Logo Passei Direto
Buscar

2019 2A Avaliação AV2 - 2a Chamada - ÉTICA E CIDADANIA

User badge image
Klayton Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O termo “raça” foi largamente utilizado para justificar a escravidão e as políticas eugenistas. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale v para as VERDADEIRAS e f para as FALSAS.
A sequência correta é:
( ) A base da escravidão e das teorias eugenistas era o darwinismo social, que partia de uma ideia deturpada do livro de Charles Darwin, para explicar como as raças humanas passariam pelo processo evolutivo, mais apta (confundida com a raça branca), representando o topo da evolução. Revestidas pela aura da ciência, as teorias eugenistas naturalizavam hierarquias sociais e desigualdades sociais, além de dar origem a interpretações negativas sobre a mestiçagem.
( ) Pesquisadores como Silvio Romero e Raimundo Nina Rodrigues consideravam a mestiçagem indesejada, no Brasil, e garantiam que o branqueamento, ao longo das gerações, teria um caráter “civilizador”, isto é, transformaria para melhor o país, porque as pessoas estariam mais próximas dos padrões europeus. Apenas com Gilberto Freire (1998) a ideia de miscigenação racial começa a ser tomada como positiva, com o mestiço se tornando o símbolo de uma “democracia racial” no Brasil, característica que ajudaria o país a diluir fronteiras (ricos e pobres, homens e mulheres).
( ) No plano internacional, pesquisas posteriores à Segunda Guerra Mundial comprovam as ideias que as distinções genéticas entre grupos humanos com características físicas diferentes são máximas, sendo significativas o bastante para determinar uma separação da espécie humana em subespécies ou subcategorias.
V,F,V.
V,F,V.
V,V,V.
F,F,V.
V,V,F.
F,F,F.

A ética e a moralidade desempenham papeis importantes nas relações internacionais. De acordo com Hassner (2004), quais são as dimensões da reflexão acerca da ética nas relações internacionais?
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos egoístas, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses meios; estrutura dos meios, a partir das relações coletivas, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.

É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre identidade e gênero. Nesse sentido, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
A sequência correta é:
( ) Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de suturas, entre, por um lado, os discursos e práticas que tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem como sujeitos aos quais se pode “falar”.
( ) O conceito de gênero que se pretende enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista contemporâneo. Constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e, para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco de todo o processo.
( ) É fundamental levar em conta que as concepções de gênero não diferem apenas entre as sociedades e momentos históricos, sem considerar os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a constituem.
( ) O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.
F,F,V,V
F,F,F,F
F,F,V,V
V,V,F,F
V,V,V,V
V,F,V,F

Capacidade de analisar e discutir problemas inteligentes e racionais, sem aceitar automaticamente opiniões próprias ou alheias é uma das principais características que um filósofo deve ter.
Essa definição refere-se a que conceito essencial do filósofo?
Raciocínio lógico.
Inteligência.
Raciocínio lógico.
Senso crítico.
Paciência.
Empatia.

No período da Antiguidade Clássica, os filósofos desenvolveram o conceito de ética e a conceberam como algo de extremo valor na vida humana. A ética era concebida como uma filosofia moral.
Em que consiste a ética para o filósofo grego Sócrates?
No bem supremo da vida humana.
Na satisfação dos desejos.
Nos ganhos materiais.
Na paz espiritual.
No bem supremo da vida humana.
Na busca da felicidade.

Quando se fala em filosofia brasileira, é comum o desconhecimento ou a discussão a respeito da sua originalidade. Paim (2007), importante estudioso da filosofia brasileira, dividiu a história das relações entre a Filosofia e Ciência no Brasil em quatro fases, quais foram?
Liberalismo, conservadorismo, tradicionalismo e culturalismo.
Conceituação da ciência como saber operativo; novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e Conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
Conceituação da ciência como saber operativo, dissertativo; novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos, contemporâneos de ciência elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
Liberalismo; Novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e culturalistas.
Conceituação da ciência como saber dissertativo; Novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo e positivismo; Crítica ao neocentrismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e aculturalistas.

