Buscar

resumo xerostomia

Prévia do material em texto

A xerostomia é caracterizada pela sensação de boca seca devida a uma diminuição do fluxo salivar em repouso. Essas alterações da saliva podem favorecer o aparecimento de cáries ou lesões de cárie rampantes, disfagia, disgeusia, Síndrome da Ardência Bucal, infecção bacteriana originando doença periodontal, amigdalite, faringite e candidíase oral. (TÁRZIA, 2003).
	Segundo Neville (2009), é um problema comum que tem sido relatado em 25% dos idosos. E devido a estudos realizados, as queixas de boca seca nos pacientes idosos não mais são tratadas como consequências previsíveis do envelhecimento; representa o resultado de outros fatores, principalmente medicações.
	Apresentando como características clínicas ao exame redução da secreção salivar, e a saliva residual se apresenta de forma espumosa ou espessa e formando fios de saliva na boca, e devido ao meio bucal seco a luva durante o exame adere à superfície mucosa. O dorso da língua geralmente é fissurado e com atrofia das papilas filiformes. O paciente pode queixar-se de dificuldades para mastigar e deglutir, e pode até mesmo relatar que os alimentos aderem à mucosa oral durante a alimentação. 
	Para o diagnóstico da xerostomia podem ser empregados exames clínicos e complementares. Em casos que os sinais e sintomas não são tão evidentes, exames complementares como a cintilografia, a sialografia e a sialometria, quando apresentarem alterações em seus resultados, preenchem o diagnóstico de xerostomia (LIQUIDATO et al., 2006). Em caso de sialolítiase pode haver a presença de dor associada à xerostomia (BRANCO et al., 2003). As radiografias são exames complementares frequentemente utilizados para verificação de sialolitos (calcificações) no interior das glândulas salivares maiores, impedindo o fluxo salivar normal. (MASUOLO, 2013).
TÁRZIA, O. Halitose: um desafio que tem cura.Rio de Janeiro: EPUB, 2003.
NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009
-LIQUIDATO BM, SOLER RC, BUSSOLOTI FILHO I. Avaliação da concordância da sialometria e cintilografia de glândulas salivares em pacientes com boca seca. Rev. Bras. Otorrinolaringol. v.72, n.1, p.116-119, 2006.
MASULO, Leandro Júnio; MUÑOZ, Ingrid Solange Sepúlveda; COSTA, Davidson Ribeiro; MACIEL, Thiago dos Santos; NICOLAU, Renata Amadei. Xerostomia: etiologia, diagnóstico e tratamento – revisão de literatura. Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), 2013.

Continue navegando