Buscar

Qualidade e Segurança

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)
Curso 
Superior de Tecnologia em Eventos 
 Ministério da Educação 
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)
Curso Superior de Tecnologia em Eventos 
	
Disciplina Qualidade e Segurança.
Conteúdo: Gerenciamento de Crises
Leia o artigo “Gerenciamento de Crises em Eventos: uma análise sobre a propagação midiática do cancelamento do show da Lady Gaga no Rock In Rio 2017” de Priscila Gayer, publicado nos anais do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 2018.
De acordo com Forni, quais são os processos de um gerenciamento de crise? Comente cada etapa.
O gerenciamento de crises possui foco na prevenção e redução de seus danos ao serem pensados antes de elaborar um evento, para que isso aconteça deve-se identificar todos os riscos possíveis a prejudicar os eventos, o tripé da segurança é complementado pela comunicação da crise e pelo contingenciamento da crise, o gerenciamento de crise completa-se com o plano de comunicação da crise e análises pós-crise incluídas no processo.
Segundo FORNI (2017) os processos de gerenciamento de crises possuem três níveis básicos que interligam-se e compõe a gestão de crises, são eles: a gestão de riscos compreende a prevenção, auditoria da crise, planos de crise e treinamento da crise, a gestão da comunicação de crise que passa por todas as fases integrante do processo de gestão e a gestão da crise que compreende a resposta rápida, a reação da organização e o apoio aos atingidos
Por que uma crise pode afetar a imagem de uma organização?
A imagem de uma organização pode afetar-se com sinistros devido a dois fatores importantes são eles: a mídia e a opinião pública. Segundo Lampreia(2007) a mídia ao divulgar o sinistro ocorrido ira problematiza-lo com diferentes enfoques seja ele positivos, negativos ou neutros, impactada a Opinião 
Pública questionara sobre os valores e os conceitos da instituição, tal opinião desfavorável acarretara possíveis crises a imagem da instituição.
Logo após a imagem da instituição estiver danificada, a mídia ira alimentar-se das crises de imagem, visto que é através delas a imprensa pode tirar notícias que incentivara a opinião pública com posicionamentos desfavoráveis a organização.
Qual a importância da comunicação no gerenciamento de crises e como ela deve ser feita?
A comunicação no gerenciamento da crise deve possui ação rápida de contingenciamento que atrelada a uma maneira de comunicação a crise evitara o prolongamento da propagação do ocorrido e para manter a versão sobre o sinistro como aquela desejada pela organizadora do evento.
Ao evitar a difusão rápida de notícias negativas os impactos na imagem das empresas serão menores e mesmo que a notícia propague-se, ainda estará no controle da organizadora e da instituição que organiza o evento.
O que o estudo de caso do Rock in Rio nos ensina sobre gerenciamento de crises?
O estudo do caso ensinou que para gerenciar uma crise o relato sob o ocorrido deve de ser imediato afim de evitar o alastramento de notícias negativas e falsas que podem interferis na imagem de uma empresa.
A opinião pública é transformada de acordo com que a mídia oferece, as informações mesmo que neutras, positivas irão gerar alguma coisa na imagem da instituição, a mídia que problematizar a crise ira tirar proveito da mesma a fim de alavancar o seu ibope. Ao organizar um evento a empresa e a organizadora não podem prever o sinistro que irá acontecer porem podem evita-los, caso eles ocorram com uma gestão de crise eficiente a empresa irá conseguir contornar os efeitos causados pela mídia a ponto de não deixa-la a atingir a sua imagem.
	
Curso Superior de Tecnologia em Eventos – Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Continue navegando

Outros materiais