A relação do ser humano com a sociedade está ligada em sua totalidade à coletividade, porém cada indivíduo é singular e necessita da moral para balizar suas relações sociais.
Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Moral é uma palavra da origem latina que provém do termo “costume”. Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas que uma pessoa ou grupo social utiliza como parâmetro para o seu agir. A moral pretende, dessa forma, orientar as ações que se estabelecem, sendo elas positivas ou negativas.
( ) Por sua forma de apresentação, a moral se mostra de maneira plural variando tanto para cultura e estilos estabelecidos pela sociedade.
( ) A moral se caracteriza na prática e no cotidiano do indivíduo nas relações de valores. Para o senso comum, falar de moral significa falar de proibições e obrigações formais.
( ) A moral significa que nada se submete ao valor que deve predominar na conduta do ser humano, ou seja, que o homem deve agir de acordo com as tendências mais convenientes ao desenvolvimento econômico de cada indivíduo e não com o contexto social.
V,F,V,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
F,V,F,V
F,F,F,F

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.
Sobre a ética e a responsabilidade moral, julgue as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) A responsabilidade é o que nos faz sujeitos e objetos da ética, do direito ou das ideologias. Já que é parte integrante da moral, a responsabilidade ética não objetiva as ações que possam, a qualquer modo, causar danos ou ofensas a outros.
( ) Responsabilidade moral é um segmento das obrigações éticas, circunscrito pela interseção das esferas que o separam, em um plano o direito e em outro plano a responsabilidade privada. Ser moralmente responsável é cuidar para que as relações não sejam negativas. Isso compreende cada ser humano e a humanidade como um todo.
( ) A responsabilidade moral esgota-se na prevenção dos males que possam causar e na reparação daqueles que vieram a causar, sem ter a intenção de fazê-lo.
V,V,V
V,V,V
V,F,V
F,V,V
F,V,F
F,F,F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O termo “raça” foi largamente utilizado para justificar a escravidão e as políticas eugenistas. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale v para as VERDADEIRAS e f para as FALSAS.
A sequência correta é:
( ) A base da escravidão e das teorias eugenistas era o darwinismo social, que partia de uma ideia deturpada do livro de Charles Darwin, para explicar como as raças humanas passariam pelo processo evolutivo, mais apta (confundida com a raça branca), representando o topo da evolução. Revestidas pela aura da ciência, as teorias eugenistas naturalizavam hierarquias sociais e desigualdades sociais, além de dar origem a interpretações negativas sobre a mestiçagem.
( ) Pesquisadores como Silvio Romero e Raimundo Nina Rodrigues consideravam a mestiçagem indesejada, no Brasil, e garantiam que o branqueamento, ao longo das gerações, teria um caráter “civilizador”, isto é, transformaria para melhor o país, porque as pessoas estariam mais próximas dos padrões europeus. Apenas com Gilberto Freire (1998) a ideia de miscigenação racial começa a ser tomada como positiva, com o mestiço se tornando o símbolo de uma “democracia racial” no Brasil, característica que ajudaria o país a diluir fronteiras (ricos e pobres, homens e mulheres).
( ) No plano internacional, pesquisas posteriores à Segunda Guerra Mundial comprovam as ideias que as distinções genéticas entre grupos humanos com características físicas diferentes são máximas, sendo significativas o bastante para determinar uma separação da espécie humana em subespécies ou subcategorias.
V,F,V.
V,F,V.
V,V,V.
F,F,V.
V,V,F.
F,F,F.

A ética e a moralidade desempenham papeis importantes nas relações internacionais. De acordo com Hassner (2004), quais são as dimensões da reflexão acerca da ética nas relações internacionais?
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos egoístas, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para o atingimento desses meios; estrutura dos meios, a partir das relações coletivas, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.

