A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Antropologia Social e Cultural - Avaliação II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural
	Avaliação:
	Avaliação II
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues e Roquete Pinto. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues.
(    ) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(    ) Investigações de caráter geral.
(    ) Etnologia e arqueologia.
(    ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - IV - II.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	2.
	Na Antropologia, destacam-se as correntes americana, britânica e francesa, indicando uma disciplina que nasce no Ocidente. O surgimento dessa disciplina em países fora desse eixo tem levado novos pesquisadores, principalmente, aqueles oriundos de antigas colônias europeias, a superarem algumas contradições próprias desse caráter europeu da antropologia. Sobre a antropologia contemporânea, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Heterogeneidade.
II- Autoridade do antropólogo.
III- Antropologia pós-colonial.
(    ) Questiona-se sobre o modo como o antropólogo diz e apresenta a cultura do "outro" e a dificuldade para o pesquisador acessar plenamente os sentidos da cultura estudada a partir do olhar dos nativos.
(    ) Tem questionado a supremacia da "fala" oficial da antropologia, especialmente, aquela produzida nos países centrais, indicando a insuficiência das categoriais estabelecidas para entender contextos periféricos. 
(    ) As sociedades contemporâneas são caracterizadas pela pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização. 
(    ) Indica a emergência de uma antropologia marcada pela visibilidade de culturas a partir de questionamentos e críticas ao eurocentrismo antropológico, ampliando os olhares sobre as culturas e as sociedades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - I.
	 b)
	II - III - I - III.
	 c)
	II - I - III - II.
	 d)
	I - II - III - III.
	3.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
	 b)
	A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	 c)
	Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	 d)
	Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
	4.
	A primeira forma que assumiu a Antropologia no momento de seu surgimento foi aquele herdado do passado e das reverberações do presente vivido no século XIX. Dentre humanistas e autores clássicos da Antiguidade e da Idade Moderna, a ideia mais impactante para a Antropologia foi o Evolucionismo de Herbert Spencer (1820-1903) e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Darwin, com sua Teoria da Evolução das Espécies, procurou justificar situações como a escravidão e a pobreza, a partir da noção de selvagem.
(    ) Segundo Darwin, os organismos vivos formam populações denominadas espécies e apresentam variações, sendo que algumas dessas variações engendram situações de evolução, beneficiando algumas espécies.
(    ) Para Darwin, existe uma escala evolutiva ascendente baseada na noção de estágios sociais.
(    ) Para Spencer, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Para o antropólogo Franz Boas (1858-1942), a cultura humana não poderia ser observada a partir de métodos das ciências naturais. Disto, resultou uma produção antropológica marcada por uma nova concepção de cultura, ligada à corrente particularista. Com relação à cultura em Franz Boas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Boas, as culturas europeias representavam o ápice da civilização, indicando para uma adesão a perspectiva evolucionista de cultura.
(    ) Boas caracterizou-se como o primeiro antropólogo de gabinete, realizando suas pesquisas a partir de sua sala em uma universidade americana, utilizando relatos e livros existentes.
(    ) Para o autor, a cultura deve ser percebida no plural, apontando para uma postura de relativismo cultural, como produto da história específica de grupos e sociedades.
(    ) O peso das determinações sociais ou biológicas deve ser observado com cautela em razão de contextos e condicionantes específicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	O conceito de "Cultura" é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensavam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional
	 b)
	Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura
	 c)
	Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo, integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
	 d)
	Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
	8.
	As ciências humanas são compostas por várias áreas. Entre elas, identificamos a Antropologia, que surge a partir de estudos científicos os quais buscam a comprovação de teorias que expliquem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.