Buscar

tcc nic

Prévia do material em texto

História da Natação 
As referências mais antigas encontradas sobre o surgimento da natação datam de 9.000 anos a.C., tornando evidente que seu descobrimento se deu a partir da evolução e necessidade do homem; seja para caçar, se afugentar do fogo, proteger-se de ataques de animais e até mesmo durante a guerra. (1) 
Na Grécia, o culto ao corpo tornou a natação um exercício de grande importância pois sua pratica contribuía para o desenvolvimento harmonioso do corpo além de fazer parte do treinamento dos soldados, para os filósofos da época “O cidadão educado era aquele que sabia ler e nadar”. (2) 
Para os romanos, a natação compõe parte dos cuidados essenciais. Mas principalmente para ser considerada culta, a pessoa precisava saber ler e nadar, aqueles que não sabiam chegavam a ser tratados com desprezo “é tão ignorante que não sabe ler nem nadar”, assim como na Grécia a natação também estava inclusa no programa de treinamentos dos soldados. (2) 
Com a queda do império Romano, a pratica de atividades físicas e a natação quase desapareceu, já que durante a Idade Média acreditava-se que a pratica de atividades aquáticas era responsável pela disseminação de doenças. Com o surgimento do Renascimento essa ideia é deixada de lado após a construção piscinas públicas por toda a Europa, onde foram registrados um nado muito parecido com o que hoje chamamos de nado peito, seus maiores propagadores foram os alemães e ingleses. (2) 
Somente no Sec. XIX a natação passa a ser difundia como esporte

Continue navegando