É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre identidade e gênero. Nesse sentido, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
A sequência correta é:
( ) Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de suturas, entre, por um lado, os discursos e práticas que tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem como sujeitos aos quais se pode “falar”.
( ) O conceito de gênero que se pretende enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista contemporâneo. Constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e, para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco de todo o processo.
( ) É fundamental levar em conta que as concepções de gênero não diferem apenas entre as sociedades e momentos históricos, sem considerar os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a constituem.
( ) O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.
F,F,V,V
F,F,F,F
F,F,V,V
V,V,F,F
V,V,V,V
V,F,V,F

Capacidade de analisar e discutir problemas inteligentes e racionais, sem aceitar automaticamente opiniões próprias ou alheias é uma das principais características que um filósofo deve ter.
Essa definição refere-se a que conceito essencial do filósofo?
Raciocínio lógico.
Inteligência.
Raciocínio lógico.
Senso crítico.
Paciência.
Empatia.

No período da Antiguidade Clássica, os filósofos desenvolveram o conceito de ética e a conceberam como algo de extremo valor na vida humana. A ética era concebida como uma filosofia moral.
Em que consiste a ética para o filósofo grego Sócrates?
No bem supremo da vida humana.
Na satisfação dos desejos.
Nos ganhos materiais.
Na paz espiritual.
No bem supremo da vida humana.
Na busca da felicidade.

Quando se fala em filosofia brasileira, é comum o desconhecimento ou a discussão a respeito da sua originalidade. Paim (2007), importante estudioso da filosofia brasileira, dividiu a história das relações entre a Filosofia e Ciência no Brasil em quatro fases, quais foram?
Liberalismo, conservadorismo, tradicionalismo e culturalismo.
Conceituação da ciência como saber operativo; novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e Conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
Conceituação da ciência como saber operativo, dissertativo; novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos, contemporâneos de ciência elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
Liberalismo; Novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e culturalistas.
Conceituação da ciência como saber dissertativo; Novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo e positivismo; Crítica ao neocentrismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e aculturalistas.

A relação do ser humano com a sociedade está ligada em sua totalidade à coletividade, porém cada indivíduo é singular e necessita da moral para balizar suas relações sociais.
Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Moral é uma palavra da origem latina que provém do termo “costume”. Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas que uma pessoa ou grupo social utiliza como parâmetro para o seu agir. A moral pretende, dessa forma, orientar as ações que se estabelecem, sendo elas positivas ou negativas.
( ) Por sua forma de apresentação, a moral se mostra de maneira plural variando tanto para cultura e estilos estabelecidos pela sociedade.
( ) A moral se caracteriza na prática e no cotidiano do indivíduo nas relações de valores. Para o senso comum, falar de moral significa falar de proibições e obrigações formais.
( ) A moral significa que nada se submete ao valor que deve predominar na conduta do ser humano, ou seja, que o homem deve agir de acordo com as tendências mais convenientes ao desenvolvimento econômico de cada indivíduo e não com o contexto social.
V,F,V,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
F,V,F,V
F,F,F,F

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.
Sobre a ética e a responsabilidade moral, julgue as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) A responsabilidade é o que nos faz sujeitos e objetos da ética, do direito ou das ideologias. Já que é parte integrante da moral, a responsabilidade ética não objetiva as ações que possam, a qualquer modo, causar danos ou ofensas a outros.
( ) Responsabilidade moral é um segmento das obrigações éticas, circunscrito pela interseção das esferas que o separam, em um plano o direito e em outro plano a responsabilidade privada. Ser moralmente responsável é cuidar para que as relações não sejam negativas. Isso compreende cada ser humano e a humanidade como um todo.
( ) A responsabilidade moral esgota-se na prevenção dos males que possam causar e na reparação daqueles que vieram a causar, sem ter a intenção de fazê-lo.
V,V,V
V,V,V
V,F,V
F,V,V
F,V,F
F,F,F

