Buscar

JOGOS BRINCADEIRAS POPULARES


Continue navegando


Prévia do material em texto

JOGOS BRINCADEIRAS POPULARES
Embora os tablets, os smartphones, os videogames e as tecnologias vêm roubando o melhor da infância das crianças, algumas brincadeiras infantis conseguem sobreviver com o passar do tempo. As brincadeiras e os jogos são universais. Brincando se aprende em qualquer lugar ou idioma. As brincadeiras infantis são ferramentas ideais não somente para despertar a imaginação e a fantasia, mas também para estimular a capacidade e as habilidades das crianças e melhorar sua comunicação com os demais.
O Brasil é cenário de uma série de brincadeiras tradicionais para crianças, tanto dentro dos lares como ao ar livre. Como a maioria dos países do mundo, as brincadeiras mais conhecidas das crianças são bastante simples e não requerem nenhum tipo de equipamento ou treinamento especial para a participação, e podem coincidir com brincadeiras realizadas em outros países como o esconde-esconde, o pega-pega, a amarelinha, cinco marias, cabra-cega e a peteca, dentre outras.
No Brasil, as crianças podem brincar dos mesmos jogos que crianças de outros países podem realizar, com a diferença de algumas brincadeiras que vêm da tradição folclórica e cultura do país. Alguns brinquedos feitos artesanalmente já não se veem nas ruas como o carrinho de rolimã, tão comuns até a década de 80. Jogar pião, empinar pipa, papagaio ainda podem ser observados em diversas cidades do interior.
Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes. 
A SEGUIR ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
1. Cabra Cega
Um divertido jogo em que um dos participantes terá que adivinhar, com os olhos vendados, quem é que ele encontrou.
Como jogar: coloque uma venda (pedaço de pano) nos olhos de uma das crianças e peça para as outras ficarem paradas em algum lugar do ambiente. Quando aquela que estiver “cega” trombar com alguém, terá que adivinhar quem é.
2. Esconde-Esconde
Que se esconder para que alguém tenha que procurar até te achar? A criatividade aqui é essencial para garantir a diversão.
Como jogar: uma das crianças irá fechar os olhos e contar até 30 (mais ou menos) até que as outras se escondam. O objetivo é encontrá-las nos esconderijos.
3. Morto Vivo
Se estiver morto, tem que abaixar. Mas se estiver vivo, ficar de pé. Simples, não é? Mas e se alguém começar a falar rápido e repetidamente? Será que as crianças vão acertar?
Como jogar: escolhe uma pessoa para ficar a frente de todas as outras e gritar “morto” e “vivo”. Sempre que alguém disser morto, abaixa e vivo, de pé. Para ficar ainda mais engraçado, a pessoa que fala pode fazer os movimentos iguais ou ao contrário, para confundir.
4. Estátua
Ficar parado parece fácil. Mas não é. Ainda mais quando as pessoas estão umas de frente para as outras em posições engraçadas.
Como jogar: você pode colar uma música ou encenar uma situação até que alguém fale “estátua” ou pare a música. É preciso ficar completamente imóvel, da maneira com que estava.
5. Batata Quente 
Ninguém gosta ou quer ficar com uma batata quente na mão, não é verdade? Aliás, pode queimar. Essa é uma brincadeira popular bem antiga e que não exige muita coisa: apenas as crianças e uma batata (ou outro objeto qualquer).
Como jogar: as crianças devem sentar em círculo e escolher uma música para cantar (ou então parar a música em um momento aleatório). Enquanto a música não acaba, é preciso passar a batata quente de mão em mão.
6. Adoleta
Quem aí já cantou essa música? “A-do-le-tá; Le peti peti polá; Le café com chocolá; A-do-le-tá; Puxa o rabo do tatu; Quem saiu foi tú!”.
Como jogar: está é uma brincadeira de duplas, na qual as crianças batem nas mãos uma da outra, até o fim da música.
7. Joquempô (Pedra, Papel e Tesouro)
A pedra cobre a tesoura. A tesoura corta o papel. O papel cobre a pedra. Fez sentido para você? Então é sinal que já brincou com seus amigos assim.
Como jogar: seguindo a lógica aqui de cima, a dupla de crianças coloca as mãos para trás e juntas apontam para frente – pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (mão fechada com dois dedos abertos).
8. Par ou Ímpar
Algumas pessoas possuem inclusive estratégias para brincar de par ou ímpar. Essa brincadeira popular é tão antiga que hoje em dia serve inclusive para selecionar quem começa ou quem ganha algo.