Buscar

AV1, METODOL L PORT MAT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Valmir da Costa Amoras (1506500)
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática (FPP01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454698) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	13306513 ( PROVA CORRIGIDA)
Parte superior do formulário
	1.
	A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Sendo assim, podemos dizer que a linguagem se subdivide em linguagem verbal e linguagem não verbal. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona exclusivamente com a linguagem verbal:
	
	a) São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho. EX; LINGUAGEM NÃO VERBAL
	
	b) O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando. CERTO
	
	c) Não utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar. SE UTILIZA
	
	d) Utiliza meios comunicativos, como placas, figuras, gestos e objetos. NA LINGUAGEM VERBAL NAO
	 
	 
	2.
	A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, identifica-se com as ações tomadas pelas personagens. Sobre a crônica, analise as afirmativas a seguir:
I- Descreve fatos da vida cotidiana.
II- Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico.
III- Uso da norma culta sempre na fala das personagens. ERRADA
IV- Segue um tempo cronológico determinado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	O ensino da Matemática desempenha um papel decisivo na vida do aluno. De acordo com os PCN (BRASIL, 2000), as relações entre o saber, o aluno e o professor, são imprescindíveis para a aprendizagem. Quanto à importância dessa inter-relação, para que ocorra o ensino da Matemática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V   ) Os conhecimentos matemáticos devem possibilitar aos alunos resolver situações- CERTO problema no dia a dia, como a capacidade de contar, comparar, operar quantidades. 
(   V ) Os saberes matemáticos devem contribuir para ampliar a compreensão dos conceitos para a construção de novos saberes. CERTO
(   V ) O professor deve viabilizar o conhecimento por meio de atividades motivadoras para que seus alunos consigam estabelecer conexões entre os assuntos matemáticos e as outras áreas do conhecimento. CERTO
(  F  ) A interação com os pares não contribui na busca de soluções dos problemas propostos pelo professor. ERRADO
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	4.
	Após a década de 1970, surgiram novas tendências educacionais que contestaram o currículo de matemática por apresentar um conhecimento universal e por não valorizar o conhecimento prévio do aluno. Diante disso, D' Ambrósio apresentou em sua linha de pesquisa uma proposta desafiadora para o desenvolvimento de uma nova educação, que surge como crítica às escolas tradicionais. Quanto à Etnomatemática defendida por D' Ambrósio, assinale a alternativa CORRETA:   
FONTE: D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 21. ed. Campinas: Papirus, 1996.
	
	a) Um caminho que possibilita melhorar as ações pedagógicas e a compreensão de mundo, podendo ser apenas construída no ambiente familiar. ERRADA
	
	b) Uma nova ciência, que pouco contribui para resolver os problemas enfrentados pelos alunos no seu dia a dia. ERRADA
	
	c) Uma proposta que valoriza os saberes matemáticos, construídos no ambiente sociocultural do aluno, envolvendo a família e a comunidade. CERTO
	
	d) Uma proposta que contribui para resolver as questões práticas do cotidiano, atendendo apenas a algumas classes sociais. ERRADA
	 
	 
	5.
	O termo suporte (de texto ou de gênero) tem se tornado recorrente no debate teórico sobre linguagem nos últimos anos, ao menos no Brasil e em alguns países europeus. A definição de suporte é, contudo, uma questão ainda em aberto. Essa caracterização passa necessariamente pelo levantamento da relação entre suporte e gênero. A noção de suporte pode se referir a um local físico ou virtual com formato específico, tendo este a função de base de fixação do gênero. No que se refere ao conceito de suporte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(  ) É um lugar físico ou virtual, tem formato específico e serve para fixar e apresentar o texto. 
( ) Em um contexto de comunicação, o suporte não deve estar inserido.  
(  ) Segundo Possenti (2002, p. 208), "a leitura que se faz dos textos é afetada pelo suporte". 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
	
	a) V - F V.
	
	b) F. V.V.
	
	c) V - F F.
	
	d) V - V F.
	 
	 
	6.
	As estruturas que compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns. Procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada um tem seu estilo próprio, podendo, então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à explicação dada:
	
	a) Os textos injuntivos.
	
	b) A linguagem não verbal.
	
	c) Os gêneros textuais.
	
	d) Termos integrantes da oração.
	 
	 
	7.
	Quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretar e produzir textos que circulam em um determinado ambiente social. Pela forma e pela distribuição do texto no papel, muitas vezes, identificamos as partes que o compõem. Isso nos prepara para a leitura e, consequentemente, para a interpretação do texto. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona com o texto narrativo:
	
	a) É um tipo de texto que objetiva persuasão. Para convencer o leitor de seu ponto, o texto precisa de clareza e objetividade. A estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão é o padrão para as redações no vestibular.
	
	b) É um tipo de texto que está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo: uma receita de bolo, a bula de remédio e o manual de instruções.
	
	c) É um tipo de texto em que o principal objetivo é contar algum fato. Esse fato serve como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. Visa sempre a um receptor.
	
	d) É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
	 
	 
	8.
	Conhecemos pouco sobre como a Matemática se desenvolveu ao longo do tempo, mas tivemos a colaboração de vários matemáticos para que ela se tornasse uma ciência em nosso país. Quanto à trajetória da matemática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Etnomatemática foi uma proposta educacional que teve por objetivo utilizar diferentes práticas matemáticas em diferentes contextos sociais e culturais.
(    ) Por voltade 1837, a matemática atendia somente às classes baixas, apenas como conhecimento teórico.
(    ) Em 1856, o Brasil teve uma grande mudança no ensino da matemática com a produção dos materiais didáticos.
(    ) Em 1920, o movimento da Escola Nova não trouxe grandes mudanças para o ensino da matemática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	9.
	O texto é uma unidade linguística de extensão superior à da frase. A partir desse entendimento, faz-se necessário conhecer a tipologia textual. Dentre essa tipologia, encontra-se a narração, que é um tipo de texto real ou ficcional, em que se conta uma história, um acontecimento ou um ato. Quanto à estrutura da narrativa e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A narrativa se estrutura a partir da apresentação, também conhecida como início, no qual o autor apresenta parte do ambiente, algumas das circunstâncias e personagens presentes na história. 
(    ) Em uma narrativa, o conflito ou a complicação é o período em que o aparente equilíbrio dá lugar a transformações expressas em um ou mais episódios que se sucedem. 
(    ) Podemos dizer que no clímax a narrativa atinge seu ponto máximo, que converge para o desfecho e, geralmente, acontece a solução do conflito. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) V - V - V.
	
	d) F - V - V.
	 
	 
	10.
	A escola tem a função de possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias para compreender seu papel no mundo. Para atingir tal objetivo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) destacam que o ensino da matemática deve contemplar atividades orientadas, favorecendo a interação, a diversidade e o trabalho em grupo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
	
	a) O professor deve elaborar atividades iguais para todos os alunos, pois eles aprendem da mesma forma. ERRADA
	
	b) A interação do aluno com a tecnologia não possibilita sua compreensão, nem contribui com o desempenho escolar. ERRADA
	
	c) O professor deve desenvolver atividades que possibilitam a participação do aluno na construção do conhecimento matemático. CERTO
	
	d) As atividades desenvolvidas a partir dos problemas vivenciados pelo aluno não proporcionam a compreensão das noções básicas matemáticas. ERRADA
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Outros materiais

Outros materiais