Prévia do material em texto

11/10/2019 Revisar envio do teste: AV2 - 2a Chamada – 12606 . 7 - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5313478_1&course_id=_20407_1&content_id=_1613389_… 1/5
Curso 12606 . 7 - Ética e Cidadania - 20192.A
Teste AV2 - 2a Chamada
Iniciado 28/09/19 08:17
Enviado 28/09/19 08:35
Status Completada
Resultado da
tentativa
2,4 em 6 pontos 
Tempo decorrido 18 minutos de 1 hora e 30 minutos
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas respondidas
incorretamente
Pergunta 1
Resposta Selecionada: a. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
O termo “raça” foi largamente utilizado para justificar a escravidão e as políticas eugenistas. Sobre o assunto,
verifique as afirmativas a seguir e assinale v para as VERDADEIRAS e f para as FALSAS.
( ) A base da escravidão e das teorias eugenistas era o darwinismo social, que partia de uma ideia deturpada
do livro de Charles Darwin, para explicar como as raças humanas passariam pelo processo evolutivo, mais apta
(confundida com a raça branca), representando o topo da evolução. Revestidas pela aura da ciência, as teorias
eugenistas naturalizavam hierarquias sociais e desigualdades sociais, além de dar origem a interpretações
negativas sobre a mestiçagem.
( ) Pesquisadores como Silvio Romero e Raimundo Nina Rodrigues consideravam a mestiçagem indesejada, no
Brasil, e garantiam que o branqueamento, ao longo das gerações, teria um caráter “civilizador”, isto é,
transformaria para melhor o país, porque as pessoas estariam mais próximas dos padrões europeus. Apenas
com Gilberto Freire (1998) a ideia de miscigenação racial começa a ser tomada como positiva, com o mestiço se
tornando o símbolo de uma “democracia racial” no Brasil, característica que ajudaria o país a diluir fronteiras
(ricos e pobres, homens e mulheres).
( ) No plano internacional, pesquisas posteriores à Segunda Guerra Mundial comprovam as ideias que as
distinções genéticas entre grupos humanos com características físicas diferentes são máximas, sendo
significativas o bastante para determinar uma separação da espécie humana em subespécies ou subcategorias.
A sequência correta é:
V,F,V.
V,F,V.
V,V,V.
F,F,V.
V,V,F.
F,F,F.
Pergunta 2
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
A ética e a moralidade desempenham papeis importantes nas relações internacionais. De acordo com Hassner
(2004), quais são as dimensões da reflexão acerca da ética nas relações internacionais?
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os
meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre
indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os
meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre
indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
0 em 0,6 pontos
0,6 em 0,6 pontos
11/10/2019 Revisar envio do teste: AV2 - 2a Chamada – 12606 . 7 - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5313478_1&course_id=_20407_1&content_id=_1613389_… 2/5
c.
d.
e.
Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; meios
utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre
indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os
meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre
indivíduos, coletividades, particulares (Estados) e humanidade.
Sujeitos egoístas, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os
meios utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre
indivíduos, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.
Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os
meios utilizados para o atingimento desses meios; estrutura dos meios, a partir das relações
coletivas, particularidades, particulares (municípios) e desumanidade.
Pergunta 3
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre
identidade e gênero. Nesse sentido, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F
para as FALSAS.
( ) Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de suturas, entre, por um lado, os discursos e práticas que
tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais
de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem como
sujeitos aos quais se pode “falar”.
( ) O conceito de gênero que se pretende enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista
contemporâneo. Constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e,
para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco
de todo o processo.
