Buscar

Frevo: Dança Carnavalesca de Pernambuco

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
O frevo surgiu entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco. O nome frevo tem origem na palavra ferver, que na pronuncia popular virou “ferver”. O significado é o mesmo de fervura, ou seja, agitação, rebuliço.
 O termo foi usado pela primeira vez em 1907, em um Jornal chamado Pequeno. Por possuir um grande valor cultural, dia 09 de Fevereiro e comemorado o Dia do Frevo.
Com origem no estado de Pernambuco, sua música baseia-se na fusão de gêneros com marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira. 
FREVO
O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região do nordeste do país. Merece destaque no carnaval Pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife. Com origem no século XIX, foi decorrência da rivalidade entre bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.
O frevo é uma dança frenética, que misturam rodopios, gingados, passos miúdos, malabarismos, entre outros. Vivia-se o pós-abolicismo, enquanto surgia uma nova classe operária. Caracteriza-se por uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Embora arraste multidões dançando e divertindo-se, o frevo e uma dança complexa de passo complicados, muita improvisação. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive a capoeira.
A orquestra do frevo recebe o nome de Fanfarra, na década de 70, começaram a surgir as primeiras escolas e companhias de dança de frevo para incentivar e ensiná-la as futuras gerações. Não há apenas um tipo de frevo. O mais comum não é cantado, mas apenas executado por instrumentos de sopro e de percussão. Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba.
Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas (tradição e símbolo da dança, anteriormente servia para se proteger do sol ou como arma), logo depois assumiu um papel importante na dança. Elas auxiliam na coreografia ajudando os dançarinos a obter equilíbrio ao executar passos acrobáticos. Além disso, trazem um colorido especial à dança. Outra característica do frevo são as bandeiras chamadas de (estandartes), são os emblemas das equipes relacionada as grupo de frevo.
Nesta dança, os passistas como são chamados os dançarinos usam roupas bastantes coloridas e marcantes, geralmente uma roupa usada no dia a dia, uma camiseta curta, justa ou amarrada na altura da cintura, calça de algodão colado no corpo. Nas mulheres, podem ser usados shorts ou minissaias.
Nos anos 30, o frevo foi dividido em três ritmos:
Frevo-de-Rua: É o frevo completamente instrumental, feito exclusivamente para dançar. A música pode ter notas agudas (frevo-coqueiro), predominância de pistões e trombones (frevo-abafo) e introdução de semicolcheias (frevo-ventania).
Frevo-de-Bloco: Originada das serenatas realizadas paralelamente ao carnaval, ao início do século. A orquestra de Pau e Corda é composta de banjos, violões, cavaquinhos e recentemente vem sendo utilizado também o clarinete.
Frevo-Canção: Frevo mais lento, com algumas semelhanças em relação à marchinha carioca. É composto por uma introdução e uma parte cantada, terminando ou começando com um refrão.
O carnaval de Olinda é o carnaval do frevo, que pode ser considerado o mais popular do país, embora não seja o maior. Isso porque no carnaval do frevo não existem escolas de sambas, sambas-enredo ou trio elétricos, ou seja, o carnaval é realizado pelo povo, pelas famílias que saem nas ruas para a folia.
CONCLUSÃO 
Concluímos que o frevo e uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil, surgiu originalmente na cidade do Recife, capital de Pernambuco. Foi reconhecida popularmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007.
Em 2012, o frevo foi incluindo na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
BIBLIOGRAFIA 
www.significados.com.br
www.todamateria.com.br
www.dançastipicas.info.com.br
www.infoescola.com

Continue navegando