Buscar

APOL 1 - PROCESSO POLITICO E TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS - NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Processo Legislativo
Diante das sucessivas crises políticas, os Estados Gerais foram convocados em maio de 1789 - fato que não ocorria desde 1614 - reunindo-se no Hôtel de Lock Menus Plaisirs, em Versalhes para discutir os problemas do reino. Nessa assembleia, em que cada estado tinha direito a apenas um voto, o clero e a nobreza se uniam para derrotar o terceiro estado (povo) nas votações, havendo sempre dois votos contra um. A reação do terceiro estado começou justamente nessa Assembleia, o que deu início à Revolução Francesa quando o terceiro estado transformou os Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte. Fonte: Assembleia dos Estados Gerais In Wikipedia. Disponível em: <https://goo.gl/VmxXFF>. 
Tendo como base os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente a função do poder legislativo na Idade Média.
	
	A-
	Designação do Soberano por eleição direta.
	
	B-
	Aclamação do poder popular.
	
	C-
	Escolha dos Papas.
	
	D-
	Representação das diferentes classes e estamentos sociais.
	
	E-
	Constituição de ligas populares de ação revolucionária.
Questão 2/5 - Teoria dos Movimentos Sociais
Leia o trecho a seguir:
"Desde logo é preciso demarcar nosso entendimento sobre o que são movimentos sociais. Nós os encaramos como ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas (cf. Gohn, 2008). Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denúncia, passando pela pressão direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações etc.) até as pressões indiretas. Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação, como a internet. Por isso, exercitam o que Habermas denominou de o agir comunicativo. A criação e o desenvolvimento de novos saberes, na atualidade, são também produtos dessa comunicabilidade."
Fonte: GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, maio-ago, 2011. p. 335-336. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf>.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos de Teoria dos Movimentos Sociais, assinale a alternativa que indique corretamente fenômenos aos quais os movimentos sociais são comumente associados.
	
	A-
	Movimentos sociais costumam ser associados a ações formais de contestação política.
	
	B-
	Movimentos sociais comumente são associados a movimentos revolucionários.
	
	C-
	Movimentos sociais tentem a ser entendidos como ações vinculadas a partidos políticos.
	
	D-
	Movimentos sociais são frequentemente associados a ações individuais em prol de uma causa.
	
	E-
	Movimentos sociais são associados a políticas públicas de qualidade.
Questão 3/5 - Processo Legislativo
Para compreendermos a organização do Poder Legislativo no Brasil, precisamos entender que ela é determinada por duas questões: como se dividem as funções entre os poderes da República do Estado no Brasil? E, do ponto de vista do território, qual é a divisão espacial do poder? Ao responder à primeira pergunta, descobriremos qual é o sistema de governo adotado no país, isto é, como está organizado o regime de separação dos poderes em alguma nação. A segunda questão nos dará informações a respeito de o Estado nacional ser unitário ou federal.
Tendo como base a contextualização acima, analise as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
O Brasil possui um sistema de governo presidencialista. Esse sistema confere maior independência entre os Poderes Legislativos e Executivos, pois são feitas eleições distintas para cada um dos cargos em disputa.
E
Com a primeira Constituição republicana de 1891, o Brasil passou a ser uma República Federativa, constituindo-se o seu Parlamento pelo Senado (também conhecido como Câmara alta), o qual hoje representa os Estados e o Distrito Federal (art. 46 da Constituição Federal), e a Câmara dos Deputados (Câmara baixa) que representa o povo (art. 44 da CF).
	
	A-
	A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta.
	
	B-
	As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que especificam a primeira.
	
	C-
	A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta.
	
	D-
	As duas assertivas estão incorretas.
	
	E-
	As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas.
Questão 4/5 - Processo Legislativo
O velho institucionalismo foi criticado durante anos pelo comportamentalismo (a partir dos anos 1940) e pelo pluralismo (durante os anos 1950-1960). Essas perspectivas teóricas concentraram suas análises no comportamento de indivíduos ou de grupos de interesse. Para elas, mais importante do que simplesmente descrever as regras constitucionais a respeito do exercício do poder político era estudar e descrever o processo de tomada de decisões (o processo decisório). Fonte: Material Impresso da Aula 2 de Processo Legislativo. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I - O novo institucionalismo retoma a preocupação do velho institucionalismo de estudar o Estado, porém o faz com métodos mais sofisticados, combinando pesquisas empíricas e análises teóricas complexas;
II - O neoinstitucionalismo da escolha racional é mais influenciado por estudos da economia;
III - O neoinstitucionalismo histórico enfatiza estudos de longa duração;
IV – Comportamentalismo e pluralismo são as duas linhas principais do neoinstitucionalismo;
	
	A-
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
	
	B-
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
	
	C-
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas;
	
	D-
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas;
	
	E-
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas;
Questão 5/5 - Teoria dos Movimentos Sociais
Apesar de os movimentos sociais não ser uma preocupação central da análise marxista, muitas de suas categorias analíticas tornaram-se recursos para a compreensão deste fenômeno, como classes sociais, ideologia, alienação, proletários e burgueses, revolução, entre outros. A partir da abordagem teórica de Karl Marx, outros analistas contribuíram para a construção de uma abordagem marxista sobre os movimentos sociais, como foi o caso de Lenin (Vladimir Ilitch Ulianov).
Fonte: Texto da rota da aula 1, p. 4, adaptado.
Partindo da contextualização, e dos conteúdos discutidos na Teoria dos Movimentos Sociais, assinale a alternativa que apresenta o principal aspecto discutido por Lenin a esse respeito.
	
	A-
	Organização dos movimentos políticos, para evitar fragmentação das lutas em disputas particulares.
	
	B-
	Defesa dos trabalhadores do campo, contra os operários industriais.
	
	C-
	Apologia dos operários industriais, contra os trabalhadores do campo.
	
	D-
	Defesa dos valores ideológicos dos engenheiros, contra o tradicionalismo das massas de trabalhadores.
	
	E-
	Defesa da integração dos países socialistas com os países capitalistas, para evitar o conflito entre as classes sociais.

Continue navegando