológico do agente pode se completar com duas espécies diferentes de animais vertebrados não obrigatoriamente incluindo o ser humano. Eventualmente afeta humanos. Ex.: Complexo Equinococose Hidatidose.
-Metazoonoses: O agente necessita passar, obrigatoriamente por hospedeiro invertebrado vetor para que seu ciclo se complete (período extrínseco de incubação) A transmissão é prioritariamente ou exclusivamente por via vetorial. Ex.: 
Leishmanioses, Encefalomielite equina...
Segundo a OMS, 75% das doenças emergentes e reemergentes no século XXI serão doenças zoonóticas ou que possuam relação direta ou indireta com outras espécies animais que não a humana. O Médico Veterinário passa a ser um elemento fundamental para a identificação, a prevenção e o controle dessas zoonoses.

Continue navegando