Buscar

Ansiedade e Análise do comportamento (1)

Prévia do material em texto

Ansiedade & Análise do comportamento
Grupo:
Ananda Andrade
Ivanna Correia
Ingryd Mayanna
Natália Fernandes
Giovanna Maldonado
Lara Barros
Stephanie Dolavale
 
VÍDEO
https://tv.uol/13zX1
DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
Para Skinner (1965), a ansiedade não poderia ser considerada como causa de comportamentos, visto que o termo refere-se a um comportamento sob controle de certas circunstâncias. A ansiedade, neste caso, seria uma resposta emocional resultante da apresentação de um estímulo que antecede um estímulo aversivo, com efeitos no comportamento operante publicamente observável.
Como afirma Skinner (1965), há efeitos emocionais que podem ocorrer apenas “quando um estímulo precede caracteristicamente um estímulo aversivo com um intervalo de tempo suficientemente grande para permitir a observação de mudanças comportamentais. A condição resultante geralmente é denominada ansiedade” (p. 178).
Nesta argumentação de Skinner, a ansiedade seria entendida em quanto uma resposta do organismo mediante uma contingência que envolva um estímulo (pré-aversivo) antecedendo a apresentação de um estimulo aversivo.
VARIÁVEIS E CONTEXTOS QUE DESENVOLVEM E MANTÉM A ANSIEDADE
Em qualquer condição, situação ou estado de ansiedade sempre vai existir um estímulo que sinaliza a ocorrência de um estímulo aversivo.
O fenômeno sinaliza a apresentação de um estímulo aversivo e não há comportamento de fuga-esquiva possível.
Variáveis : 
Verbalização de sentimentos desagradáveis
Estímulos verbais e não verbais por associação com o estímulo eliciador incondicionado
Aspectos culturais das definições de ansiedade
Estímulos reforçadores do ambiente
Exposição do organismo a estímulos aversivos e pré-aversivos, controláveis ou incontroláveis, etc. 
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
Recorrer a sua história de aquisição e as variáveis ambientais atuais que mantém esse transtorno;
Análise Funcional;
Comportamentais de fuga/ esquiva (rígido e inflexível) X comportamentos de enfrentamento (aprendizado);
Dessensibilizarão sistemática - Estímulo fóbico (na imaginação ou ao vivo) em um contexto de relaxamento (técnica do relaxamento muscular progressivo);
Exposição e prevenção de respostas - Exposição ao estímulo eliciador de desconforto, enquanto toda e qualquer resposta de fuga ou esquiva (abertos ou encobertos) são impedidas, até que a resposta emocional seja significativamente atenuada;
Modelagem - reforçamento diferencial de outras respostas (DRO) Contra condicionamento - Condicionar uma resposta contrária:
Ex: Um estímulo neutro + Um estimulo incondicionado (reforçador)
Inundação ou terapia implosiva - situações e a exposição é feita diretamente a estímulos geradores de um alto grau de ansiedade ou medo (aversiva, pouco utilizada, só quando não tem situações intermediárias) Informações prévias ao cliente são imprescindíveis.
OBRAS CONSULTADAS
MOREIRA, Márcio; MEDEIROS, Carlos. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.
NETO, Denigés Maurel Regis et al . Supressão condicionada: um modelo experimental para o estudo da ansiedade. Perspectivas, São Paulo , v. 2, n. 1, p. 5-20, 2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-35482011000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 out. 2019.
COELHO, Nilzabeth Leite; TOURINHO, Emmanuel Zagury. O conceito de ansiedade na análise do comportamento. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 21, n. 2, p. 171-178, 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200002&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Oct. 2019. 
ZAMIGNANI, Denis Roberto; BANACO, Roberto Alves. Um panorama analítico-comportamental sobre os transtornos de ansiedade. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 7, n. 1, p. 77-92, jun. 2005 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452005000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 out. 2019.
REFERÊNCIAS
COÊLHO, Nilzabeth. Leite. (2006). O conceito de ansiedade na analise do Comportamento. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Univerdade Federal do Pará. Belém – Pará. 118 Páginas. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/bitstream/2011/1921/1/Dissertacao_ConceitoAnsiedadeAnalise.pdf.> 01/10/2019

Continue navegando