Buscar

trabalho unidade II seminario III

Prévia do material em texto

Qual relação dos conteúdos aplicados com as orientações do currículo do ensino médio?  
Em sua abordagem, os parâmetros curriculares nacionais definem que os currículos e conteúdos não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos rumo à aprendizagem.
 A reflexão da prática docente deve ser feita através de reuniões com todo o grupo da escola, direção, coordenação, orientação, psicopedagoga, psicóloga, professores, dentre outros profissionais, ligados à rotina da instituição e de sala de aula e construção de uma visão sólida e ética para vida futura, ou seja, formar um cidadão crítico, consciente e ético saber exercer cidadania plena.
 A partir da perguntas feitas e as respostas dadas é possível constatar que muitas vezes se sabe sobre as repostas aos desafios educacionais presentes. Teoricamente parece que tudo pode ser resolvido para que se tenha a qualidade de educação que se deseja. Infelizmente na sociedade atual, existe uma dicotomia entre a teoria e  a prática. Esse é o desafio maior que se deve ter em conta no processo de formação de professores são vários saberes entres eles:
 Saber: É um conjunto de saberes baseado nas ciências e na erudição; Saber Profissional: Formação inicial ou continuada; Saberes Disciplinares: Estão baseados nas disciplinas, exemplo: matemática, português, etc. Saberes Curriculares: Baseado nos programas estabelecidos pelas instituições de ensino; Saberes Experienciais: Baseado nos resultados da atividade docente.
 A mudança e a adaptação devem ser atitudes adotadas por um professor hoje já que a sociedade está no processo constante de mudança e isso implica uma forma contextualizada de educar para que a educação seja significativa na vida dos alunos. Tudo isso é possível para aquele educador que possui os saberes necessários a sua atuação e sabe articula-os harmoniosamente para desenvolver um trabalho docente eficiente e eficaz.
 Nem sempre a teoria corresponde igual a pratica com o tempo corrida pra se da uma aula e com salas cheias mal da pra ensinar o básico que estão nos livros. Pois hoje o aluno não quer mais ficar apenas sentado em uma cadeira olhando os conteúdos escritos na lousa, ou escrever em apostilas. Querem vislumbrar a rapidez da tecnologia e realizar trocas (relações sociais, imagens, informações, afetividade e idéias). E com isso favorecer a sua capacidade de compartilhar informações entre seus pares com o mundo, e a educação exerce o papel de estrema importância nesta evolução. É preciso que o professor esteja cada vez mais próximo aos alunos ajudando a desperta os seus interesses usando ferramentas que complementam e sugere admiração para o uso: refletir, filtrar, conhecer e entender significações e informações concretas. Com isso o professor tem papel fundamental neste processo formar cidadãos mais reflexivos e éticos.
 Sempre observar a história de cada aluno, e da escola, visando trabalhar a autonomia e a liberdade de expressão.
 Os saberes curriculares, disciplinares e a formação pedagógica valorizam os saberes experienciais, ou seja, efetivam a ação pedagógica do professor.
 E o professor observado mostra todos os s deus saberes, ele tenta transmitir seu conhecimento aos seus alunos, mas nem sempre as vezes é possível com pouco tempo para ministrar suas aulas e sala lotada.

Continue navegando