Buscar

aula cfsd 2019

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO ORGANIZACIONAL
TC QOPM James Ribeiro Silva 
A SEGURANÇA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Da Competência da União 
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: 
XXI – normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. 
A SEGURANÇA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Artigo 144 - Da Segurança Pública:
Dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I – polícia federal;
II – polícia rodoviária federal;
III – polícia ferroviária federal;
IV – polícias civis;
V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
A SEGURANÇA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Artigo 144 - Da Segurança Pública:
§ 5°. Ás polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; 
§ 6°. As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente, com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 
§ 7°. A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades. 
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
> A DEFESA SOCIAL inclui, entre outras atividades, a prestação de serviços de segurança pública e de defesa civil.
> A DEFESA CIVIL é um conjunto de medidas que visam prevenir e limitar, em qualquer situação, os riscos e perdas a que estão sujeitos a população, os recursos da nação e os bens materiais de toda espécie, tanto por agressão externa quanto em consequência de calamidades e desastres da natureza.
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
> As POLÍCIAS MILITARES são os órgãos do sistema de segurança pública aos quais competem as atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.
>As POLÍCIAS CIVIS são os órgão do sistema de segurança pública aos quais competem, ressalvada competência específica da União, as atividades de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar.
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
Os CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES são os órgão do sistema de segurança pública aos quais compete a execução das atividades de defesa civil, além de outras atribuições específicas estabelecidas em lei.
> A prestação de serviços públicos de segurança, em sua expressão POLICIAL GERAL, inclui o policiamento ostensivo, a apuração de infrações penais e a guarda e recolhimento de presos.
> A premissa maior da atividade de segurança pública é a sua perspectiva sistêmica, expressa na interação permanente dos diversos órgãos públicos interessados e entre eles e a sociedade civil organizada.
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
4.1 O que é segurança? 
"Segurança: derivado de segurar, exprime, gramaticalmente, a ação e efeito de tornar seguro, ou de assegurar e garantir alguma coisa. Assim, segurança indica o sentido de tornar a coisa livre de perigos, de incertezas. Tem o mesmo sentido de seguridade que é a qualidade, a condição de estar seguro, livre de perigos e riscos, de estar afastado de danos ou prejuízos eventuais. (Professor De Plácido e Silva).
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
4.2 Segurança Pública como função governamental 
"É o conjunto de atividades complexas e variadas que o Estado coloca à disposição da população, visando protegê-la contra os abusos em todas as nuances, contra os desastres, sinistros e catástrofes, naturais e/ou artificiais, garantindo, em consequência a ordem pública." 
Segurança Pública é a garantia de preservação da ordem pública, mediante a aplicação do poder de polícia, encargo constitucional dos Estados-Membros. 
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
4.2 Segurança Pública como função governamental 
É o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo perigo ou de todo mal que possa afetar a ordem pública, em prejuízo da vida, da liberdade ou dos direitos de propriedade de cada cidadão. A segurança pública, assim, limita a liberdade individual, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda, não pode turbar a liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a". (Professor De Plácido e Silva). 
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
4.3 O Quê é Ordem Pública? 
"É a situação de tranquilidade e normalidade que o Estado assegura, ou deve assegurar, às instituições e aos membros da sociedade, consoante as normas jurídicas legalmente estabelecidas." 
A Ordem pública é mantida com as medidas de Defesa Pública, que "é o conjunto de medidas e ações, coordenadas pelo Estado, para superar ameaças específicas, fruto de fatores adversos, que possam atentar contra a Ordem Pública." 
 
CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
4.3 O Quê é Ordem Pública? - Regulamento para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiro Militares
(R-200).
Manutenção da Ordem Pública - É o exercício dinâmico do poder de polícia, no campo da segurança pública, manifestado por atuações predominantemente ostensivas, visando a prevenir, dissuadir, coibir ou reprimir eventos que violem a ordem pública.
Ordem Pública - Conjunto de regras formais, que emanam do ordenamento jurídico da Nação, tendo por escopo regular as relações sociais de todos os níveis, do interesse público, estabelecendo um clima de convivência harmoniosa e pacífica, fiscalizado pelo poder de polícia, e constituindo uma situação ou condição que conduza ao bem comum.

Continue navegando