Buscar

apol objetiva 1 - educação física

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Educação Física entende que a saúde constitui um componente fundamental da qualidade de vida das pessoas e a atividade física regular e sistemática, um elemento imprescindível para a promoção e manutenção da saúde”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, G. Aspectos básicos do esporte e da educação motora. In: Congresso Latino-Americano De Educação Motora, I., 1998, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 2., 1998, Foz do Iguaçu, Anais ...Campinas: Unicamp; FEF/DEM,1998.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta, de forma correta, a descrição do método denominado Educação Física generalizada:
	
	A
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a ginastica aos métodos de Educação Física.
	
	B
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a recreação aos métodos de Educação Física.
	
	C
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar a brincadeira aos métodos de Educação Física.
	
	D
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo esportivo aos métodos de Educação Física.
	
	E
	Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo lúdico aos métodos de Educação Física.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere a seguinte passagem:
“Ao longo da história da educação física brasileira até os dias de hoje, a pedagogia do esporte, em grande parte, pouco se preocupou em educar considerando, e até mesmo respeitando, a complexidade das pessoas e dos fenômenos sociais".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: SANTANA, W.C. Pedagogia de esporte na infância e complexidade. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005. p. 1.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação sobre o esporte como manifestação e possibilidade  educacional e pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I.   O esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, permite construir pela prática e pela reflexão uma ética de saúde global.
II.  O esporte é atividade de cultura e, ao mesmo tempo, possibilidade de desenvolvimento pessoal e de participação em uma prática social significativa.
III. O esporte é o fenômeno sociocultural.
IV.  O esporte nas escolas deve ser tratado como instrumento de lazer, e não pedagogicamente.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte extrato de texto:
“[O esporte educacional é] mais uma possibilidade para a restauração do humano, na medida em que ressalta a importância da ludicidade do homem, que estimula a cooperação entre os homens face à construção de um mundo melhor e que se fundamenta na busca de sua emancipação”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BARBIERI, C. A. S. Esporte educacional: uma possibilidade para a restauração do humano no homem. Canoas: Ed. da Ulbra, 2001. p. 141.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação no que concerne à Lei nº 6.251 de 8 de outubro de 1975 do Plano Nacional de Educação Física e Desporto, a qual evidencia a predominância do esporte como conteúdo escolar, analise as afirmativas a seguir, sobre os objetivos da prática esportiva:
I.   Um dos objetivos é de aprimorar a aptidão física da população.
II.  A finalidade da prática esportiva é elevar o nível dos esportes em todas as áreas.
III. A prática esportiva tem, como meta, implantar e intensificar a prática dos esportes de massa.
IV.  O Plano indica a necessidade de divulgar a prática esportiva como forma de aumentar a competitividade entre os alunos no espaço escolar.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para a seguinte citação: 
“A Educação Física na escola deve ser uma disciplina inserida no contexto pedagógico e formativo da cidadania, com a finalidade de explicar a corporeidade, o sentido da qualidade de vida através de um estilo de vida ativo, que ofereça algumas vivencias temáticas para que os alunos possam experimentar exercícios e práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Educação Física escolar. Revista EF, Rio de Janeiro, n. 5, dez.2002.
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base da disciplina, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. 
De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, um dos métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil foi o esportivo. Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir:
I. O método esportivo propiciou aos alunos a iniciação nos diferentes esportes, com ênfase no desenvolvimento do gosto pelo belo.
II. Com método esportivo, ocorreu a formalidade do conteúdo a ser ministrado nas aulas de Educação Física.
III. Não se pode dizer que esse método esportivo era um método padronizado; mas, o fato de ter no esporte formal o seu principal objetivo, acabou por conferir uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.
IV. Devido ao seu modelo formal de esporte de alto rendimento, o método esportivo passa a ser utilizado em sua totalidade. Com isso, não houve qualquer diferenciação ou reflexão pedagógica mais profunda, passando a ser considerado como sinônimo de Educação Física. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Educação Física deveria ter mais prestígio no currículo escolar, em especial, por se tratar de uma disciplina que tem a possibilidade de ser desenvolvida fora e dentro de sala; também por tratar de temas que estimulam o pensar, refletir, questionar sobre os problemas educacionais, sociais e culturais enfrentados pela sociedade, bem como, interferir com propostas inovadoras para solução de tais problemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: GÓES, F.T.; MENDES, C.L. Currículo e hierarquia: onde está a Educação Física? 32ª Reunião Anual da ANPED, GT 12: Caxambu: ANPED, 2009. p. 10. 
Sabe-se que, no início da inserção da Educação Física na escola, não houve consenso entre os profissionais sobre os tipos de atividades físicas que deveriam ser ministradas nas escolas. Assim sendo, de acordo com os conteúdos do livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, qual era a temática central dessa discussão?  Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	A discussão discorre sobre a ginástica e a recreação, posteriormente, o esporte passou a fazer parte dessa polêmica.
	
	B
	A discussão girava em torno do esporte, considerado como a única atividade que deveria ser abordada nas aulas de Educação Física.
	
	C
	A discussão girava em torno da ginástica, no sentido de considerá-la como unanimidade para os professores de Educação Física.
	
	D
	A discussão girava em tornoda recreação, uma vez que a Educação Física aborda essa temática somente dentro da escola.
	
	E
	A discussão, primeiramente, discorria sobre o esporte e, posteriormente, passou a considerar a ginástica e a recreação.

Continue navegando