( ) É fundamental levar em conta que as concepções de gênero não diferem apenas entre as sociedades e
momentos históricos, sem considerar os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a
constituem.
( ) O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é
socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.
A sequência correta é:
F,F,V,V
F,F,F,F
F,F,V,V
V,V,F,F
V,V,V,V
V,F,V,F
Pergunta 4
Resposta
Selecionada:
e.
Sobre o entendimento que você tem em relação ao Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal e
da Câmara dos Deputados, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
0 em 0,6 pontos
0,6 em 0,6 pontos
11/10/2019 Revisar envio do teste: AV2 - 2a Chamada – 12606 . 7 - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5313478_1&course_id=_20407_1&content_id=_1613389_… 3/5
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Dentro do parlamento brasileiro, nem a Câmara dos Deputados nem o Senado Federal têm as
suas atividades regidas por um Código de Ética e Decoro Parlamentar próprio, eles seguem as
regras exclusivamente da constituição estadual, que dispõe sobre os deveres e os atos
incompatíveis e atentatórios contra o decoro parlamentar, impondo penalidades e demais
sanções.
Ética e política vêm estabelecendo um exame de comunhão na aplicação do debate político.
Mesmo com a observância em codificar uma norma de conteúdo moral, essa é uma tarefa
árdua, pois um código de ética só se torna legítimo à medida que pode ser compartilhado de
forma harmônica com os membros da comunidade de determinado grupo.
O decoro está inserido paralelamente à moral. O decoro é a decência, a honradez e a dignidade,
enquanto norma de conduta social que deve orientar a atividade parlamentar. A quebra desse
decoro pode ser punida com a perda do mandato de forma temporária ou definitiva.
Surgem, dentro dos espaços políticos, os Códigos de Ética e Decoro Parlamentar nas diferentes
casas legislativas, como resposta ao anseio popular de cada vez mais buscar uma política
transparente e menos corrupta, no mesmo passo do surgimento do projeto de lei de iniciativa
popular conhecido como Lei da Ficha Limpa.
Dentro do parlamento brasileiro, nem a Câmara dos Deputados nem o Senado Federal têm as
suas atividades regidas por um Código de Ética e Decoro Parlamentar próprio, eles seguem as
regras exclusivamenteda constituição estadual, que dispõe sobre os deveres e os atos
incompatíveis e atentatórios contra o decoro parlamentar, impondo penalidades e demais
sanções.
Pergunta 5
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Capacidade de analisar e discutir problemas inteligentes e racionais, sem aceitar automaticamente opiniões
próprias ou alheias é uma das principais características que um filósofo deve ter. Essa definição refere-se a que
conceito essencial do filósofo? 
Raciocínio lógico.
Inteligência.
Raciocínio lógico.
Senso crítico.
Paciência.
Empatia.
Pergunta 6
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
No período da Antiguidade Clássica, os filósofos desenvolveram o conceito de ética e a conceberam como algo
de extremo valor na vida humana. A ética era concebida como uma filosofia moral. Em que consiste a ética para
o filósofo grego Sócrates?
No bem supremo da vida humana. 
Na satisfação dos desejos. 
Nos ganhos materiais.
Na paz espiritual.
No bem supremo da vida humana. 
Na busca da felicidade. 
Pergunta 7
0 em 0,6 pontos
0,6 em 0,6 pontos
0 em 0,6 pontos
11/10/2019 Revisar envio do teste: AV2 - 2a Chamada – 12606 . 7 - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5313478_1&course_id=_20407_1&content_id=_1613389_… 4/5
Resposta
Selecionada:
e. 
Respostas: a.
b.
c.
d.
e. 
Quando se fala em filosofia brasileira, é comum o desconhecimento ou a discussão a respeito da sua
originalidade. Paim (2007), importante estudioso da filosofia brasileira, dividiu a história das relações entre a
Filosofia e Ciência no Brasil em quatro fases, quais foram?
Liberalismo, conservadorismo, tradicionalismo e culturalismo.
Conceituação da ciência como saber operativo; novo conceito de ciência guiado pelo ecletismo
e positivismo; Crítica ao positivismo; e Conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos
neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
Conceituação da ciência como saber operativo, dissertativo; novo conceito de ciência guiado
pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao positivismo; e conceitos, contemporâneos de ciência
elaborados pelos neotomistas, neopositivistas e culturalistas.
Liberalismo; Novo conceito de ciência guiado pelo pluralismo e positivismo; Crítica ao
positivismo; e conceitos contemporâneos de ciência elaborados pelos neoconservadores,
neopositivistas e culturalistas.
Conceituação da ciência como saber dissertativo; Novo conceito de ciência guiado pelo
ecletismo e positivismo; Crítica ao neocentrismo; e conceitos contemporâneos de ciência
elaborados pelos neoconservadores, neopositivistas e aculturalistas.
Liberalismo, conservadorismo, tradicionalismo e culturalismo.
Pergunta 8
Resposta Selecionada: a. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
A relação do ser humano com a sociedade está ligada em sua totalidade à coletividade, porém cada indivíduo é
singular e necessita da moral para balizar suas relações sociais. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a
seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Moral é uma palavra da origem latina que provém do termo “costume”. Trata-se de um conjunto de crenças,
costumes, valores e normas que uma pessoa ou grupo social utiliza como parâmetro para o seu agir. A moral
pretende, dessa forma, orientar as ações que se estabelecem, sendo elas positivas ou negativas.
( ) Por sua forma de apresentação, a moral se mostra de maneira plural variando tanto para cultura e estilos
estabelecidos pela sociedade.
( ) A moral se caracteriza na prática e no cotidiano do indivíduo nas relações de valores. Para o senso comum,
falar de moral significa falar de proibições e obrigações formais
( ) A moral significa que nada se submete ao valor que deve predominar na conduta do ser humano, ou seja,
que o homem deve agir de acordo com as tendências mais convenientes ao desenvolvimento econômico de
cada indivíduo e não com o contexto social.
A sequência correta é:
V,F,V,F
V,F,V,F
V,V,V,F
V,V,V,V
F,V,F,V
F,F,F,F
Pergunta 9
Sobre a relação e as diferenças entre moral e ética, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
0 em 0,6 pontos
0,6 em 0,6 pontos
11/10/2019 Revisar envio do teste: AV2 - 2a Chamada – 12606 . 7 - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5313478_1&course_id=_20407_1&content_id=_1613389_… 5/5
Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 10h18min59s BRT
Resposta
Selecionada:
d.
Respostas: a.
b.
c. 
d.
e.
A ética é produto da história, sem ser o aprimoramento e complexidade do ser social e do
questionamento de seus costumes enquanto válidos para o ser humano. Já a moral pressupõe
que somente um ser social age eticamente, pois está imbuído de valores econômicos que
norteiam suas ações.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o
que é moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mal.
Pensar em ética, moral e em como as mesmas se relacionam, nos remete à compreensão de
que ambas, dentro das suas particularidades, são construídas historicamente. As religiões, por
exemplo, se encarregam da construção e implantação de valores morais nas sociedades.
A ética é uma reflexão sobre a moral.
A ética é produto da história, sem ser o aprimoramento e complexidade do ser social e do
questionamento de seus costumes enquanto válidos para o ser humano. Já a moral pressupõe
que somente um ser social age eticamente, pois está imbuído de valores econômicos que
norteiam suas ações.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao
tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.
Pergunta 10
Resposta Selecionada: a. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Sobre a ética e a responsabilidade moral, julgue as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F
para a FALSA.
( ) A responsabilidade é o que nos faz sujeitos e objetos da ética, do direito ou das ideologias. Já que é parte
integrante da moral, a responsabilidade ética não objetiva as ações que possam, a qualquer modo, causar danos
ou ofensas a outros.
( ) Responsabilidade moral é um segmento das obrigações éticas, circunscrito pela interseção das esferas que
o separam, em um plano o direito e em outro plano a responsabilidade privada. Ser moralmente responsável é
cuidar para que as relações não sejam negativas. Isso compreende cada ser humano e a humanidade como um
todo.
( ) A responsabilidade moral esgota-se na prevenção dos males que possam causar e na reparação daqueles
que vieram a causar, sem ter a intenção de fazê-lo.
V,V,V
V,V,V
V,F,V
F,V,V
F,V,F
F,F,F
0 em 0,6 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina